sexta-feira, 16 de março de 2012

FARENSE 5-1 Caparica

Se perguntar a 3 pessoas distintas a definição de Ultra, dar-me-ão, adjectivos diferentes para a mesma definição, eu respondo-vos com um só nome...SOUTH SIDE BOYS!
Serei sempre suspeito aos olhos de muitos por pertencer a Velha Guarda "Orgulhosamente" deste mesmo grupo, mas olhos dos meus será mesmo legitimo tal visão e de outros que regularmente nos acompanham também não pois voltam sempre. Como vos disse noutras ocasiões, sempre que tenha oportunidade vou ver um jogo fora, sem que seja do nosso Farense, seja em Portugal ou no estrangeiro, já estive no meio dos maiores grupos da Europa e de Portugal,acompanhando em transfertas ou nas suas curvas , cada um ao seu estilo e com a sua própria maneira de estar, mas a nível de mentalidade parece que seguem um manual (com todo o merecido respeito que todos merecem), acompanham as modas, copiam cânticos de outros, tentam ser mais maus que outros, isto de uma maneira cega, fazendo com que percebam que eles próprios só serão fortes quando assumirem a sua própria identidade. De todos os jogos que tive o privilegio de acompanhar diverti-me em todos e guardo excelentes experiências, mas...nenhum se compara o meu grupo. Passo a explicar... a chegarmos aos 18 anos de idade, muitas foram as lutas que mantivemos na construção do nosso ideal, não é fácil apoiar um clube pequeno num pais em que a cultura da clubite prolifera, não é fácil criar um grupo de um clube pequeno, que não ganha títulos, em que cada vez que chega a uma final é um marco na sua história, que em cada jogo fora um empate é ouro, em que cada época acaba com mais golos sofridos que marcados, em que os € não abundam, em que cada jogo fora, não nos espera um mar de gente contaminada pela clubite a nossa espera para encher a curva, mas sim que tenhamos que lutar arduamente para encher um BuSS, não é facil convencer um jovem que desde pequeno é educado pelos pais a seguir um dos grandes que ele apoia, a apoiar um clube que anda pelos distritais cheio de dividas, sendo dado como morto por muitos, e que na sua geração pouco ouviu falar....mas essa foi a nossa luta! Não foi facil impor na bancada num pequeno grupo de 15 elementos ( nas épocas mais criticas), a postura de cantar o jogo todo( era quase uma imposição. era...), de ter um só clube, de abdicar de uma vida, para dar mãos a um outro modo de vida e acompanhar TODOS os jogos, de perder horas semanais a preparar coreografias e escrever frases para aparecer por breves minutos num estádio quase vazio, mentaliza-los a chegarem cedo a todos os jogos, fazer com que encarassem cada jogo como uma final, fosse com a Safol como se fosse com um Grande ...não foi facil, mas foi a nossa luta, que afim ao cabo não viamos como luta mas inconscientemente estávamos nós próprios a assumir esse mesmo modo de vida e quando demos por nós chegamos a este ponto...3gerações ininterruptas de ultras!
Estes ultras vão para cada jogo com uma enorme paixão e devoção, de uma maneira fanática com eu gosto,um único intuito que é apoiar o grande FARENSE, estes ultras não provocam mas são orgulhosos, estes ultras não atacam mas sabem defender-se, estes ultras dão força nas vitórias e não viram costas na derrota, estes ultras são fieis e não viram a cara a luta em quaisquer circunstâncias, estes ultras divertem-se na bancada, estes ultras são de Faro!
Isto tudo para falar do jogo com Caparica...neste jogo, chego ao estádio ainda as portas estavam fechadas mas já existia fieis sócios a espera que abrissem, sigo para a sede para beber uma antes de entrar, já estava bem composta e depressa fica melhor...sigo para o estádio e já vários ultras ocupavam o sector. Chegar cumprimentar os habituais, rever velhos, a bancada fica ainda mais composta e ainda faltam largos minutos para o jogo ( algo se passa de diferente...e eu hoje não enviei sms!), com ambiente de amena cavaqueira, as bandeiras desfraldadas já esperam para entrada dos jogadores e quando esse momento acontece todos se levantam e os cânticos sucedem-se naturalmente! Esta era a nossa luta! A bancada tem apenas uma única maneira de estar durante os 90minutos...FORTISSIMA! Cânticos ininterruptos e sempre em alta intensidade, esta era a nossa luta! Celebramos com eles nos golos marcados e apoiamos o Serrão aquando do golo sofrido, esta era a nossa luta!mais de 100 ultras no sector, esta era a nossa luta! Agora meus amigos é a nossa maneira de estar...e sinto-me orgulhosos disso! Do jogo em si, o nosso Farense goleou por 5-1 e pouco mais há a dizer, para alem do facto de se ter idealizado uma faixa acerca do aniversário do Cannigia que não chegou a ser concebida, mas o tributo seria merecido! Ele é enorme e a sua postura e devoção merecem o estatuto que o eterno capitão Carlos costa tinha para nós!
Para terminar e sabendo das visitas de outros ultras, espero que não vejam as minhas palavras em relação ao restante panorama como depreciativas, alias, posso dizer que Portugal esta diferente, cada vez mais apoiam os clubes da sua terra e isso vê-se pelo o aumento de grupos ultras no panorama nacional, o que mostra que as mentalidades estão a mudar. Espero que sim pois temos qualidade suficiente, basta apenas a mentalidade...desliguem-se da net e divirtam-se com os vossos, na vossa bancada e a VOSSA maneira!
Saudações ultras!

ÉS DO FARENSE? FAZ-TE SÓCIO!!!





Este video contém 3 dos 5 golos



fotos e video retirados de : www.southsideboysfotos.blogspot.com/

Sem comentários: