sexta-feira, 22 de junho de 2012

ÉS DO FARENSE? FAZ-TE SÓCIO!


Identidade e coerência. Todos ou quase todos conheceram estas palavras, mas será que conheceram o sentido das mesmas?
Identidade: É o conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar pessoas ou grupos uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes.
É o compartilhar de várias ideias e ideais de um determinado grupo.
Coerência: É a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar; é o resultado da não contradição.
Clarificados? Espero que sim…Os South Side Boys prestes com 18 anos de existência, teem uma identidade bastante forte, identidade essa que não teve como base os momentos de sucesso, nem nas vitórias,ou nos momentos com o estádio cheio, identidade essa, que foi construída diante de bastantes adversidades, várias repressões, bastantes preconceitos em relação a nossa maneira de estar numa sociedade bastante conservadora e preconceituosa na altura, lutando sempre contra a falsa imagem dos nossos S.S. “South Side” , desde sempre associada a ideais políticos; contra a doença da clubite que fustiga a maioria dos jovens, contra uma constante desmotivação com o insucesso desportivo e o de estar as portas da falência…enfim, nestes 18 anos tivemos de tudo, Batemo-nos com os melhores grupos nacionais, jogamos contra os “Grandes”, fomos a UEFA , descemos de divisão, outra vez e mais uma vez…apoiamos os juniores por não podermos inscrever seniores devido as dividas, desclassificados a meio da época por faltas de comparência estando meia época sem futebol, caímos nos distritais e não abandonamos! Passamos por tudo isto e devido a tal crescemos como ultras e construímos esta nossa identidade que tem como base, a camaradagem, a amizade, o respeito, a devoção, o espírito de sacrifício, a COÊRENCIA! Amamos o nosso clube, o S.C.Farense, veneramos a nossa cidade, capital do Algarve, Faro e acreditamos veemente nos nossos ideais e por aquilo que lutamos!
Dentro dos South Side, com uma massa com mais de 200 sócios, encontramos de tudo, os Fanáticos (nos quais eu me incluo), os ultras, os Farenses, os amigos da festa, enfim uns veem e ficam outros veem e abalam, mas todos permanecem Farenses de coração, tem tudo a ver com a maneira de estar. Aos que abalaram olho com saudade, mas são os que ficam com que me preocupo, quero que assimilem esta identidade e maneira de estar para que continuemos a crescer com esta sustentabilidade e coerência.
É a esses que ficam, por se identificarem com os nossos ideais e maneira de estar, que nos acompanham nas maratonas a elaborar coreografias noites a fio, ou a despenderem horas do seu tempo para colocar faixas por Faro, os que Domingo após Domingo não falham, seja em casa ou seja Fora, aos que cantam 90 minutos sem parar, é aos South Side Boys, que eu pergunto…são sócios do Farense?  Muitos sei que são, mas muitos outros não.
Aos que me veem com a desculpa económica, eu até compreendo nos dias que enfrentamos, mas não aceito…e para justifica-lo faço comparações com algumas despesas fúteis do nosso dia a dia, sendo que a cota mensal do nosso Clube, cifra-se nos 6€, para a pagares bastava-te em cada mês, comprares menos um bloco de senhas na sede, comprar menos dois maços , consumires menos 1 bebida branca na noite, comeres menos um bitoque fora de casa, ires menos uma vez ao cinema, enfim…não aceito.
É uma questão do carácter de cada um e não serem hipócritas na maneira de estar. Para quem defende algo como defende, para quem insistentemente instiga os outros a apoiarem o clube da sua terra e não serem sócios do mesmo, é uma hipocrisia!
Faz-te sócio, ajuda o teu clube a crescer e ajuda os South Side Boys a crescerem e tornarem -se independentes aos 18 anos de idade!

ÉS DO FARENSE? FAZ-TE SÓCIO!  
 

Sem comentários: