terça-feira, 29 de setembro de 2009

FARENSE 1-1 Quarteirense

Dada a minha impossibilidade de poder estar presente no apoio ao nosso Farense por motivos laborais, deixo aqui as palavras retiradas do "diário de um Farense", que a mim me deixam um ligeiro sentimento de frustração por não poder estar presente.

"Depois de mais um dia de trabalho desde as 7 da manhã consegui sair quando faltavam apenas 5 minutos para começar o jogo. Para quem estava à espera de sair por volta das 19 horas, foi excelente conseguir chegar ao Estádio Algarve com apenas 2 minutos de jogo. Em termos de número estávamos algo desfalcados, graças ao concerto dos xutos, ao acampamento que foi feito por alguns elementos e aos patrões de alguns ultras(eu consegui fugir a horas)! Em termos de apoio estivémos um bocado fracos mas com alguns momentos interessantes. O jogo também não ajudava. O Farense não jogou nada na primeira parte, e na segunda não foi com muito espanto que o quarteirense chegou ao golo através uma grande penalidade, quando o Farense já jogava com um homem a mais. Jogo de muitos nervos com o árbrito a ser o PIOR elemento dentro do relvado. Acho que nunca tinha visto uma coisa assim! Aquele boi conseguiu por o estádio todo irritadíssimo! Toda a massa associativa do Farense estava prestes a explodir e já perto do final do jogo, numa altura em que já tinham sido dados os 6 minutos de descontos, intalou-se o caos na bancada! Os adeptos do quarteirense ao fazerem a sua peixeirada (pensando que iriam levar os 3 pontos) lembraram-se de atirar garrafas na direcção errada! Será escusado dizer que foi toda a gente direito a eles! A primeira explosão da tarde tinha acontecido! Só com um cordão de polícia de intervenção é que o jogo recomeçou! Os minutos finais foram de um stress terrível, com os constantes erros do árbitro, até que quando já ninguém esperava o Bruno marcou o golo do empate! Segunda explosão da tarde! O cordão polícial desfez-se para evitar a invasão de campo. Pareciam umas baratas tontas os meninos do cacetete! Depois foi festejar o empate com a bancada toda em alta! Até os cotas saltavam e cantavam! Foram os 10 minutos mais stressantes que eu me lembro no Estádio Algarve! Valeu pelo empate no final.
Acho também que há duas coisas que deviam ser mudadas. Aquele árbitro (toda a gente sabe quem é, por isso nem o vou tratar pelo nome) devia refletir sobre a merda que fez no sábado e se tivesse vergonha nunca mais apitava um jogo de futebol e fugia de Faro para onde nunca mais ninguém ouvisse falar dele! O trabalho dele foi simplesmente horrivel! Se o golo do Farense não tivesse sido validado acho que ia haver caça ao homem em pleno relvado! A sorte dele foi o golo do empate!
O que também devia ser pensado é a colocação dos adeptos da equipa adversária! Colocá-los na mesma bancada que os adeptos do Farense acho que mais tarde ou mais cedo vai correr mal. A unica razão que eu vejo para isso acontecer são os custos de ter de abrir outra bancada! Mas no sábado viu-se que qualquer dia estrilha mesmo! Faltou mesmo muito pouco para a tarde correr muito mal para os peixeiros de quarteira! Faltou muito pouco! Acho que depois do que se passou era altura para os dirigentes pensarem mesmo em abrir outra bancada, senão qualquer dia acontece o pior.
Agora preparem-se para irmos a quarteira meus amigos! Vai ser bonito! Hehehehe! "

in Diário de um Farense

Que ridiculos...

Recentemente recebi um mail , com um link para um texto “contra o futebol moderno” , até aqui tudo bem…não fosse esse texto estar exposto no Blog dos Mosh Side e fazer referencias ao nosso Farense.
Compreendo perfeitamente de a única maneira de se tentarem engrandecer seja comparar-se a grandeza e historial do nosso Farense, mas as vossas tentativas são frustradas, pois o vosso único motivo de orgulho ficou nas memórias dos vossos avós, algures na década de 30 num campeonato que nunca foi oficial.
Compreendo e defendo que devemos apoiar o clube da nossa terra, e que defendam o clube da vossa vila.
E é um motivo de orgulho o vosso conhecimento da nossa história, jogadores emblemáticos, etc. , Mas de todo compreensível…pois durante longos anos pertenceram aos S.S. , seguindo e apoiando o nosso Farense .
Agora o vosso post é uma anedota…mas até acho saudável pois, nos dias de hoje com todos os problemas sociais que temos e todos os recalcamentos que trazemos connosco para casa no final de mais um dia de trabalho, ainda possamos encontrar espaços que nos façam rir compulsivamente, o vosso é um deles…
Passo a explicar… um grupo que se auto-denomina ser contra o futebol moderno, quando o seu “suposto” clube do coração, andou durante décadas “ 34anos mais precisamente” nas terras da amargura, batendo os campeonatos da 2ª e 3ª divisão “o que não é motivo de vergonha…” e onde, por experiência própria, podemos encontrar ainda os verdadeiros valores do futebol tradicional, os seus fidelíssimos “ultras” se limitavam a apoiar o outro clube do coração” Benfica, Sporting, Porto ou Farense”, ou seja já nessa altura sentiam um certo fascínio pelo futebol moderno e agora que lá chegam apelam pelo futebol tradicional e contra o futebol moderno.
Quando um grupo se denomina ser de 1993…ou seja com 17anos anos de história, poderíamos considerar um histórico do movimento ultra português, não fossem as suas raras 10 aparições da sua história, aparecendo num jogo da taça contra o Sporting algures em 199… e qualquer coisa “desculpem não precisar o ano, mas o meu conhecimento pela vossa história não é tão bom como o vosso pela nossa”, em alguns jogos de final de campeonato, quando surgia a possibilidade de subirem e claro contra o nosso Farense, mesmo assim, nem em todos… Torneio de Lagoa, Taça do Algarve, enfim… sempre presentes dizem vocês…
Compreendo que durante estes 17anos de História tenha sido complicado gerir o tempo, entre o apoio ao clube da vossa vila e o apoio ao outro clube.
É verdade que durante largas jornadas apoiamos os juniores do nosso clube que todas as semanas, jogam ao sábado para o campeonato de juniores e ao domingo em representação dos seniores do nosso Farense, tempos difíceis…mas que os S.S., marcaram sempre presença, fossem os jogos no nosso S.Luis ou fora de portas, e vários jogos foram na zona de Lisboa.
É também verdade e vocês esquecem-se de referir que apoiamos o nosso Farense no distrital durante duas épocas, usufruindo em pleno do futebol tradicional “ que saudades…” que vocês tanto defendem e que durante décadas desprezaram.
É de louvar a vossa capacidade de sonhar…. “ Não há frases, não há estandartes, não há nada. Os adeptos do Farense já são poucos e a maioria não vai ao estádio. Os poucos que vão... são espalhados pelo estádio.” meus amigos, o vosso sonho é a vossa triste realidade, nem no pior momento da História do nosso grande Farense, vocês se equiparam em grandeza, misticismo ou terão alguma vez o ceptro do orgulho do Algarve, pois ele esta na sua capital.
É triste a realidade do vosso grupo que vive em constância dos outros… é triste que quando fomos num jogo amigável na vossa vila apoiar o nosso Farense, nos colocamos na VOSSA, bancada central e que no final do mesmo, elementos vossos tenham vindo elogiar-nos e convidar-nos a apoiar o vosso clube, porque vocês iam para a 1ª divisão, provocando a rizada geral… “depois vêem dizer que somos vossos rivais”.
É triste que o vosso único argumento para nos tentar ferir o orgulho é estarmos na 3ªdivisão… ultras como vocês se auto-denominam deveriam compreender que para nós isso não é vergonha alguma, distrital, nacional ou Ligas e taças com nome de cerveja…estaremos sempre lá!
Tenham um pouco de humildade, pode ser que a vossa passagem pela 1ªLiga seja tão curta como discreta…e acabem por não envergonhar o nosso Algarve.
Deixo-vos um pequeno excerto do referido texto e o respectivo link.


“Sejam bem-vindos a uma viagem pelo futebol moderno. Uma viagem com algumas curvas e descidas rápidas e imprevistas. Talvez não seja segura e com curvas a mais, mas no estado das coisas, fá-la-emos inexoravelmente.
Apertem os cintos. Peguem nas coca-colas a três euros que vos vendem no estádio (apesar da vossa garrafa comprada no supermercado não poder entrar porque, afinal, vocês podiam atirá-la, não é verdade?) e imaginem por agora, que são adeptos do Farense daqui a - sei lá - quinze anos, estão nas distritais e vão jogar para a Taça (o Farense faz uma boa campanha e tal...) e calham com uma equipa de primeira divisão: o Algarve United. Os comandados do mítico Gazza têm um equipão. Vocês têm o Carlos Costa a treinador e onze juniores. Querem entrar no estádio Mac Donalds (fizeram até cartazes com "Invasão ao MacDonalds", inconscientes do rídiculo que tal seria nos anos 80), antigo estádio Faro - Loulé para abafar o estádio. Mas as coisas já não são como antigamente. Não há frases, não há estandartes, não há nada. Os adeptos do Farense já são poucos e a maioria não vai ao estádio. Os poucos que vão... são espalhados pelo estádio.
"Sector ospi...quê?!" dizem-vos os seguranças. Um na central, outro no topo, desculpem-me, enganei-me: um na bancada nokia, outro na singer e outros ainda - espalhados, claro - na siemens. Todos sentadinhos, quais cordeiros sedados. Vêm a vossa equipa levar 8 - 0 sem passar do meio campo e os que de vós já estão habituados a este "novo futebol" até aplaudem o golo de calcanhar que a estrela da equipa do A. United marcou.
Já enjoados com a viagem? A coisa mal começou...”

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Curiosidades...

Todos os cânticos tem uma origem, e uma razão de existirem...uma bela noite de copos num bar qualquer, uma transferta de carro em que passa uma musica qualquer, uma batida que surge do nada que passa a um ritmo e sucessivamente a uma musica, mil razões, mil motivos, mil histórias por detrás de cada cântico que vocês conhecem.
Deixo aqui umas musicas que poderão ser familiares a alguns de vocês, ouvidas na curva SS e em outras mais por Portugal.



















In South Side Boys

Próxima jornada : FARENSE X Quarteirense



OS SÓCIOS S.S. COM COTA EM DIA DO S.C.F. NÃO PAGAM BILHETE.
OS SÓCIOS S.S. QUE NÃO SÓCIOS S.C.F. PAGAM 1€ DE ENTRADA.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Fabril 1-1 FARENSE

Domingo, 20 Setembro...o nosso Farense desloca-se ao Barreiro para defrontar o Fabril e as coisas não estiveram fáceis para mim. Mais uma vez o trabalho não me facilita a vida, mas mais uma vez e com a colaboração dos ultras em arrancarem só ao 1230 consigo estar presente em mais uma transferta!
E esta com um sabor especial...uma semana horrível de trabalho, uma semana de stress´s. O que poderia ser melhor que meter os pés fora do trabalho e ter os ultras, os amigos a nossa espera para mais uma deslocação no apoio ao nosso S.C.Farense, entrar no bus, meter o stress de 8horas de trabalho numa mochila e voltar a ser eu próprio juntos dos meus!!
Viagem tranquila... com o Edmundo e Dinis a sofrerem acompanhamento especial depois da longa transferta a Alcains, o nosso condutor seria um estreante nestas andanças, mas sua vida nesta viagem seria bastante facilitada...copos, confraternização, e ensaios de cânticos novos preencheriam esta viagem até ao Barreiro. Chegados ao destino, pouco tempo nos restava até ao jogo. Negociar bilhetes, adquiri-los, entrar, ocupar a bancada e pouco tempo depois estava o jogo a começar.
Uma tochada e bandeiras encheram de cor o topo ocupado pelos S.S. , onde pouco mais de 40ultras faziam a festa, E QUE FESTA!!! Uma prestação fantástica,assim vale qualquer sacrifício para estar presente. Tudo corria bem, o nosso Farense fazia um grande jogo, colocava-se em vantagem, o ambiente de bancada era simplesmente fantástico,o comissário que fazia o nosso acompanhamento era do Farense, a cerveja acabava no bar...e compensaram-nos com COPOS DE VINHO, tudo corria demasiado bem.
2ªparte...mais do mesmo, o nosso Farense continuava a falhar oportunidades atrás de oportunidades, apoio vocal tremendo na bancada...e o Fabril empata de contra ataque depois de mais uma bola na trave por parte dos nossos jogadores.
Fim de jogo...um empate com sabor a derrota depois de excelente prestação por parte dos nossos jogadores dentro das 4linhas e dos ultras na bancada, mas que nos faz acreditar numa boa campanha no resto do campeonato.Os ultras recolhem ao buSS, alguns minutos de conversa com o comissário Gonçalo, que deixou com que os S.S. fizessem a festa na bancada sem qualquer tipo de repressão e os desejos de sucesso para o NOSSO Farense.
De volta a Faro, viagem tranquila com chegada as 23h...6h depois estaria já de volta a triste realidade do trabalho.
Um bom Domingo em que quase tudo correu bem...

Para a semana,Sábado no estádio Algarve : FARENSE X Quarteirense!!!

DESDE SEMPRE...FARENSE...PARA SEMPRE!



sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A minha cidade

No distrital foi assim...

Fabril X FARENSE

Neste domingo o nosso Farense desloca-se ao Barreiro para defrontar o Fabril.
Da época passada guardamos más memorias de uma pesada derrota com o Fabril, mas este ano a história é outra. É PARA GANHAR!!
Os irredutíveis South Side estarão presentes, mas o mesmo não é possível a todos os ultras... sei bem qual é o sentimento de perder um jogo, e para esses fica aqui o endereço do site: Voz Desportiva, que transmitira on line o relato do Farense, algo que nem sempre é possível nos dias de hoje.

Aos ultras que la vão estar, 12h no sitio do costume.

NÃO SE TOLERAM ATRASOS!!


DESDE SEMPRE...FARENSE...PARA SEMPRE!

Taça de Portugal : Alcains 3-0 FARENSE









sexta-feira, 11 de setembro de 2009

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Comunicado

Em virtude da polémica levantada em torno do patrocínio dos South Side Boys a equipa de infantis do Sporting Clube Farense vejo-me obrigado a sair em defesa do bom nome da minha Associação que foi alvo de difamação, comentários preconceituosos e mesquinhice, esclarecendo sobre alguns pontos que contornaram este assunto.
Os South Side Boys existem desde 4 Maio de 1994, são a claque do Sporting Clube Farense e estão constituídos como Associação Juvenil desde o ano de 2002, registados e legalizados assim como o seu símbolo, alvo de tanta polémica.
A constituição Portuguesa é bastante esclarecedora no que toca a exibição e ostentação de simbologia de carácter “nazi”, estando o nosso símbolo registado em notário, restam apenas as mentes mais preconceituosas e retrógradas conseguir fazer tal associação entre o nosso símbolo e movimentos de extrema-direita.
Assim como se encontra nos nossos estatutos, os South Side Boys teem como objecto social, o apoio a equipa de futebol sénior do Sporting clube Farense para além de participarem em colaboração com várias Associações Farenses e não só, em acções sociais na cidade de todos nós, tais como, colectas de brinquedos para a Associação Caritas, organização de concertos para colecta de fundos com o M.A.F. “ Movimento Animal de Faro, apoio a várias bandas Farenses e organização de concertos e eventos de lazer.
Os South Side Boys , a semelhança de uma micro sociedade, são constituídos por 203 sócios de todas as idades, estratos sociais e cores políticas, dos 4 aos 50 anos, do simples mariscador ao desempregado, empresário ou advogado, do apolítico ao militante de PSD, Bloco de Esquerda ou PNR, assim como em qualquer grande instituição, com o único objectivo de apoiar o Sporting Clube Farense.
No que toca ao tema, alvo de tanta polémica, os South Side Boys á semelhança das últimas duas épocas tentaram a aproximação á direcção do nosso Sporting Clube Farense para o patrocínio de uma das equipas de formação do nosso clube, com alguns fundos que conseguimos reunir. Se na anterior não obtivemos qualquer resposta, esta época houve reciprocidade da parte da direcção do nosso clube.
Foi efectuada uma reunião em que se abordou entre outros assuntos, o referido patrocínio, sendo acordado em primeira instância a colocação do mesmo símbolo, sendo feito em virtude deste acordo um comunicado de imprensa.
Nos dias seguintes, levantaram-se algumas vozes discordantes de tal, sendo sugerido algumas alterações no mesmo, ao qual a Associação South Side não acedeu, pois o referido símbolo este legalizado e a nossa Associação sendo tradicionalista e bairrista como é, jamais se envergonhara dele ou cedera a pressões de mentes preconceituosas. Consciente de tais acusações estarem relacionadas com a opção política de um respeitoso elemento nosso, generalizando para todo o nosso grupo, a direcção e restantes associados mostram solidariedade para com o nosso sócio e repugnância por tais infundadas difamações, não aceitando a alteração do referido logótipo. Não compreendendo mas aceitando a decisão da direcção do nosso clube, legitimada pelos associados do nosso grande Farense, mantendo as portas abertas para o futuro.
Os South Side são apolíticos e existem com o único propósito de apoiar o Sporting Clube Farense e quaisquer acusações infundadas e difamatórias feitas no futuro em torno deste tema que não sejam feitas na base do anonimato, daremos ordem ao nosso departamento jurídico para seguir todos os transites para a acusação de difamação dos mesmos.
Por Faro, pelo Farense, pelos Farenses!


O presidente
João Galrito

Taça de Portugal

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Relax...

FARENSE 3-0 Castrense

TEMOS EQUIPA!
Pois é meus amigos...vejo o nosso Farense jogar como ha muito tempo não via!! E não me refiro e ganhar jogos somente...mas estamos a jogar a bola!!
Fantástico...Cannigia continua a surpreender-me, idalecio a comandar imperialmente a defesa, Quadros...uma verdadeira carraça cujas pilhas parecem não ter fim, justo a entrar sempre com a 5ª a fundo, Norberto a entrar e a mostrar a usa característica garra e velocidade, o "grande" Bruno a entrar e a marcar, mostrando que para além de uma excelente equipa temos excelentes alternativas no banco e claro...Salve Álvaro " Kiwi para nós", qual Ronaldo, qual Messi...nós temos o KIWI!!! Que jogão que o miúdo fez "mais um", nem parece que veio dos juniores, corpo franzino, mas com garra, técnica, velocidade, objectividade...enfim, TEMOS HOMEM!!
Na bancada os S.S. marcaram presença com cerca de 45elementos..." o verão teima em não acabar", e devo dizer que a prestação foi muito abaixo do que nos habituamos...cantamos os 90min, mas a questão não é só cantar, temos que sentir aquilo que cantamos e não existe rouquidão ou ressaca que nos impeça de puxarmos como bem sabemos e como o nosso Farense bem merece!! Apoio foi continuo com poucos bons momentos.

sábado, 5 de setembro de 2009

Novidade!

Pois é pessoal, temos no universo cibernético Farense dois novos blogs!
o "ultras core", pertencente aos F.U.C. , Farense Ultras Core e o segundo "diario de um farense" pertencente a um sócio S.S.
Para ambos desejo o maior sucesso!
FARENSE SEMPRE!

Saidas do Baú















sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Outra Curiosidade... "Fighting Fans"

Vagueando pela net...coloco Farense no Google, selecciono livros a espera de nada encontrar e dou caras com isto... "Fighitng Fans", um livro de Eric Dunnig que aborda o tema do Hooliganismo, e que na pagina 165, faz a seguinte referência " Página 165
When the referee showed a yellow card to a Farense player, ... The tension
reached a climax at the end of the game when, outside the ground, the Farense
..." .
Deixa-me curioso, assim como deixará a muitos de vós,de saber o contexto em si deste pequeno excerto, mas de momento esta esgotado...



Para quem quiser procurar mais a fundo, aqu fica o link: Figthing Fans

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Curiosidades...



Ele ja não defende as cores do nosso clube, tem mais cabelos brancos e para sempre lhe estaremos agradecidos pela sua atitude na bancada aquando da deslocação do nosso Farense a Lamas...ele é Jorge Jesus o actual treinador dos lampiões.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Relax...

1ªJornada : FARENSE - Castrense

S.S. patrocinam...

S.S. patrocinam os infantis

Sporting Clube Farense com patrocinadores para todos os escalões de futebol
O Farense completou hoje o lote de patrocinadores que irão apoiar as diferentes equipas de futebol.
Assim para os Seniores o patrocínio principal e na frente das camisolas será do Fórum Algarve. O Moto Clube de Faro constará também no equipamento dos atletas.
A Messinagro é o principal patrocinador dos Juniores, e nos Juvenis será a Gascan.
Para os Iniciados o clube tem o apoio da Óptica Graça e no equipamento dos Infantis irá figurar o nome da claque do Farense, South Side Boys.
No equipamento das Escolas de Competição o patrocinador a figurar será a Saniferro.
O Sporting Clube Farense, agradece desde já a disponibilidade demonstrada por estas empresas e associações no apoio ao clube.
Continuamos a tentar encontrar outros patrocínios, nomeadamente para as equipas de Basquetebol, uma vez que este ano o clube conta participar no Campeonato de Seniores da modalidade.

SCF – Gabinete de Imprensa

Entrevista ao Barão