domingo, 22 de fevereiro de 2009

Quarteirense 0-2 FARENSE

" Não somos muitos, nem somos poucos...somos os suficientes para fazer uma grande FESTA! 24h por dia, 7 dias da semana...esperando por estes 90min, vamos fazer que estes sejam motivo de história por mais 7dias!" Por palavras muito proximas destas pedi...e os ultras responderam a letra, QUE JOGO!!!
MaIs uma deslocação, mais uma aventura... noite de festa na sede neste sábado a noite, poucas horas de sono e já muitas de trabalho em cima ainda a manhã ia a meio, mas ansiosamente esperava pelo bater do relógio ás 14h.
14h...começa a contagem descrecente, tira-se a farda, veste-se a faceta de ultra, boleia a espera.Em passo de corrida vou para o carro, divido-me em telefonemas. Hoje há jogo em Quarteira, os ultras vão de carro.Alguns por abalar, outros já a caminho e outros ultras já bem quentinhos aguardam pela chegada dos restantes e pela hora do jogo no Irish Pub " se é que ele existia...", em minis cortejos, os perto de 80ultras vão chegando ao estádio, a bancada já composta faz com que os ultras se mantenham nos primeiros degraus ao longo da bancada, o que acaba por não nos favorecer muito no decorrer da primeira embora a prestação tenha sido boa.
Começa o jogo e estica-se a faixa " Sempre convosco ", começam os cânticos e como que de algo já programado dentro dos ultras, os cânticos sucedem-se e sucedem-se....já não conhecemos outra maneira de estar.
O jogo em si foi cheio de histórias, com um árbitro que perde a mão ao jogo e começa depois da primeira asneira, no campo das compensações, resultado...15 cartões amarelos e 3 vermelhos num jogo que até nem foi violento mas o árbitro queria deixar a sua marca nele.
Numa primeira parte muito disputada, mas sem grandes oportunidades de golo chegasse ao intervalo com um nulo.
Intervalo. Contrariamente ao que nos foi dito no inicio da partida...começasse a vender cerveja com alcool no bar... que prontamente e invadido pelos ultras.
Na segunda parte a nossa disposição foi outra na bancada, ocupamos o nosso sector de cima a baixo e de imediato se notou as diferenças...QUE GRANDE FESTA!!
O Farense marca atráves do bravo Bruno, um jogador do Quarteirense expulso, embora dentro de campo a supremacia numérica não se fizesse notar, " esta história não nos era nova", recuamos no terreno e já esperavámos por tudo.
O jogo caminhava para o final, os animos exaltavam-se...mais um jogador do Quarteirense expulso, numa jogada que daria o segundo golo ao nosso Farense por intermédio de Cannigia que seria expulso nessa mesma jogada depois das comemorações.
O jogo acaba e a festa continua com os jagadores em algo que vai sendo habitual, a festejarem efusivamente junto aos ultras na bancada. ISTO É O FARENSE!!!
Mas os nossos jogadores ao dirigirem-se para o tunel de acesso, deparam-se com alguns sócios que esperavam o árbitro "embora tudo parecesse que seria os nossos jogadores", fazendo que por duas situações tivessem que recuar para o relvado... e aqui começa algo que até se tornou caricato.
Os ultras precipitam-se pela bancada e pelo relvado em direcção ao tunél para confrontar esses mesmos "cotas"...espanto geral...os "cotas" estupefactos com tal, ficam sem reacção e antes que chegassemos perto deles os nossos mesmos jogadores precitam-se a cortar-nos o caminho.Puro engano...era o arbitro que eles queriam!! Instala-se a rizada geral e os nossos jogadores recolhem ao balneário. Depois de mais algumas cervejas e momentos de confraternização, seguimos na viagem de regresso a nossa cidade, capital do Algarve...FARO!!
Para a semana em Faro, de regresso ao nosso estádio de São Luis para enfrentar o 1ºclassificado, o Cova da Piedade.
Mas antes temos uma pequena tranferta na quarta-feira, em jogo para a taça do Algarve contra o Armacenense em estádio a confirmar ainda.

DESDE SEMPRE...FARENSE...PARA SEMPRE!!



in "Leões de Faro"



"Sempre convosco"

















segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Final da Taça

Há coisas que não teem valor...
Certo dia chega-me o caro amigo e ultra "F", com uma preciosidade capaz de colocar qualquer Farense digno de seu nome em lágrimas.
Carrego no Play, a voz do José Mealha, tão caracteristica dos ouvidos de todos os Farenses, nos relatos das tardes de Domingo sempre que o clube de todos nós jogava fora e oiço nomes que me fazem entrar na nostalgia, Pereirinha, Fernando Cruz...e GOLLOOOO!
Exactamente, falo da Taça de Portugal, um dos momentos mais marcantes da História do nosso grande Farense e da vida de qualquer Farense que tenha estado presente.
Tinha 12 anos por esta altura, mas as memórias estão bem vivas, como se de hoje se tratasse. Estava eu atrás da baliza no topo Sul, já de saida do estádio frustado de tamanho resultado " nesse ano sentiamo-nos invénciveis",depois de tão emocionante dia, agarrado a mão do meu pai para não ser arrastado pela confusão...quando de repente quando já nada fazia prever...GGOOOOLLLLOOOOOO!!!!!
Deixo que as palavras e emoções de José Mealha, transmitam aquilo para o qual não encontro palavras.

In "Barlavento"

Segunda-feira, Fevereiro 16
João Galrito é o novo presidente da associação juvenil que acolhe no seu seio a claque do Sporting Clube Farense, sucedendo a Rui Roque.

João Galrito foi eleito como o novo presidente dos South Side Boys, a claque do Sporting Clube Farense. A associação juvenil foi a votos no passado sábado, no primeiro acto eleitoral com duas listas nos 15 anos de história desta instituição.

João Galrito liderava a lista A e ganhou as eleições com uma vantagem expressiva sobre Rui Roque, primeiro elemento da lista B, que era até agora o presidente da associação.

Algo que, como frisou o vencedor, não significa uma cisão dentro dos South Side, mas sim a escolha «por uma forma diferente de chegar aos mesmos objectivos».

A nova direcção é ainda constituída por João André, Pedro Roque e Pedro Carrega. «Os South Side sempre foram uma grande família. A prová-lo está que na minha lista concorreu o irmão do líder da lista adversária», ilustrou João Galrito.

A nova direcção, que tomou posse na passada terça-feira, compromete-se, assim, a dar continuidade ao trabalho que tem sido feito até agora e manter os objectivos traçados há muito pela associação juvenil.

«O nosso grande objecto é o apoio incondicional ao Sporting Clube Farense. Mas também tentámos sempre exercer alguma influência, nomeadamente junto das camadas mais jovens, para que as pessoas da cidade apoiem o clube. Isso vai continuar a ser feito», disse.

Este trabalho, com a crise económica e consequente crise desportiva que assolou o principal clube de Faro «não tem sido fácil», confessou João Galrito.

Esta situação motivou «um divórcio entre o clube e a cidade» que leva a que alguns dos farenses mais novos «nem sequer tenham conhecimento de que o clube ainda existe».

Ainda assim, os South Side já começaram a conseguir dar a volta por cima, tendo «triplicado o número de associados nos últimos três anos». «Desde que descemos aos distritais, como os jogos são mais caseiros, temos conseguido atrair mais pessoas», explicou.

Até porque, diz abertamente João Galrito, a claque do Farense defende a existência «de um certo bairrismo e tradicionalismo», em prol do clube da cidade.

«Sempre o fomos e vamos continuar a sê-lo. Estes são os nossos valores e queremos que as pessoas voltem a sentir este espírito. Mas sabemos que são valores difíceis de preservar na sociedade em que vivemos», considerou.

Uma vez que esta foi a primeira vez que houve dois candidatos à direcção da associação, o método de votação foi alterado. «Optámos pelo voto secreto. Antes, como só havia uma lista, o voto era por braço no ar», revelou Paulo Castilho, o presidente da Mesa da Assembleia-Geral da associação e responsável pelo acto eleitoral.

«Só houve eleições para a direcção. A Mesa da Assembleia e o Conselho Fiscal mantém-se», acrescentou.

As novidades na eleição da direcção dos South Side não se ficaram pela introdução do voto secreto. Para permitir que todos os interessados tivessem oportunidade de exercer o seu direito, a comissão eleitoral usou a figura do voto por correspondência.

«Houve oito pessoas a votar desta forma», revelou Paulo Castilho. Os South Side contam, actualmente, com «cerca de 160 sócios», dos quais «votaram 74». Destes, 56 votaram em João Galrito e 18 em Rui Roque.

A nova direcção foi eleita por um período de três anos. Segundo o seu presidente, o objectivo de trazer novos sócios para a associação e voltar a criar laços entre a cidade e o Sporting Clube Farense também irá passar pela promoção de alguns eventos e por acções de promoção do clube.

in "Barlavento"

FARENSE 2-0 Pescadores

Infelizmente e pela primeira vez em anos...não pude estar presente no apoio ao nosso grande FARENSE no estadio Algarve.
Mas certamente nao terá sido por falta de apoio que o nosso Farense não ganhou por mais, pois o nosso Farense esteve ao seu melhor nível.



DOMINGO, TODOS A QUARTEIRA!!!!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

PORTUGAL 1-0 Finlandia

Quarta-Feira, pelas 20h, estava eu no conforto do lar para ver o nosso Portugal pela televisão, quando recebo um telefonema do velhote "Castilho", convites a pála...não pensei duas vezes!
Ponto de encontro na sede, bebemos uma para a viagem e dirigimo-nos ao Estadio Algarve. Ficamos no topo Sul, bancada cheia para um jogo de selecção, bons ingredientes.
Começa o jogo e começa uma nova sensação para mim...sentado numa bancada cheia de adeptos que apresentavam todos os sintomas de sofrerem de clubite, ostentando o caschecol do seu clube " NUM JOGO DA NOSSA SELECÇÃO?!!", que desorientados procuravam o lugar do seu bilhete!!
Senti-me deslocado...senti-me aborrecido, farto de ali estar. Vi-me a aprender um habito que para mim era de todo estranho...sempre que me levantava e voltava a sentar tinha que meter a mão a abrir a cadeira! Visto passar os jogos todos de pé, esta situação era de todo nova para mim e a primeira vez não correu muito bem!
Faltavam-me os ultras, faltavam-me os cânticos, faltava a emoção de bancada...mas enfim, jogava a nossa Selecção e o estrelato passeava-se no relvado, Cristiano Ronaldo, Deco, Nani, Pepe, o nosso Bruno Alves e companhia, um golo de penalti a ditar o resultado final de 1-0, muitas oportunidades falhadas dentro de um jogo aborrecido.



quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Carta aos Sócios!

Caros Ultras!
Como é do conhecimento de todos os sócios, decorreram as eleições nos South Side Boys, das quais saiu vencedora a Lista A, a minha lista!
Dirijo-me a vocês, na qualidade de presidente, para os que não me conhecem, sou o João Galrito, sócio nº3 dos South Side Boys e pertenço aos mesmos desde a sua fundação, pertencendo a sua direcção desde o ano de 1996, desempenhando os mais diversos cargos e com as duas unicas lideranças até aos dias de hoje, com o fundador e mítico, Paulo Castilho e com o honroso e bravo, Rui Roque.
Desde sempre me conheceram como o Galrito... o que fazia as faixas, sonhava com as coreografias, vendia os bilhetes, aceitava as propostas, atendia no bar, sem nunca ter puxãdo do estatuto que desempenhava para fazer valer a minha palavra ou vontade, o ultra Galrito.
Assim como nesta grande familia, como gosto de apelidar, existem muitos outros ultras anónimos, que diariamente dão o seu contributo para esta grande estrutura leve a fim os seus objectivos que são a razão da nossa existencia, POR FARO, PELO FARENSE, PELOS FARENSES, por isso somos os South Side Boys.
Estou num lugar pelo qual nunca ambicionei, mas certas circunstâncias fizeram para que assim fosse e estou consciente da responsabilidade que é liderar este grupo, mas com a equipa que compõe a minha lista, João André, Pedro Roque e Pedro Carrega, e com a devoção, dedicação e espirito de sacrificio que todos vós teem demonstrado pela nossa grande familia, certamente viremos a ser mais fortes, mais unidos, mais determinados, para encarar as batalhas que nos esperam no futuro, nunca fugindo dos nossos objectivos...POR FARO, PELO FARENSE, PELOS FARENSES!
Quero dar os parabéns a mesa da assembleia geral, pelo modo exemplar, com que dirigiu todo o processo eleitoral, quero dar os parabéns a Lista B, encabeçada pelo ultra e amigo, Rui Roque e a aos seus membros integrantes, que souberam, dignificar todo o processo e a todos os sócios dos South Side Boys, pela aderencia as eleições num momento único da nossa história em que duas listas concorriam a liderança dos South Side Boys, esperando que no futuro o mesmo se repita, pois so demonstra que temos sócios com ideias e vontade de trabalhar pelo nosso Grupo!

FARENSE POR PAIXÃO, SOUTH SIDE POR OPÇÃO, ULTRA COMO MODO DE VIDA!


3 Jogos, 3 aventuras

Nas ultimas semanas como já é do vosso conhecimento por motivais pessoais e aos quais me encontro alheio, não me foi possivel manter o meu Blog actualizado.
Neste periodo ficaram 3 jogos, 3 aventuras por reportar, faz uma pequena viagem ao campo do Ferreiras para um encontro relativo a Taça do Algarve, o qual vence por 3-1, recebendo depois o Messinenses o qual bate por 3-1, e vai numa outra curta deslocação a Loulé bater-se com o Louletano, trazendo um precioso ponto para a capital do Algarve num empate a duas bolas.



Ferreiras 1-3 FARENSE




in Leões de Faro

A meio da semana o nosso farense marcou presença em Ferreiras mais mais uma eliminatória da taça do Algarve, apesar do dia e hora os South Side Boys, como não podia deixar de ser, marcaram presença com perto de 30 elementos.
O que poderia ser um jogo banal, os SS tranformaram numa festa...com um apoio constante e de grande nivel foram animando a curva.
Alguns potes abertos nos golos, muita cerveja, golos e uma vitória forma os aperitivos deste jogo a meio da semana


FARENSE 3-1 Messinenses




in Leões de Faro

Neste jogo o nosso Farense regressou as vitórias para o campeonato, mas não o posso dizer que a exibição tenha sido a melhor, mas foi a suficiente para puxar pelos South Side Boys que marcaram presente massiva no estadio Algarve, como vai sendo habitual esta temporada, mas cuja prestação foi muito aquém do que nos habituamos...estando apenas ao seu nivel nos ultimos 20 min.
ISTO É INTOLERAVEL!!
Dias maus todos teem, mas o espirito de sacrifico tem que ser superior a todos os males que carreguemos uma semana inteira...nos bons ou nos maus momentos o nosso apoio tem que ser incansável no apoio ao grande Farense!

DESDE SEMPRE...FARENSE...PARA SEMPRE!

Louletano 2-2 FARENSE

Ansiosamente esperava por este jogo...visitávamos o louletano, a equipa da camâra de loulé, abastada em €,limitada em história e sócios, jogadores profissionais e que se encontrava no 2ºlugar da tabela...contra o nosso Farense, abastada em História, grande militancia da massa adepta, limitada em €, e ocupando o 6º lugar na tabela classificativa.
Mais um jogo, mais uma maratona...troca de horários no trabalho para poder estar presente, poucas horas de sono, mas uma vontade interminável de estar presente.
O amigo e ultra, "Malhadas" vem-me apanhar ao local de trabalho 30 min antes do jogo começar.Hoje os ultras deslocam-se em veiculos próprios.Concentração marcada para as 13h na sede. Chegamos ao estádio, grande aparato policial "o habitual para nós", os ultras ainda não tinham chegado. Entro no estádio e somos encaminhados para um topo, sem bancada, mas com bar "menos mal", o problema é que chegados ao bar, não havia cerveja com alcool "muito mal", nesse momento não vendo qualquer razão para ficarmos no peão e com uma bancada destinada para os sócios do Farense deslocamo-nos para essa mesma bancada.
Sector cheio com adeptos do S.C.Farense e perto de 90 ultras a marcarem presença.
Inicio de jogo, é aberta uma faixa " Sozinhos somos fortes...Juntos invenciveis! " e vários potes de fumo artesanais que resultam na perfeição.
A animação é constante durante os 90 min, apenas interrompidos pela loucura dos golos...E QUE LOUCURA!!!
O nosso Farense chega a ganhar ao intervalo e com um jogador a mais, fruto de um golo de penalto a terminar a 1ª parte.
Começa a 2ª parte, começa a animação na bancada e marcamos novo golo...MAIS LOUCURA!
Melhor não poderia ser, a ganhar 2-0 na casa do 2º classificado, um jogador a mais e um ambiente magnifico magnifico na bancada!
Mais uma vez tudo mudou...o nosso Farense recua no terreno, o Justo é infantimelmente expulso, sofremos o primeiro e o segundo na ultima jogada de encontro. Faltando a estrelinha que já nos vamos habituando, não nos deixamos absorver pela frustração do resultado e mantivemos o nivel até depois do encontro premiando os nossos jogadores pela atitude com que encararam o jogo, afinal de contas empatamos na casa do segundo.
Termiando o encontro, faixas arrumadas e mais uma viagem de regresso a nossa capital, FARO!

DESDE SEMPRE...FARENSE...PARA SEMPRE!



in Leões de Faro



















DESDE SEMPRE...FARENSE...PARA SEMPRE!

Eleições nos South Side Boys



Como foi do conhecimento da generalidade dos South Side Boys, desde Novembro que o nosso grupo se encontrava sem presidente dada a demissão do Rui Roque que briosamente desempenhou o mesmo cargo durante 9anos.
Desde a mesma demissão que os South Side entraram em processo eleitoral, com abertura de campanha eleitoral e a recepção de listas candidatas.
Duas listas foram apresentadas, denominadas por Lista A e Lista B, de acordo com a chegada das mesmas a mesa de assembleia geral, cujos programas eleitorais passo a apresentar:

carta de demissão:

Exmo. Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação South Side


Venho por este meio apresentar o meu pedido de demissão incondicional da Presidência da Direcção da Associação South Side, pelos seguintes motivos:

1. Pela incapacidade, que eu próprio reconheço, de motivar os elementos responsáveis e os demais sócios para a realização de objectivos pré-definidos;

2. Pela falta de respeito à minha pessoa originada pela criação de uma confiança não adequada ao cargo que desempenho;

3. No meu ponto de vista, o objectivo social da Associação não está a ser cumprido na íntegra como estipulado no Art. 1.º dos estatutos da mesma;

4. A associação South Side merece, pelo seu historial, o desempenho mais institucional possível, a postura responsável relativamente a todos os assuntos em que está envolvida, que por parte dos seus órgãos sociais, quer por parte de todos os seus associados.

Não há margem, no actual estado do Clube alvo do nosso objecto social, para comportamentos e atitudes inconcebíveis, das quais eu, como Presidente da Direcção, sou o principal e em última instância responsável.

Pelo acima referido não me resta qualquer outra alternativa senão a demissão.

Assegurarei os actos de gestão estritamente necessários ao funcionamento mínimo da Associação até à tomada de posse do novo Presidente da Direcção da Associação South Side.

O meu ciclo foi de seis anos e quatro meses. Fui o Presidente da Direcção que mais tempo estive no exercício do cargo desde a criação da Associação em 2001, da qual fui o principal mentor. É da minha autoria os estatutos, o regulamento interno (que duvido que algum sócio tenha lido), alteração dos estatutos e objecto social, a concretização da actual sede social. Não obstante não fui capaz de agregar mais de uma média de 120 sócios por ano. Fui também incapaz dotar de competências, capacidades e responsabilidades as várias dezenas de sócios voluntários.

Mantenho uma situação de conflito institucional com a actual Direcção do Clube do nosso objecto social e não consegui que o mesmo Clube recuperasse o estatuto desportivo que merece.

Continuarei sócio da Associação South Side mas garanto a não interferência nos assuntos de gestão da mesma.

Uma vez South Side, sempre South Side.

“Dos fracos não reza a História”



O Presidente da Direcção da Associação South Side

Rui Miguel Prata Ferro Roque

Apresentação de Listas:

Foram recebidas e aprovadas duas listas candidatas à Direcção, abaixo designadas Lista A e Lista B respeitando a ordem de entrega ao Presidente da Mesa da Assembleia-geral.
A constituição de cada lista assim como o seu plano eleitoral transcrevem-se de seguida na íntegra.

Espero a adesão e o contributo de todos os associados nestas eleições.

Faro, 03 de Fevereiro de 2009

O Presidente da Mesa da Assembleia-geral

(Paulo Castilho)

LISTA A:

Candidatura para a Direcção da Associação South Side

Presidente – João Galrito sócio nº3
Vice-Presidente - João André sócio nº28
Vice-Presidente - Pedro roque sócio nº7
Vice-Presidente suplente - Pedro Carrega sócio nº18
Apresentamos uma lista composta por sócios dos South Side, Irredutíveis Farenses, onde combinamos um misto de antiguidade com experiencia e de juventude dinâmica.
Somos ultras e as nossas ideias regem-se pelos nossos ideais, não queremos mudar, apenas continuara evoluir, tornar o presente motivo de orgulho para todos nós South Side!

Passamos a apresentar os objectivos a que nos comprometemos cumprir:
-Dinamizar o site dos South Side Boys de maneira a torna-lo como ponto de referencia para todos nós Farenses.
-Dinamizar a bancada SS e combater a banalização dos 90min de bancada.
-Renovação e inovação do material e imagem de bancada.
-Reestruturação, optimização e organização da sede/bar.
-Aproximação a outras identidades e associações Farenses para colaboração e organização de eventos na comunidade Farense.
-Continuar a promover o espírito Farense, junto da comunidade jovem Farense, assim como o resto da nossa cidade!

FARENSE POR PAIXÃO, SOUTH SIDE POR OPÇÃO
DESDE SEMPRE…FARENSE PARA SEMPRE





LISTA B:

Candidatura e caderno eleitoral para a Direcção da Associação South Side

Presidente – Rui Roque nº4
Vice-presidente – João Grade nº149
Tesoureiro – Aurélio Silva nº137

- Comportamento e disciplina
Não será permitida, nas instalações da Associação South Side e espaço circundante, o uso de qualquer substância desviante, por exemplo o consumo de droga.
O comportamento em viaturas alugadas para o acompanhamento da equipa do S.C.F tem de ser disciplinado, logo não é permitido o consumo de Tabaco ou outras substâncias que possam importunar e incomodar qualquer apoiante do S.C.F. dentro do veículo.
O uso, mas especialmente o abuso de bebidas alcoólicas que de alguma forma não seja adequada à harmonia da Associação South Side e bem-estar dos seus elementos, é banida e os responsáveis chamados à atenção, em caso de reincidência, sujeito a processo disciplinar.
A limpeza e arrumação, bem como a urbanidade dos meios físicos onde os membros da Associação South Side habitam, temporariamente ou permanentemente são da responsabilidade de todos os que usam os mesmos meios. Não é tolerável, a nenhum membro recusar ou evitar a ajuda na limpeza e arrumação do nosso espaço!
A solidariedade entre sócios é fundamental, a lealdade é a pedra basilar da nossa existência.
Temos a propor o fim de qualquer tipo de jogo online que consuma o tempo do membro de forma artificial, fútil e banal, que provoque o desvio das prioridades de cada membro para a sua dedicação às tarefas da Associação South Side.
O grande objectivo de qualquer membro é o crescimento da Associação South Side e a credibilização da sua imagem, logo a procura e recrutamento de recursos humanos é uma tarefa de maior importância.
Temos de garantir a existência da Associação South Side por todos os meios ao alcance. Temos de garantir a continuidade da equipa de futebol sénior do S.C.F., temos o dever de ser Farenses e transmitir este orgulho aos nossos descendentes. Só temos um clube, o nosso clube, o Sporting Clube Farense.


-Reorganização da estrutura orgânica.

Introdução
Dado o mais que possível aumento dos elementos membros da associação South Side e querendo manter uma qualidade necessária ao cumprimento da nossa missão, propomos uma alteração na super-estrutura orgânica da Associação South Side. Até aos dias de hoje, a não diferenciação da composição dos South Side, levou a estados motivacionais muito irregulares, a dinâmica que se pretende incutir na organização deve primar direitos e regalias aos ULTRAS, pois estes os sócios são o suporte do comprimento do nosso objecto social.

Pirâmide organizativa
Para ser sócio de pleno direito da Associação South Side não basta pagar a quota anual, este comportamento de apoiar apenas financeiramente a Associação South Side, faz do membro um apoiante dos South Side, não é bem um sócio, pois não participa no cumprimento do objecto social da Associação South Side.
O processo de acompanhamento de algum indivíduo até ao estatuto de sócio de pleno direito, passará por 2 fases, a primeira de apresentação e introdução ao espírito da Associação terá o nome de Casual, a segunda, de preparação final ao espírito ultra e dedicação ao Sporting Clube Farense terá o nome de ULTRA.
Depois de 2 fases, o indivíduo terá condições para pertencer ao seio da Associação South Side, com o espírito de missão e de sacrifício em nome do Sporting Clube Farense.

Regalias dos sócios:
• Prioridade, até ao limite temporal máximo definido, nas actividades da Associação SS, quer que seja jantares, festas, deslocações ou outros eventos similares
• Criação de grupos e núcleos
• Composição mínima de 66.6% dos órgãos sócias
• Participação nas reuniões de direcção com palavra e poder de voto
Deveres dos sócios:
• Controlar, planear, gerir e dirigir todas as actividades
• Responsabilizar pelas actividades dos ULTRAS
• Recrutar dentro dos candidatos a ULTRAS os elementos para cada um dos grupos
• Pagar a quota anual
Regalias dos ULTRAS:
• Depois dos sócios, têm prioridade nas actividades da Associação SS
• Pertencer a grupos e núcleos
• Compor, no máximo 33.3% dos órgãos sócias da Associação SS
• Participar nas reuniões da direcção com palavra, mas sem poder de voto
Deveres dos ULTRAS:
• Participar em todas as actividades, mais concretamente nos jogos do S.C.F., com apoio presencial e vocal
• Colaborar obrigatoriamente na execução de coreografias, faixas e material de apoio
• Cumprir as directrizes dos órgãos sociais, mais directamente da Direcção
• Pagar a quota anual
Regalias dos Casuais:
• Comparecer nas instalações da Associação South Side
• Depois dos sócios e dos ultras, têm prioridade nas actividades da associação South Side
• Podem observar as reuniões de direcção, mas sem palavra nem direito a voto
Deveres dos Casuais:
• Interesse pela adesão à associação South Side
• Colaboração na realização dos jantares, coreografias, frases, faixas…
• Participação na maioria dos jogos do SCF, com presença e apoio vocal
• Pagamento de uma quota anual



Regalias dos Apoiantes:
• Redução no preço de entrada no Estádio onde o S.C.F. jogue
Deveres dos Apoiantes:
• Pagamento da quota anual.

Conclusão
Esta é uma forma usada nas mais diversas organizações, onde podemos situar 3 máximas: Planeamento, Execução e Logística. Os South Side Boys têm 15 anos de História, os seus fundadores têm mais de 30 anos, é a altura indicada para estruturar a Associação para que o espírito ULTRA, mais concretamente o espírito ULTRA FARENSE evolua para patamares de excelência, fundamentais para o crescimento sustentado quer em quantidade, quer, e mais fundamentalmente em qualidade no apoio ao Sporting Clube Farense

Resultado final da votação para a Direcção da Associação South Side:

Abstenção: 55%
Votantes: 45%

Total de sócios: 165
Total de votos apurados: 74

Lista A - 56 votos - 75,6%
Lista B - 18 votos - 24,3%

A Mesa da AG felicita a nova direcção, sendo a tomada de posse dia 10 de Fevereiro, pelas 22h, na sede da Associação South Side.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Zine SS




Os South Side Boys, lançaram mais um numero da Zine SS.
Esta vai dar especial destaque a época passada, passando em revista 2008 e também alguns destaques da época que decorre.
Histórias, destaques, eventos, fotos, entrevistas, palavra aos sócios...tudo em 50 páginas.
Para quem estiver interessado em adquiri-la por apenas 3€,pode faze-lo na sede dos South Side ou contactar responsaveis através do Forum dos South Side Boys

Caros ultras...

Caros ultras!
Nestas ultimas 2 semanas, não me tem sido possivel manter o BLog actualizado assim como o desejava.
Por motivos de força maior, a minha disponibilidade não tem sido muita, mas prometo para muito breve voltar em força.

AMANHÃ,PELAS 15H TODOS A LOULÉ APOIAR O GRANDE FARENSE!!

DESDE SEMPRE...FARENSE...PARA SEMPRE!!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Transferta a Évora!

3jogos sem perder, 6ºclassificado a 20 pontos do 1º... Eu tenho um ponto fraco, para além de dar o meu apoio incondicional, não me consigo privar de acompanhar o desenrolar do jogo e de me deixar absorver pelas suas emoções, o que se torna positivo nas vitórias mas muito mau nas derrotas.
Pois...neste jogo particularmente, senti-me bastante desiludido, frustrado, triste, revoltado...vi-me invadido por esta matemática que põe o nosso Farense numa difícil situação para encarar as ultimas jornadas, tão incomodado que somente agora consegui fazer a cronica desta transferta.
Mas para além desta fraqueza tenho um forte grupo que nestes momentos sabe-se manter unido e não perde a verdadeira essência ultra nos momentos mais difíceis...não são as vitórias que nos movem mas sim a enorme e cega paixão ao nosso grande FARENSE.E esta cega paixão, faz-nos acreditar...e acreditar é tudo o que necessitamos!!
Na nossa história já provámos que esta crença, quebra todas as fronteiras e vamos certamente quebrar mais esta!
Passando ao que interessa, mas que bela transferta!!Foi uma festa!!
A resposta dos SS no apoio ao nosso FARENSE, nos momentos difíceis que temos encarado esta época, foi tremendo!
Do habitual buSS de 50 lugares, tivemos que fretar um de 67 lugares, dada a vontade dos ultras em querer estar presente no apoio ao S.C.FARENSE.
De Faro partiram ainda no sabado perto de 15 ultras que foram preparar Évora para a nossa chegada, bem cedo no Domingo os ultras começam-se a juntar, mas como sempre, existe sempre um que dorme mais que os restantes.tropa reunida, arranca o BuSS.Entratanto paramos am Tunes para apanhar os ultras do grupo de Budens que nos aguardavam impacientemente.
A viagem, o habitual...muito álcool, muitos cânticos, muita animação, UMA GRANDA FESTA!
Chegados a Évora, uma valente chuvada para recepção. Os ultras abrigam-se no único café aberto nas imediações do estádio e aguardam pela aproximação da hora do jogo.
Entretanto chegam vindos de Lisboa, um grupo de ultras, uns de longas andanças nas curvas de Portugal e outros que nos presenteavam pela primeira vez com a sua presença.São bem recebidos, como sempre.
A hora do jogo aproximava-se, e os ultras movimentam-se...compram-se os bilhetes "mais um assalto", controlo a entrada é nulo, tornando o tifo possível. As faixas são colocadas, os ultras afinam as gargantas, a Faixa que vai receber os jogadores esticada " UM POR TODOS E TODOS POR UM", os jogadores entram, os fumos abertos e começam mais 90 minutos!
O nosso Farense até entra bem no jogo, controla o meio campo, as oportunidades surgem assim como o golo.GRANDA FESTA! E assim se mantém até ao final da 1ªparte.
Começada a 2ªparte, começa uma história completamente diferente, somos dominados, ficamos inferiorizados pela expulsão de Luís Afonso e sofremos 3 golos...o descalabro.
É sempre difícil ver o nosso Farense, como que um pouco injustamente, pois até nem estavam a jogar mal, ver-se a perder por 3-1...mas na bancada fazíamos o nosso papel, apoiávamos incansavelmente na esperança da reviravolta. Sim...nós ainda acreditamos nos nossos jogadores e defenderemos-os SEMPRE,e gostávamos que eles próprios acreditassem mais neles também.
Acaba o jogo, e antes da viagem de regresso a nossa capital, paramos no Mc´Donnalds...as únicas palavras que encontro para descrever o que lá se passou, enquanto me vou contorcendo de tanto me rir com estas memórias...MAS QUE GRANDA FESTA!!
Apetites saciados, e fazemo-nos a estrada rumo a nossa cidade, capital do Algarve...FARO!

Desde sempre...FARENSE...para sempre!









quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Entrevista aos South Side Boys

O Blog Ultras Life, efectuou uma entrevista aos South Side Boys, a qual passo a transcrever:

"Dado a neste momento o presidente rui Roque ser demissionário, a resposta as perguntas ficam a cargo de João Galrito e João André, vice-presidente dos South Side Boys.

1- Como estão organizados?
Os South Side Boys estão constituídos como associação desde o ano de 2002.
A nível estrutural estão organizados em vários departamentos que em diferentes áreas mantêm o recrutamento, organização de jogos e eventos com a dinâmica necessária para o bom funcionamento e evolução do grupo.
Neste momento temos 150 elementos, fanaticamente Farenses e uma sede.

2- Quais são as vossas amizades e inimizades?
Os South Side Boys não teem quaisquer amizades ou inimizades, apenas relações de respeito com alguns grupos. Respeitamos quem nos respeita.

3- Como foi para vocês, “sobreviver” estes anos todos nos escalões inferiores?
Penso que o termo “sobreviver” não se adequa ao nosso passado recente. Desde o momento em que o Farense iniciou a sua fase descendente, que só teve fim na 2ªdistrital, que os South Side assolados com a possibilidade de o nosso clube ter um fim a beira dos 100 anos, iniciaram uma verdadeira cruzada que se julgava como impossível a partida. Aqui começou-se a traçar a verdadeira identidade do grupo, que incutido pelo espírito de missão levou a cabo, manifestações, invasões pacíficas de campo interrompendo jogos em protesto, intervenção constante em assembleias, candidatura a direcção do S.C.Farense, tudo de maneira a que soluções aparecessem. Contrariando o termo “sobreviver “ utilizado na pergunta, os South Side aprenderam a viver os 90 minutos de jogo, o mais intensamente possível, seja na I Liga, distrital ou amigável. Esta nossa postura tornou-se atractiva aos olhos de muitos Farenses servindo como principal cartaz na recruta de novos elementos e na propaganda da nossa máxima “ Se és de Faro…és Farense!” Os South Side tiveram 2 anos intensos de vivências bastante enriquecedoras aquando da sua passagem no distrital que deixaram bastantes saudades, sentindo um cheirinho do verdadeiro futebol tradicional…tornando-nos naquilo que somos hoje, orgulhosos Farenses! Existe uma frase do livro “ Viagem ao Mundo Ultra” que em tudo exprime as emoções vividas nos escalões secundários, “sexo, dinheiro, sucesso…tudo se reduz a pó perante a emoção, a partilha das bancadas!”

4- Qual é a vossa relação com o clube?
Os South Side não teem quailquer relações com a direcção do S.C.Farense, pois esta não tem quaisquer legitimidade visto o seu mandato ter terminado a 3 épocas.

5- Como vês a futura venda do São Luís?
Como um mal necessário para a sobrevivência do nosso Clube, para pagar pela gestão danosa das pessoas que são do conhecimento de todos os Farenses. É com grande tristeza que vemos a nossa cidade perder uma referência como é o mítico estádio de S.luis, que tantas alegrias proporcionou aos Farenses e com grande preocupação visto nos últimos anos Faro, assim como o nosso clube passa por uma grande falta de identidade com a perda de muitas das suas referências.

6- Para ti, o que significa ser um verdadeiro Ultra?
Ser Ultra é um estilo de vida… é um resultado de anos de vivência, de modas que passam, de alegrias vividas, de tristezas ultrapassadas, de amizades reforçadas, de devoção ilimitada. Apercebemo-nos que o somos, no momento em que deixamos de dizer que o somos, no momento em que os sacrifico passam a prazer, no momento em que nos falta a alma por não poder estar presente…

7- Com que estilo se identificam?
Não nos identificamos com estilo nenhum, temos a nossa própria identidade.
Somos um grupo bastante tradicionalista e bairrista.

8- Quais são os vossos pontos fortes e as vossas fraquezas?
Limitamo-nos a ser nós próprios, sejamos 10 ou 100. A apreciação dos pontos fortes e fracos fica para a critica…

9- Como vês a legalização das claques em Portugal? Já sofreram na pele algumas consequências?
É um tema sensível e que ainda não teve consequências no nosso grupo, visto o nosso Farense ainda se encontrar na 3ª divisão. A luta contra a “ilegal “ legalização perdeu imensa força com a legalização de alguns grupos mais históricos e numerosos de Portugal, cujas opções não crítico pois cada qual sabe de si, mas que podem ter sido nocivas para o movimento ultra Português. Em Países estrangeiros com índices de violência bem maiores que no nosso, tal não aconteceu…são unidos, são fortes! Aprendi na vida a nunca dizer nunca… qualquer decisão será tomada em grupo pelo grupo.

10- Como tem sido a vossa luta contra o futebol moderno?
Não temos nenhuma guerra contra o futebol moderno, mas temos imensa pena ao ver para o que caminha, daremos a vida para ver o nosso Farense… já por diversas situações nas ultimas temporadas em que nos eram cobrados preços exorbitantes para o escalão onde nos encontrávamos e resolvemos apoiar o grande Farense do exterior do estádio “escusado será dizer que se não desse para ver o jogo pagaríamos o bilhete!”. Lutamos contra as injustiças, mas temos um ponto fraco…submetemo-nos a quase tudo para conseguir saciar o nosso vício, ver o nosso Farense.

11- Podes-me falar de projectos futuros?
Os projectos futuros para curto, médio e longo prazo… continuar a apoiar o Grande Farense, dar condições para que outros o façam também, e continuar a dura tarefa de combater a clubite na nossa cidade capital do Algarve, Faro!

12- O vosso grupo foi considerado o melhor dos escalões inferiores, para o nosso blog, deixa-nos um comentário final sobre algo que achas que ainda não foi dito, mas que é importante referir.
Sem dúvida que é uma honra receber tal nomeação e dá força para quem tantas horas dispende para levar a fim os nossos projectos. Olhando ao panorama ultra nacional qualidade e número não falta, mas a mentalidade está um pouco distorcida, se calhar por se preocuparem demais com pormenores fúteis paralelos à nossa existência, em vez do apoio ao clube de cada um. A nova guarda que agora nos chega absorve esta falsa ideologia, e cabe-nos a nós, velha guarda, saber transmitir a verdadeira mentalidade ultra, olhando para a realidade nacional só me resta concluir que estamos a falhar… De momento na 3ªdivisão, mas brevemente no I Ligal, envergando a bandeira do sul, sem que durante este período tenha deixado de ser o verdadeiro orgulho do Algarve."

Apoiem o clube da vossa terra!
Dos Fracos não reza a História!
Desde sempre…FARENSE…para sempre!


terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Nostalgia - Invasão a Portimão 03

No ano de 2003, o grande Farense deslocou-se a Portimão, tendo eu sido convidado pelo meu amigo Luís Monteiro da revista Adeptos, para escrever um texto sobre essa mesma transferta que tão grande significado simbólico teve junto de nós numa oportunidade de provar quem realmente era o orgulho do Algarve.
Esse mesmo texto deixo aqui, como que uma memória minha das muitas que tenho nestes 14anos de histórias nesta família que são os South Side.

Transferta a Portimão

"A ansiedade obriga-me a levantar bem cedo, eufórico preparo-me para o ritual: ajeito o cachecol ao espelho, estático vejo reflectido naquele preto e branco o orgulho de um renascimento!
A poucas horas para a maior transferta dos 9 anos de historia dos S.S.
Caminho para a estação, sinto que estou próximo da concentração, oiço cânticos ao longe e pressinto muita agitação.
Lá estão 100 ultras de goelas afinadas, sorrisos estampados e com grande vontade de partir (para) Portimão.
Chega a hora, o coração bate mais depressa, disfarçasse a ansiedade com os cânticos de uma paixão.
O comboio transporta pouco mais de uma hora repleta de emoção e loucura os S.S., no ambiente esta expresso a dedicação e orgulho de trazer junto ao peito o emblema de um clube, o nosso clube, a nossa CIDADE!
PORTIMÃO! Para nos receber estão mais 30 ultras S.S. que se juntam na curta caminhada até ao estádio e como que de uma só voz, ouve-se repetidamente “ SOMOS NÓS, SOMOS NÓS, O ORGULHO DO ALGARVE SOMOS NÓS”.
Dando pela nossa presença rapidamente se juntam a nós agentes da P.S.P. que nos acompanham no cortejo.
Pelas ruas monótonas de Portimão, posso sentir a admiração no olhar das gentes de Portimão, há muito que não se via tamanha agitação.
A entrada no estádio processa-se lentamente, pois muitos litros de cerveja estão por ser bebidos, mas aos poucos o peão, bancada destinada aos S.S. vai ganhando forma e um colorido diferente á festa do derby algarvio!
O grande Farense entra, as bandeiras são erguidas, os fumos são abertos e a vontade de todos nós bem expressa numa faixa “ 01-04-1910” “ 20-01-2003” “Escreve-se hoje mais uma página de gloria da nossa grande história!”.
O jogo começa, os nossos cânticos fazem-se ouvir no estádio e os golos aparecem, ambiente magnifico até que entra a policia e os robô-cães, 2 ultras são mordidos e pequenos incidentes sucedem-se até que aos poucos a bófia atingidos pelo bom senso e conscientes da força da bancada deixaram o peão.
Após o desnecessário sucedido e até ao final do jogo, a festa voltou ao topo S.S. onde foram abertas dias faixas mais direccionadas para os Marafados… “Nem com hospital chegam a capital!” e “ Nunca acabamos porque sempre te amamos!”
O jogo acaba com a vitória do grande Farense por 1-2 e um grande show ultra por parte dos S.S. , a viagem de regresso a capital do Algarve processa-se com um contínuo ambiente de festa, mas devidamente escoltados até Faro pela P.S.P.
Grupos presentes: Penha, Abuissa, Porno, Emissora, girls, Sonoro, Soldiers, Olhão, fuseta, Budens!
Em relação aos marafados…não os ouvi e mal os vi."

In “revista adeptos”


























FARENSE 1-2 Barreirense

Não estava a espera deste resultado... depois de 4 jogos sem perder, o Farense interrompe a sua caminhada com uma derrota caseira frente ao Barreirense.
Comecou bem no encontro, bom fio de jogo, muita entrega e um golo a premiar uma boa exibição na primeira parte.
Mas nos segundos 45 minutos tudo mudou... apesar do dominio territorial, o Farense pouco perigo criava e o Barreirense em duas investidas que faz a nossa aréa marca dois, o segundo ja nos descontos.
Na bancada cerca de 70 ultras deram um bom espectaculo criando bons momentos vocais no estadio Algarve.
Para a semana...TODOS A ÉVORA!!



fonte Leões de Faro