terça-feira, 28 de outubro de 2008

FARENSE 0- Louletano 1




Neste fim-de-semana voltamos a perder em casa…demorei algum tempo até que conseguisse fazer a análise deste jogo.
Num jogo em que estiveram perto de 3000 espectadores e 90 ultras num apoio de louvar o nosso Farense não soube levar por vencido o nosso vizinho Louletano, mas pior que o resultado só mesmo a exibição.
Não vou fazer criticas pessoais nem análises tácticas, vou simplesmente dizer o que me preocupa.
Desde que me lembro de ir a bola que existe algo que me marcou em todos os jogos do meu Farense, algo que se transmitia do relvado para a bancada e da bancada para o relvado, quer estivéssemos a ganhar quer estivéssemos a perder, algo ao que nos chamamos de mística Farense.
Vou falar apenas até onde a minha memória chega pois outros mais poderiam dar muitos exemplos mais… quem não se lembra do Fernando Cruz ”Rambo”? Aquela raça na frente de ataque que se tornaria no melhor marcador do Farense e do campeonato da 2divisão, ou mesmo do Pítico que cada vez que agarrava a bola corria como se não houvesse amanhã pela ala direita empolgando todo o estádio numa onda que se levantava a sua passagem, do Limajic com a sua imponente presença ou mesmo do Rufai com o seu instinto felino, do Marinesco que viva cada lance como se fosse o mais decisivo no último minuto de uma final, do Rei Hassan que sem técnica alguma mas com raça e querer levava as bolas para dentro da rede adversaria… pois eu olho para o meu Farense de hoje e pouco vejo, quase nada sinto…
Vejo jogadores a ficarem por terra quando perdem uma bola, vejo jogadores a ficarem nervosos como que sem saberem o que fazer a ela quando a recebem, vejo jogadores demasiado individualistas sem primarem pelo jogo de equipa…
Não estou por aqui a dizer que os vamos deixar de apoiar, pelo contrário, vamos continuar a apoiar como apoiávamos quando fomos a UEFA, quando descemos até ao distrital, ou mesmo quando fomos campeões…somos farenses e orgulhamo-nos disso e só queremos que os nossos jogadores sintam o mesmo cada vez que perdem uma bola “vão atrás dela!”, cada vez que vão ao chão “ levantem-se de imediato!”, cada vez que sofrem um golo “ que agarrem a bola e tentem marcar de volta”…ou seja queremos ver que deram o impossível e que não cheguem ao fim do jogo e pensem que poderiam ter feito melhor...

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Nostalgia -- Braga - Farense (época 95/96)



Época de 95/96, o Farense deslocou-se a Braga onde jogava no domingo, eu aproveitando a deslocação do Benfica ao Bessa abalei um dia antes mais o meu amigo António Querido para viver mais uma experiência ultra...das primeiras de muitas que estariam por vir.
Um jogo emocionante a nível do panorama ultra pois do resultado não me lembro.
Noite chuvosa "típica do norte" os Ultras Benfiquistas chegariam atrasados ao jogo, mas a sua presença foi bastante notada aquando da sua chegada assim como a de vários Super que rapidamente se precipitaram para a central onde haveriam de ocorrer vários confrontos.
No Domingo deslocar-me-ia para Braga onde nos encontraríamos com mais ultras, Castilho, Pimpão, Papalha e Barão que se tinham deslocado sem dinheiro para voltar para Faro, numa verdadeira devoção Farense...
O jogo foi passado debaixo de uma chuva intensa em que tivemos que improvisar uma bancada com alguns placards publicitários, sem nunca nos tirar a vontade de cantar.
O resultado não me lembro, mas penso que tenhamos perdido...a vinda dos ultras para Faro foi possível graças ao nosso mítico Paco Fortes ter dado o dinheiro necessário para o seu regresso.
Uma época em que vivemos de impulsos, emoções, despreocupações, não olhando a meios para atingir os nossos fins...
Esta e mais uma pequena página da minha História.

FARENSE - Louletano

Paraguaios no Farense

O jovem avançado Miranda, ex-Presidente Hayes, e o médio-defensivo Guasch, ex-12 de Octobre, são os mais recentes reforços do Farense e já se treinaram com o plantel. O técnico Ivo Soares vê desta forma colmatadas algumas lacunas verificadas na equipa. Um central poderá ainda reforçar a equipa no decorrer da semana.
In O Jogo

Messinense - FARENSE


Chegámos a 5ª feira à noite sem elementos suficientes para garantir o aluguer do autocarro que contávamos poder fazer deslocar até Messines.

A malta não continua sem fazer cumprir os prazos dados para consumar as inscrições para as transfertas e assim nãao será fácil garantir deslocações de autocarro em todos os jogos fora. Na mina opinião 10€ por viagem e bilhete de jogo é oferecido, além do conforto de viajar sem ninguem ter de conduzir ou preocupar-se com o teor de álcool no sangue!

À parte disso...qualquer suspeita de que esta poderia ser uma deslocação em que estariamos em nº reduzido (a julgar pela fraca afluência ás bilheteiras SS), revelou-se desnecessária, umka vez que contámos com um nº de elementos a que já nos habituámos, 50 vozes a apoiar o GRANDE FARENSE fora de portas e a 70 km de casa.

A juntar á festa, o MOTO CLUBE DE FARO resolveu mostrar a sua identidade FARENSE, estando presentes em Messines com aprox 40 elementos e suas namoradas de duas rodas. De louvar esta iniciativa que, apesar de não ser inédita, já fazia saudades! Esperemos que o apoio desta facção de FARO esteja novamente de volta e para ficar!

O jogo iniciou-se com a voz de apenas aprox. 10 ULTRAS, aos que se juntaram os restantes a pouco e pouco, compondo logo de seguida uma boa moldura que contribuiria para o que viria a ser uma grande tarde de futebol, espirito de bancada, festa e muita curtição, tudo transformado como é óbvio num forte apoio à equipa.
Uma 1ª parte muito forte em termos de cânticos e apoio!

O golo aconteceu de penalty mas foi o mote para um bom momento de festejos e relançar da pujança na bancada!

Tal como já tinha referido foi uma grande tarde para nós, para a equipa e para o clube! Grande deslocação com grande empenho dos presentes em clima de euforia ULTRA, a lembrar algumas das melhores deslocações que o campeonato distrital nos proporcionou!

Para a proxima semana não há jogo mas daqui a 15 dias temos um importante jogo contra o Louletano, onde mais do que a propria equipa os SS terão de estar muito fortes e capazes de empurrar os jogadores para uma exibição muito acima das anteriores!

SEMPRE A CANTAR,
PRA TE VER GANHAR,
LOLOLOLOLOLO
FORÇA FARENSE ALLEZ!
_________________
ESTAMOS EM TODO LADO,
FARENSE SOMOS NÓS!

João Andre
In "South Side Forum"

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Barreirense - FARENSE

Deste fim de semana nuitas historias ficam por contar visto que a minha história vem desde a tarde de sexta-Feira em que me desloquei para Lisboa para conviver com alguns amigos e ultras SS que la se encontram a trabalhar, aproveitando também para juntar ao meu albúm a experiência do derby de Lisboa junto dos ultras Leoninos, mas isso vou deixar para mais tarde.
Para fazer o resumo da transferta ao Barreiro, aproveito as palavras do meu amigo e ultra João André.

"Á hora marcada para a concentração na sede (9h30) muito chovia e o céu anunciava um dia de muita chuva para todos aqueles que figuravam na lista de inscrições para a deslocação ao Barreiro.
Devo confessar que ao ver este dia tempestuoso cheguei acreditar que muitos seriam os que desistiriam e acabariam por não acompanhar o NOSSO grande clube nesta cruzada ao Barreiro - enganei-me, prontos e feitinhos para um grande dia ULTRA entraram para o autocarro 35 elementos.
A viagem para cima iniciou-se á hora prevista 10h45 e, de resto, apesar de muito demorada devido ao fóssil de idade que era aquele autocarro a viagem foi animada e muito regada como sempre.
Chegámos ao estádio meia hora antes do jogo, conseguimos mais uma vez negociar o preço dos bilhetes de jogo (e desta vez os dirigentes do clube visitado não se arrependeram desse facto ahahahah), entrámos de imediato, o que fez com que fosse possivel ainda, um tempo de descontração antes do jogo, com cerveja e bifanas à mistura - TIPICO.
No estádio juntaram-se aos 35 elementos iniciais outros 15 vindos de Lisboa, uns que por lá habitam e estudam tal qual emigrantes afastados da sua Pátria, outros que, de forma a alentar o espirito desses companheiros de armas até à capital se deslocaram para um fim de semana de convivio.
O jogo iniciou-se e desde logo a prestação de todos os que atrás da nossa magnifica FAIXA se encontravam de pé a cantar, anunciava um "daqueles" jogos - ambiente fantástico, o pessoal tava mesmo em alta, todos a cantar em claro ambiente de folia e diversão, de resto só poderia ser assim, com o dia horrivel que estava, ter de acordar antes das 9h da manhã a um domingo e entrar para um autocarro para ir até ao Barreiro e voltar de seguida (nada de mais para nós) - só mesmo para quem aqui anda por gosto, vontade própria e dedicação ao GRANDE FARENSE.
Na 1ª parte a nossa prestação na bancada apenas poderia ser afectada caso a equipa sofresse um golo ou ficasse a perder - sofremos golo de grande penalidade do Barreirense, nada de mais cantámos mais e mais alto, a festa fez-se maior e quando o árbitro apitou para o intervalo nem parecia que a NOSSA equipa estava em desvantagem.
Iniciou-se a 2ª parte tal como tinha acabado a 1ª e o ambiente na bancada começou por ser inflamado pela luz duma tocha entretanto acesa, parecia que anunciava o golo que, logo de seguida serviria de "recompensa" para o ânimo com que todos estava a cantar, saltar e apoiar a equipa! Festa, muita festa e mais tochas acesas, boa onda na bancada, o empate tinha sido alcançado e todos esperava o que logo depois aconteceu, o golo da reviravolta!!!
Esta foi uma daquelas vitórias ganhas na bancada.......
55 ultras a assistir a um jogo da 3ª divisão a 280 km de distância (nada de mais para a nossa realidade), qualquer equipa sentiria a responsabilidade e a "quase obrigação" de vencer.
O orgulho de pertencer a este grupo é grande, tal como grande é o nosso espirito e apoio incondicional!
Espero que todas as deslocações desta época tenham esta adesão e disponibilidade, sendo que os que foram ao Barreiro duvido que faltem ás próximas.
Até daqui a 15 dias num outro autocarro para uma outra qualquer terra."

ESTAMOS EM TODO LADO,
FARENSE SOMOS NÓS,
DESDE NOVENTA E QUATRO
QUE SE OUVE A NOSSA VOZ!!!!

FARENSE SEMPRE

João Andre
In "South Side Forum"






Quase de volta...

Nestas ultimas duas semanas por motivos ao qual estou alheio não pude manter manter o Blog actualizado.
Mas nos próximos dias voltarei a carga…por tal peço desculpas!

DESDE SEMPRE…FARENSE…PARA SEMPRE!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Castrense - FARENSE

Este domingo o nosso Farense deslocou-se a Castro Verde para defrontar a equipa local, num jogo onde se estrearia o Ivo como novo treinador do nosso Farense, logo algumas expectativas estavam criadas.

Num jogo bastante aborrecido mas onde já evidenciou uma maior posse de bola por parte da nossa equipa mas sem que se verificasse grandes resultados práticos no que toca a concretização valendo o golo no ultimo minuto do encontro.
Os South Side fizeram-se representar por cerca de 60 elementos mantendo um apoio constante durante os 90 min, mas valendo pelos últimos 5min do encontro em que algumas picardias surgiram com os adeptos locais no mesmo momento em que o Farense marcou o seu golo.
Pouco mais a salientar, tirando o facto que por pouco não trazíamos para a nossa sede o Leitão que estava a ser rifado no estádio...e eu a pensar que já tinha visto de tudo...
Neste jogo ouve a apresentação da fusão entre o grupo Porno e grupo Legião Boda, mantendo um nome do grupo Porno e a imagem da legião Boda.
Com duas semanas de paragem pela frente esperemos que o Ivo consiga implementar a sua filosofia de jogo e que de uma vez por todas comecemos a ver algum fio de jogo...







terça-feira, 2 de setembro de 2008

Ivo Soares o novo Treinador

Ivo Soares, que orientava o vizinho Campinense (III Divisão), foi hoje confirmado como o novo técnico do Farense, substituindo no cargo Jorge Portela, que se demitiu após a derrota com o Torre de Moncorvo.

O director-desportivo dos “leões” de Faro, António Barão, foi quem escolheu o novo técnico, por ver nele, confidenciou ao Região Sul, o perfil de um “técnico jovem, ambicioso e ganhador”.

“É um técnico jovem mas tem provas dadas como treinador, como se pôde ver na época passada, além da natural ligação ao Farense. Penso que será capaz de poder desenvolver este projecto”, acrescentou Barão.

Por enquanto, o treinador do Farense terá apenas a companhia de Pedro Benje na equipa técnica mas poderá fazer-se acompanhar do seu adjunto no Campinense, Paulo Cavaco. O primeiro treino do novo timoneiro do clube de Faro está marcado para esta terça-feira, às 19:30 horas, no São Luís.
Curiosamente, Ivo Soares impôs a primeira escorregadela do Farense esta época, na curta deslocação do Campinense ao Estádio Algarve, em jogo da 1.ª jornada que acabou em empate (2-2).
Como jogador, Ivo fez carreira como guarda-redes (internacional nas camadas jovens) e, entre outros clubes algarvios, representou o Farense durante vários anos, sempre como suplente de atletas mais experientes. Pendurou as botas em Monte Gordo, em 2004.
Passou como técnico-adjunto por vários emblemas, entre os quais o Campinense, onde coadjuvava Paulo Renato. Após a saída deste, estreou-se como técnico-principal em 2007/2008, levando a turma de Loulé à segunda fase, assegurando a manutenção na III Divisão.
Na época passada, orientou alguns dos jogadores que agora vai encontrar no Farense, como Edinho, Barão, Kula, Duarte e Luís Afonso.

Polémica

O presidente do Campinense, Carlos Ronquilho, não quis confirmar a notícia até se reunir com Ivo Soares, um encontro marcado para a noite de terça-feira. “Se está confirmado, é à responsabilidade do sr. António Barão”, frisou ao Região Sul.

As críticas são apontadas ao director-desportivo do Farense. “O sr. António Barão não está a ter a atitude correcta, porque não contactou o clube que tem compromisso com o técnico. Vamos ver qual será a atitude do Campinense...”, acrescentou Ronquilho.

António Barão tinha afirmado ao nosso jornal ter delegado em Ivo Soares essa missão. “Não vi que fosse necessário. Falei com o Ivo e deixei que fosse ele a resolver. Se fosse preciso, eu falaria com os responsáveis do Campinense”, referiu.

O Região Sul contactou Ivo Soares, mas o técnico só se afirmou disponível para falar dentro de algumas horas.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Portela Demite-se

Como adepto encarava pessoalmente este jogo para a taça de Portugal, o qual viemos a perder por 2-0, como um pequeno sonho pessoal de virmos a defrontar um grande de Portugal para matar algumas saudades de um jogo de grande ambiente.
Mas mal sabia eu assim como os restantes sócios que o nosso treinador Jorge Portela ja se teria demitido desde 6ª feira do cargo, mas vindo a orientar na mesma o encontro.
Com todo o respeito pelo sr. Portela mas a grandeza do Farense assim como bem deve saber sendo ele próprio um Farense confesso, é muito superior a qualquer projecto pessoal que renegue o nosso clube para segundo plano!
Só pedimos que quem cá esta ou quem para cá venha, seja um grande jogador, um jogador mediano, um bom ou mau treinador que dê tudo e esteja a 100%!
O nosso FARENSE assim o exige!!!

A entrevista ao Portel depois do jogo:

O facto de não conseguir conciliar a tarefa de treinar o Farense com as duas escolas de futebol que dirige foi a principal razão apontada por Jorge Portela para justificar a demissão do comando técnico da equipa algarvia.

“A decisão de sair foi tomada sexta-feira e não seria alterada com uma eventual vitória. Nunca serei nenhum obstáculo ou empecilho ao crescimento do Farense”, referiu, antes de tocar, com mais pormenor, nas causas que o levaram a tomar esta decisão.

“Acertei o regresso com algumas condicionantes e vi que essas condicionantes não seriam possíveis. Como não vejo abertura da estrutura do Farense para conciliar esta missão com as duas escolas de futebol que dirijo, entendi que devia sair”, disse.

Jorge Portela deixa entender, contudo, que faltou mais apoio, embora acrescente não estar a falar do director-desportivo, António Barão. “Sinto que à minha volta, desde que voltei, de certa forma não fui apoiado como devia. Mas friso que não estou a falar do director para o futebol.”

O treinador deixou um recado para os adeptos, pedindo para controlar alguma euforia e exigência: “As pessoas não se iludam. Este campeonato é equilibrado e difícil. É preciso paciência – deixem a equipa crescer.”

“Estarei sempre a torcer pelo Farense, pois sinto-me farense. Agradeço à claque, que me apoiou incondicionalmente – tomara que todos os sócios fossem como os da claque…”, concluiu Jorge Portela, que substituiu Carlos Costa no decorrer da última época, comandando os “leões” de Faro na subida aos escalões nacionais.

Depois de um empate com o Campinense, na 1.ª jornada da Série F da III Divisão Nacional, seguiu-se a derrota (0-2) deste domingo, com o Torre de Moncorvo.

O director-desportivo, António Barão, confirmou ao Região Sul a saída de Portela, revelando que será Pedro Benje a assumir o comando interino da equipa. “Vamos tentar arranjar técnico o mais rapidamente possível, mas ainda não tenho lista de nomes…”

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

FARENSE-Campinense

Neste Domingo o nosso FARENSE estreou-se na 3ªdivisão com empate caseiro com o Campinense por 2-2.
Num estádio com uma boa moldura humana e uma presença massiça por parte dos ultras SS, o nosso FARENSE rubricando uma exibição mediocre não conseguiu mais que um empate embora tenha estado por 2 vezes em vantagem no marcador até ao minuto 75, livrando-se mesmo de uma derrota, tal foi o desacerto dos nossos jogadores.
Vimos uma equipa nervosa, pouco confiante e com falta de fio de jogo apesar de dois magníficos golos por parte de Paulinho e Edinho.
As expectativas são grandes em relação a esta temporada que acabou de começar, esperando que o nosso FARENSE continue a cavalgada que tem rubricado desde a 2ª distrital dando mais um passo em direcção a ILiga, dai esta frustação por parte dos sócios depois deste empate caseiro mas devemos manter a confiança nos nossos jogadores e saber transmitir-lhes o apoio que eles necessitam jogo após jogo. É ai que nos distinguimos de todos mais...assim como diz um cântico dos SS, "eu estou contigo mesmo que jogues bem, eu estou contigo mesmo que jogues mal, pelo Farense eu dou a vida e muito mais!"
No sector SS estiveram presentes perto de 70 ultras que nuns momentos melhores que outros nunca deixaram de apoiar ao longo dos 90 minutos, como coreografia os SS tinham uma mensagem preparada para a recepção aos nossos jogadores nesta jornada inaugural "Mais que a vitória, façam História" tentando transmitir aos novos elementos do plantel da época 2008\2009 a mentalidade ganhadora que os jogadores das épocas passadas souberam absorver na perfeição e esperemos que estes saibam absorver também...

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Top Claques

Realizou-se no Blog PORTUGAL ULTRAS um concurso para eleger o melhor grupo do ano.
Depois dos Sotuh Side terem sido numa 1ª fase do concurso eleito como o melhor grupo dos distritais, passou para uma 2ª fase onde ombreou com alguns dos mais conceituados grupos nacionais pelo título de melhor grupo nacional, o qual os South Side viriam a conquistar.
Falando um pouco de nós e depois do mar de trevas que passámos durante 6 épocas passando da I Liga para a 2ª distrital, chegando mesmo a ter um interregno de uma época sem futebol, mas mantendo sempre a mesma devoção e crença num apoio incondiconal ao nosso clube o Sporting Clube Farense, um apoio à nossa maneira... à Ultra!
É um orgulho para nós, um sinal de reconhecimento que só nos dá força para o caminho que nos resta para chegar ao nosso devido lugar...a I Liga!

Contra o Futebol Moderno

Desde sempre...FARENSE...para sempre!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Pré-época

Depois da Silly seasson, o Farense inicio a pré-época com a participação no torneio da A.F.A. conseguindo um 3ºlugar.
Este torneio deu para os ultras matarem as saudades de um jogo de futebol "do nosso Farense", mantendo em todo o torneio uma presença na ordem dos 30ultras com a prestação que já nos é habitual, óptima!
Seguiu-se o torneio de Lagoa em que participariam o Lagoa, Farense, Portimonense e Beira-Mar.
O Farense defrontou o Beira-Mar na meia-final ganhando por 1-0, defrontando o Portimonense na Final onde seria batido por um esclarecedor 6-0 onde a diferença de escalões notou no desempenho das equipas, mas não esmoreceu em nada os ultras presentes, cerca de 30 que souberam mostrar em terras alheias a verdadeira grandeza do nosso clube e mostrar aos novos elementos do plantel que estaremos sempre com eles, mantendo um nível excepcional durante os 90min e durante a entrega de prémios.
Aproveitando este torneio em Lagoa, alguns ultras montaram acampamento em Estombar fazendo visitas a grutas e algumas investidas a noite da vila de Portimão.
Eu próprio só me pude deslocar no dia da final, sendo esse o meu primeiro jogo da pré-época devido a motivos laborais, tendo abalado de Faro com mais dois amigos ultras.
Depois deste torneio o Farense defrontaria mais o Campinense durante uma sábado de manhã, o qual bateria por 2-1 numa manhã onde perto de 15ultras de directa manteriam a presença com uma prestação nula...Depois seguia-se o Ayamonte no S.luis o que terminaria com um empate 1-1, seguir-se-ia o Lagoa num novo empate, mas a 0-0.
Estes jogos notouse a grande rotatividade do plantel, tendo em vista a conhece-los e adapta-los melhor, não se podendo esperar muito desta fase, mas tendo em conta que muitos dos jogos foram realizados com equipas de divisões superiores só podemos tirar boas ilações do que vimos.
chegando o dia de Apresentação só sócios o Farense iria defrontar no mítico S.Luis o vizinho da vila de olhão, sendo derrotado por 1-3 mas deixando uma boa replica.
Neste jogo estiveram perto de 50ultras com prestação constante durante todos os 90min.
Para terminar a pré-época o Farense deslocou-se a Ayamonte, fazendo os SS a 2transferta internacional da sua História.
Neste jogos foram perto de 30ultras e chegando ao estádio era exigida a cobrança de 5e para assistir a um amigável de equipas de 3ªdivisão...inconcebível!
Mas nada que um pouco de Português-espanholês não resolve-se…entramos de graça! Boa bancada, cerveja com álcool, whisky, a vitória do Farense por 2-1 num belo desempenho dando boas perspectivas para o futuro em algo que já se poderia assemelhar ao onze inicial, enfim…uma bela tarde de futebol!

Desde sempre...FARENSE...para sempre!!


segunda-feira, 21 de julho de 2008

Torneio AFA


O nosso Grande Farense Participou na Taça AFA neste fim de semana terminando o torneio na 3ªposição depois de bater o Louletano por 1-0.
O Farense teve uma prestação bastante positiva tendo em conta o pouco tempo de preparação e ao facto de os seus adversários serem de divisões superiores.
O torneio foi vencido pelo olhanense ao derrotar o Portimonense por 2-0. Taça AFA - Resultados do 1º Dia