terça-feira, 20 de janeiro de 2009

FARENSE 1-2 Barreirense

Não estava a espera deste resultado... depois de 4 jogos sem perder, o Farense interrompe a sua caminhada com uma derrota caseira frente ao Barreirense.
Comecou bem no encontro, bom fio de jogo, muita entrega e um golo a premiar uma boa exibição na primeira parte.
Mas nos segundos 45 minutos tudo mudou... apesar do dominio territorial, o Farense pouco perigo criava e o Barreirense em duas investidas que faz a nossa aréa marca dois, o segundo ja nos descontos.
Na bancada cerca de 70 ultras deram um bom espectaculo criando bons momentos vocais no estadio Algarve.
Para a semana...TODOS A ÉVORA!!



fonte Leões de Faro

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

" O Lider" - do outro lado da barricada...



Lendo um livro, “ O Lider” de Fernando Madureira “Macaco”, líder dos Super Dragões emprestado por um amigo meu, que relata as vivências ultras do Macaco… deparo-me nas primeiras páginas com um relato de uma deslocação dos S.D. a Faro no ano de 1994.
Sou invadido por velhas memórias deste ano que foi tão marcante na minha vida, fundação dos South Side, e deste jogo em questão, pois foi uma das páginas mais marcantes da nossa história.
“36 e a Bela Russa” assim se intitula a história e relata pormenorizadamente a transferta dos S.D. a Faro…muitas aventuras e desventuras muito semelhantes a quaisquer histórias de cada grupo.
Dentro dessas histórias ninguém poderá por em causa a legitimidade e veracidade das mesmas…excepto se formos intervenientes nelas, pois bem …eu foi um interveniente, estava do outro lado da barricada e vejo-me com a legitimidade de corrigir alguns factos.
Desde que tenho memória de mim próprio que existe um ódio de estimação aos Tripeiros, ódio esse anterior aos próprios S.S., algo que é do conhecimento de toda a gente e que ao mesmo tempo ninguém consegue explicar a origem do mesmo… vem de gerações antigas, nasceu, cresceu e manteve-se.
Mas para além desse ódio, devo assumir e reconhecer Fernando Madureira como o ultra e Líder que é, sei que esta opinião vai contra a opinião de muitos…mas é a minha opinião.
Constantemente vou ver vários jogos grandes, acompanho e sinto vários grupos por dentro, como que um curioso…um deles foi o Belenenses – Porto da época passada, estive no meio dos Super Dragões e reconheço que foi uma boa experiência e reconheço também que o Fernando Madureira é um Lider nato.
Mas voltando ao que interessa, “Os 36 e a Bela Russa”… é normal que quem escreva um livro puxe o “lume a sua sardinha”, mas tudo tem o seu limite… Farense – Porto de 94 foi um jogo cheio de histórias, foi o primeiro grande jogo dos South Side e ansiosamente esperávamos por ele.
Os South Side passavam por um bom momento, tinham perto de 500 elementos…e nesse dia muitos mais viajavam de todo o Algarve para se juntar aos S.S.
A concentração foi no sítio habitual, na Igreja Velha de S.Luís e desde cedo se começaram a juntar inúmeros ultras lá.
Assim como e descrito no livro, é um facto que os Super Dragões avançaram sobre a concentração dos South side aproveitando-se do factor surpresa e da confusão gerada pelo extintor, certo é também que rapidamente os South Side responderam com o ataque de tochas avançando para o corpo a corpo.
Foram longos minutos em que tudo valeu até a chegada da polícia e em que a “Russa dos 36” passou a ser por momentos a “Russa dos 200”, mas ao contrário do que o Fernando diz, os Super não furaram o cordão para voltar a enfrentar os S.S., mas apenas os virão como salvação.
Sim, mostraram coragem ao atacarem a concentração e mantiveram-se firmes durante os confrontos, mas aposto que não estariam a espera de tão numerosa presença dos S.S. que no primeiro ano ainda eram um pouco desconhecidos e de tão pronta resposta, mas verdade seja dita…malucos quanto baste, e ao darem pela realidade de situação furar o cerco para atarem 200ultras já organizados foi coisa que não fizeram.
Dentro do estádio, existem alguns confrontos com elementos dos S.S. que estavam no peão que se vêem obrigados a sair da bancada.
Enquanto na bancada S.S. ainda semi lotada e desfraldada a faixa “No Name Ala Dura”, e aqui eu vejo-me obrigado a intervir.
Já antes do nascimento dos S.S., Faro era possuidor de fortes grupos da Juve Leo e dos No Name, algo que mudou aquando do nascimento dos South Side Boys, mas desses tempos resultaram algumas amizades com elementos desses grupos que ainda hoje proliferam.
Amizades essas, que se resumiam a noites de copos e que se arrastaram para os grupos, mas sem que nunca tenha havido relações oficiais de amizades, apenas relações de respeito.
Nesse dia em concreto sabíamos da presença de vários elementos da Ala Dura dos No Name na nossa bancada, os quais foram recebidos de braços abertos, assim como o foram noutros jogos e assim como nos dias de hoje recebemos vários elementos de outros grupos que nos acompanham sempre que podem, aos quais deixo um forte abraço “ eles sabem quem são!”.
Os S.S. tinham total desconhecimento da presença de tal faixa na bancada e apenas por breves instantes esteve aberta na bancada, mas que foi prontamente retirada com a compreensão dos mesmos.
As equipas entram e os South Side tinham preparada uma enorme tochada e vários potes coreografia, uma monumental fumarada no S.Luis.
Bancada repleta, animação constante e uma derrota por 2-0.
Final de jogo. Enormes medidas de segurança esperavam os ultras depois do sucedido antes do jogo.
Os minutos passam e perto de 300ultras esperam por detrás do Topo Sul a saída dos Super, que se localizavam no peão. A medida de sua saída, começa o que considero que aconteceu em Faro, um verdadeiro motim!
Os South side fizeram uma carga, a polícia responde não deixando a aproximação aos S.D. e aqui começam graves confrontos que se desenrolaram por várias horas e várias artérias da cidade com vários focos de conflito, a cidade entrou em estado de sítio.
Acerca da carga dos S.D. quando se preparavam para sair da cidade, não sou ninguém para desmentir pois encontrava-me no extremo oposto desse acontecimento, mas terei as minhas dúvidas, pois o contingente policial em torno da sua saída era tremendo e duvido que vários ultras se conseguissem aproximar do autocarro para concretizar tal apedrejamento.
Para terminar, gostaria apenas de salientar que não quero tirar qualquer credibilidade ao Livro de Fernando Madureira que até acho que tenha o seu ponto de interesse, mas vi-me no direito de dar uma visão do outro lado da barricada!

DESDE SEMPRE…FARENSE…PARA SEMPRE!













"Os 36 e a bela Russa"

" Na época em que "os dragões partiam tudo", as deslocações aos campos adversários, raramente, acabavam sem confusão. Os Super Dragões estavam a começar a adquirir a força e as outras claques também não queriam ficar atrás.
Era o auge das picardias e das esperas, principalmente, com a claque do Benfica "No Name Boys".
O Farense - Porto, da época 1994/95, foi uma sexta-feira, a noite; por isso, saimos do Porto na quinta-feira, de madrugada: - uma viagem que ficou conhecido pelos "36 e a Bela Russa", ja que éramos trinta e seis homens e somente uma mulher.
Reservámos um autocarro ao senhor Albino, da Renex, dos Clérigos, mas, na hora de saida, o dinheiro não chegava para pagar o aluguer, que era cerca de cento e cinquenta contos. Se fôssemos cinquenta, a viagem ficava por cerca de três contos a cada um, mas como só tinhamos conseguido reunir trinta e sete elementos, o preço ficou muito superior. Para além disso, muitos nem seuqer tinha dinheiro e as finanças da claque, naquela altura , não tinham qualquer comparação com as de hoje. Foi um momento complicado, porque só tinhamos noventa contos e a camioneta não arrancava, enquanto não tivessemos o resto do dinheiro. Ao ver o nosso desespero, e como já eramos clientes habituais, o senhor Albino baixou o preço para cento e trinta contos. Mesmo assim ainda faltavam quarenta contos. Era preciso encontrar ums solução.
por volta da meia noite, lembrei-me de ir ter com um amigo, o Vitor do ouro, que morava na rua Escura.
-"Ó Vitor, podias dar-nos um patrociniozinho...íamos,agora, para Faro para apoiar o Porto e não temos dinheiro que chegue para o aluguer do autocarro.
Se não arranjarmos quarenta contos, ficámos em terra."
Mal acabei de falar, o Vitor olhou para mim, meteu a mão no bolso, e sacou o dinheiro. graças a ele, o autocarro partiu rumo a Faro.Adormeci.
por volta das 05h da manha, acordei estremunhado, sem perceber o que estava a acontecer. Tinhamos parado numa bomba de gasolina, no Alemtejo...Quando olho para fora do autocarro, só vejo entrar carregados de caixas de gelados. Tinham dado a rapadela geral a uma barraca de gelados. A camioneta arrancou, de imediato, e só parou em Faro, ás 09h da manhã.
Ficámos junto a ria e aproveitámos para apanhar uns banhos de sol...perto da hora do almoço, como estava tudo micho, andámos a ver o que é que podiamos arranjar para comer. Juntámos algumas coisas que alguns "desviaram" das prateleiras e fizemos um piquenique.
Da parte da tarde, fomos todos ao banho. Parecia que estavamos na Ribeira. Estava tudo calmo, quando passaram entretanto três gajos de caschecol dos No Name Boys. Foi tudo em cima deles!...Começaram a bater-lhes e até queriam manda-los ao rio...não consenti, porque era demais.

A tactica do extintor

Por volta das 17h30, disse ao motorista que íamos a pé para o estádio, porque fomos alertados para o facto dos No Name Boys, de Faro, poderem estar junto da claque do Farense, South Side Boys, à nossa espera. Era bulha pela certa!.
Lá fomos com as mochilas ás costas e ainda demorámos cerca de quarenta minutos. Ao lado do Estádio de São Luís, havia um parque com árvores, onde decorria uma feira, do género da de custóias, ou de Espinho. Era terreno propíco a uma emboscada e por isso, o grupo pegou em paus e pedras, de forma a estarmos prevenidos para qualquer eventualidade. Na altura, não tínhamos tochas, mas o sugla tinha roubado um extintor numa bomba de gasolina.
Chegámos ao estádio ás 18h30. Ainda faltavam duas para horas para o jogo. Damos, de caras, com quarenta gajos dos No Name Boys e dos South side Boys. Eles olham para nós, meios expectantes, porque não estavam a contar connosco ali e...gerou-se um impasse. A única hipótese de nos safarmos era atacar primeiro. Virei-me para o suga, mandei-o ir a frente com extintor, enquanto nós o seguiamos aramdos com perdas, paus e mais tarde os ferros dos guarda-sóis.
O suga abriu o extintor e ficou tudo branco. Aproveitámos e começamos a atacar. Eles contra-atacaram com tochas, acertando nos feirantes. Começou tudo a arder e nós todos á porrada, com as pessoas da feira a gritarem e a fugirem; de facto, não se via nada com o fumo. Foi uma tourada...até que chegou a polícia, que nos separou, isolando-nos com um cordão. Os tonos tinham fugido, mas, quando nos viram isolados, voltaram a juntar-se e armados em otários, preparando-se para nos atacar. nem pensámos duas vezes. Furámos o cordão da polícia e fomos para cima deles. A polícia só nos voltou a separar á bastonada, voltando-nos a isolar.
-"Como é que vocês vieram aqui parar. Vêm para o jogo e não nos dizem nada?"
-perguntou-me o comandante da polícia, surpreendido com aquela confusão e a querer saber onde é que ámos comprar os bilhetes.
-" Nós não temos bilhetes. E se quer um conselho, da forma como isto está, acho melhor que nos ponha lá dentro, sem bilhetes...e conforme eles estão vão andar aqui, vão andar aqui o resto da tarde e durante o jogo, a fazer asneiras, de outra forma não vão ter sossego."
Ele pôs-se a olhar para mim e disse-me para esperar uns minutos. Foi, entretanto, falar com outro elemento e veio com uma solução:
-"Esta resolvido.Vocês vão entrar de graça, mas é só desta vez...para não fazerem asneiras."
Lá fomos para dentro do estádio, de borla, duas horas antes do jogo. Ninguém tinha dinheiro e, por isso, acabámos por ficar a ganhar. Durante o jogo, ao lado da claque da claque dos Sout Side Boys estava uma faixa da Ala Dura dos "No Name Boys". Já não restavam dúvidas que eles estavam juntos.
Nem as duas claques juntas tiveram vida para nós. à saida, já com uma vitória por três Zero no "saco", os nossos "amigos" estavam de novo à nossa espera. Não lhes bastou terem levado no focinho, no início, e queriam mais!...Porém, a polícia não nos deixou sair, enquanto eles não dispersassem. Ficámos, cerca de uma hora e meia, dentro do estádio.
Entretanto, a camioneta chegou e entrámos, de imediato, à porta do estádio. Ao fundo, vejo cerca de 10/15 gajos preparados para foder a camioneta. pedi ao motorista para deixar a porta aberta por uns minutos, porque faltava um colega nosso. A polícia foi aos carros para nos escoltar até à saida de Faro, e aproveitando a distracção doa agentes, sáimos a correr em direcção a eles.
Quando nos viram, desapareceram como ratos. Foi a única forma de regressarmos ao Porto com a camioneta, sem um único risco. De outra Forma, podem ter a certeza que tinha sido apedrejada.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Campanha Solidária

Como foi do conhecimento da comunidade Farense, os south Side realizaram uma campanha solidária de recolha de roupas e de brinquedos para ajudar os Farenses mais necessitados.
E podemos dizer que os Farenses mostraram o seu lado mais solidário e responderam ao apelo, doando grandes quantidades de roupa e brinquedos que os South Side assim como se tinham comprometido direccionaram para a instituição "Caritas".
A todos resta-nos agradecer!

POR FARO, PELO FARENSE, PELOS FARENSES!!



domingo, 11 de janeiro de 2009

Atlético 2-2 FARENSE

Mais uma aventura... impossibilitado de me deslocar com os restantes ultras no buSS devido a motivos laborais, vejo-me obrigado a recorrer a mais uma ginástica de poucas horas dormidas entre muitas horas de trabalho para conseguir arrancar com mais o meu amigo "F" perto das 13h da tarde, numa verdadeira corrida de 250km a percorrer em 2h.
Engano aqui, desatenção ali, la conseguimos chegar a Reguengos apenas 15min atrasados, os ultras faziam-se, ouvir bem fora do estádio fazendo com os ultimos metros fossem percorridos em passo de corrida.
Tinha sido preparado para a entrada da equipa mais uma frase dando continuidade as anteriores feitas "Garra e determinação...deêm continuação", ao que mais uma vez foi seguido a regra pelos nossos jogadores.
Num jogo aberto em que começamos a perder mas no início do segundo tempo ja tinhamos dado a volta ao marcador pondo-nos em vantagem...mas que não aguentariamos até ao final do encontro, em que por intermédio de grande penalidade igualariam o encontro.
Garra e determinação foi que lhes foi exigido...e foi o que deram de volta numa jogo cujo resultado esteve em aberto até aos ultimos segundos com o sempre incondicional apoio dos South Side que privados da sua bebida e da do Bar "fechado por motivos de segurança" mantiveram-se animados. boa prestação dos 45 ultras presentes.
Sinto que perco anos de vida nestas verdadeiras maratonas...mas para meu consolo sei que não estou sozinho nelas!

Cada vez mais orgulhoso do meu grupo!

Desde sempre...FARENSE...para sempre!





"Garra e determinação...deêm continuação"



Fonte Leões de Faro

Um tipico Domingo...

Algures na época passada, numa transferta qualquer, seguindo o meu Farense para onde quer que seja, num carro de um ultra Farense qualquer, mas com a mesma vontade de sempre...

A novela continua...

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

FARENSE 3-2 Castrense

Mas que jogo!!
90 min de jogo como ha muito não assitia, vimos 45min em que perdiamos por 0-2,em que a equipa apaticamente esperava pelo intervalo sem ideias nem motivação para conseguir fazer melhor, em que os South Side numa fraca prestação mostravam uma faceta que há muito não via,falçta de identidade e atitude, enfim, horrivel...
Mas vimos outros 45min em que o futebol fluia na nossa equipa, que numa verdadeira demonstração de garra, querer e vontade conseguiram dar a volta ao marcador para 3-2, conseguido no prolongamento atraves de penalti e vimos uns South Side cheios de força para motivar a nossa equipa na reviravolta do marcador numa segunda parte verdadeiramente emocionante.
Quatro jogos sem perder...venha o Reguengos!!

EU ACREDITO!!

Desde sempre...FARENSE...para sempre!!




Fonte Leões de Faro

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Nostalgia - Ultra Boys


Desde que tenho memória de mim próprio que tenho esta enorme paixão pelo desporto rei, na minha adolescência andava constantemente com uma bola debaixo do braço para preencher qualquer tempo morto que tivesse, algo a que já tinha feito referência em A minha história.
Pertencia a um grupo de amigos que era o denominado “cromos da bola”, não bebia, não fumava, boas notas na escola, apenas… jogava a bola sempre que podia.
Assim como tudo na vida começa…tudo na vida tem um fim.
Ano de 1994…”morre” o João Miguel, “nasce” o Galrito…nascem os south side, surgem os Ultra Boys.
Orgulhosamente posso dizer que foram o primeiro e mais mítico núcleo dos South Side Boys (sim Araújo fomos nós! ;) ), surgem no jogo com o União da Madeira, consistia num grupo que era formado por cerca de 40 elementos pertencentes a zona de S.Luis em que era liderado pela minha pessoa, por o meu amigo Vitor já retirado do movimento e o grande António Querido que nos continua a acompanhar conforme a sua disponibilidade pois já não mora na nossa capital (aos quais eu deixo um grande abraço).
Acompanhávamos o nosso Farense a todo o lado que os South Side se deslocassem, Setúbal, luz, Alvalade, Amadora, Belém, Leiria, Bessa, Braga, Lyon, fizemos faixa, estandarte, t-shirts, sweats, zine, tudo no primeiro ano, enfim tínhamos bastante actividade para miúdos de 16/17anos recém chegados ao movimento ultra, quando a informação sobre o mesmo não era muita na altura, “não havia a internet”.
Duas épocas foram a sua duração… a medida da minha entrada na direcção dos SS, abandonei o núcleo, assim como o António que ajudaria na fundação do honroso Grupo Porno que nos acompanha até os dias de hoje.
Recordo-me com nostalgia dos meus Ultra Boys… esta foi a sua curta História.







domingo, 28 de dezembro de 2008

Concurso : Qual o melhor Hino

Numa mensagem recente aqui neste espaço, fiz referência a beleza do nosso hino,coincedência ou não, no Blog MaisFutebol esta a ter efeito uma sondagem para ver qual o melhor hino.
Depois da oportunidade de apreciação, fica aqui a oportunidade de defesa do hino que é de todos nós Farenses, para tal basta deixar aqui o vosso voto.

O nosso Hino


Taça do Algarve - FARENSE 2-0 Guia

Mais uma tarde de futebol, mais uma vitória, desta feita por 2-0 para a taça de Portugal contra o Guia da 1ªdivisão distrital.
Num jogo em que o estádio Algarve apresentou uma moldura humana bastante fraca para o que estamos habituados, dada a fraca importancia do desafio e das condições climatericas, embora os South side tenham mantido uma presença razoavel com perto de 50 elementos com um apoio cosntante.
Num jogo com pouca história, o único elemento de destaque (para além da terceira vitória consecutiva algo inédito nesta época) foi mesmo a estreia do reforço Andre Calado, cuja prestação foi razoavel.
Segue-se a proxima eliminatória em que ja participarão o Olhanense e Portimonense.

Desde sempre...FARENSE... para sempre!



Fonte leões de Faro



quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Revista Adeptos : Destaque South Side

Na revista Adeptos do mês de Novembro, os South Side foram motivo de destaque, reconhecimento que é sempre motivo de orgulho, por ser dado por a única revista ultra a nível nacional dividindo o protagonismo com os melhores grupos nacionais e internacionais.
" A força de uma vontade " é o nome da crónica cuja transcrição deixo aqui para todos vós que não tiveram a oportunidade de adquirir este numero.





A Força de uma Vontade

"Mais uma vez os South Side mostram o caminho de uma verdadeira relação de amor ao clube e mentalidade ultra, este ano a militar já numa série superior, estes encontram-se presentes sempre que o seu Farense joga, quer em casa quer fora. De salientar a boa prestação no seu derby em Faro contra o Louletano, onde estiveram presentes em muito bom numero, as sucessivas deslocações, de realçar ás portas de Lisboa, ao Barreiro e a Costa da Caparica, com boa presença e animação durante estas deslocações.
Aqui deixamos o repto para que continuem assim e sejam exemplo para outros. "

in Revista Adeptos

Nostalgia - Benfica-FARENSE 00/01

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Campinense 1-3 FARENSE

Mas que bela Transferta esta a Loulé!!
Muitos ultras, um dia ameno contrastando com os frios dias que se teem feito sentir, uma equipa inspirada e batalhadora como a muito não via, alcool no estádio e uma bela vitória sem contestação por parte do nosso FARENSE.
O dia começa cedo, encontro-me com o meu amigo Careega numa almoçarada bem regada e juntamo-nos de seguida a concentração SS...hoje a tranferta e realizada nos próprios carros dada a proximidade do jogo.
13h30m...abala o comboio com perto de 50ultraSS, no estádio varios elementos do C.I. da G.N.R. aguardam-nos ( algo que já é habitual desde o distrital), enramos para o estádio, colocamos as faixas relativamente próximos do bar ( com quem temos uma relação amor-ódio, não passamos sem ele por amor e odiamos-o por os ultras que nos rouba da bancada X vezes por jogo), o FARENSE entra e é erguida uma faixa que lhes tenta tocar na alma " sejam tão ambiciosos como nós!".
O jogo começa tremido para a nossa equipa, algumas oportunidades para o Campinense numa fase inicial do jogo, mas rapidamente encontramos o caminho e rubricamos uma exição de louvar como ja não via a algum tempo ganhando por 3-1.
Na bancada os ultras estiveram a altura e num apoio como vai sendo habitual deram grande animação.

Para todos vós desejo uma Feliz Natal!!!









sábado, 20 de dezembro de 2008

South Side Boys- Uma aventura no distrital 07/08

Foram duas épocas capaz de envergonhar um Farense mais orgulhoso, mas para os South Side foram duas épocas para deixar saudade.
Realizei este clip que traduz os momentos mais marcantes nestas 2 épocas, palavras para descreve-lo não encontro, deixo que as imagens falem por si.