quarta-feira, 22 de abril de 2009

Uma Viagem a Meca do mundo ultra


Sempre que possível, tento conciliar o meu tempo disponível e algum buraco no calendário de jogos do meu Farense para acompanhar outros grupos e no mínimo 1 viagem por ano a outro país, onde tento enriquecer a minha cultura ultra.
Este ano já tinha tido o privilégio de acompanhar a Juve Leo na sua transferta à Luz, os Super Dragões ao Vincent Calderon, a curva benfiquista no estádio Algarve na final da taça da Liga e agora tive a minha experiência de vida. Numa viagem de 6 dias a Itália, onde tive a oportunidade de conhecer a sua rica história, consegui realizar um dos meus sonhos, assitir in loco, ao derby Lazio-Roma. Uma verdadeira viagem à Meca do mundo ultra!
Abalo de Portugal dia 6 na companhia do “puto” Nuno, à nossa espera está em Roma, Bagaço e Adão. Mas nós temos que fazer escala em Madrid, e aproveitando essa espera de 3 horas até ao voo para Roma, apanhamos o metro e deslocamo-nos ao Santiago Bernabeu para no mínimo o conhecermos por fora ,pois o tempo escasseava. Chegados lá, as fotos da praxe e uma volta em redor do estádio em busca de um bar, uma loja ou de algo onde absorver um pouco do espírito ultra. Não necessitamos de procurar muito, numa rua por detrás do topo sul, vários graffitis marcavam o território, em várias associações aos ultras Sur, mas também com muitas conotações politicas como já seria de esperar…descubro o bar dos Ultras Sur, devidamente barricado e fechado, pois só se encontra aberto em dias de jogo.
Nessa mesma rua almoçamos, e de estômagos cheios regressamos ao aeroporto para entrarmos directos para o voo.








Chegados a Roma, os ultras Bagaço e Adão já se encontravam a nossa espera no magnifico Fiat Panda que nos levaria a conhecer um pouco de toda a Itália, percorrendo 2000km em 2 dias!! E assim começa uma verdadeira aventura…
O dia começa bem cedo pelas 0730.Temos como destino Nápoles, mas antes queremos assegurar a nossa presença no derby de sábado. Tinhamos um contacto a nossa espera em Roma, o Andrea. O grupo dele costuma colocar-se no topo Norte, onde os confrontos com os ultras visitantes são mais fáceis, mas nesse jogo colocaram-se na central, visto o topo Norte ser da Lázio. Dadas as condicionantes e importância deste derby só conseguiríamos estar com ele mais tarde.
Vamos a um ticket Office onde supostamente teriam os bilhetes a venda, mas visto tratar-se de um jogo de alto risco, os pontos de venda estavam resumidos as lojas oficiais da lázio e Roma. A ansiedade começasse a apoderar-se de nós. Vamos á loja mais próxima, á da Roma na Piazza Collunna . BINGO! Bilhetes adquiridos para a Distinti sud, embora procurássemos para a Bancada Tevere, onde supostamente se iria desenrolar toda a acção, damo-nos por contentes pois estaríamos mesmo no meio da curva da Roma.




Na loja da Roma em Piazza Collunna

Missão cumprida, próxima paragem Nápoles! Vamos pela nacional, que durante quase todo o percurso é feito pela costa num passeio bastante agradável, parando apenas para abastecer de cerveja. Alias, seria aqui o grande prejuízo, com cerveja a 3e, aconselhamos a “Peroni”. Um passeio por pompeia “ tão persistentemente apelidada de Pamplona por Bagaço” chegamos a Nápoles já de noite, percebendo agora por que razão é apelidada por lixeira de Itália. É impressionante a quantidade de lixo espalhado pela cidade.
Com o estádio de San Paolo como destino, somos apanhados pela hora de ponta o que nos atrasa bastante. Uma cidade caótica a nível de transito, onde se sente um clima bastante pesado nas ruas, talvez traduzida pela pobreza desta mesma zona. Através de graffitis sente-se sempre a presença dos ultras, que por toda a cidade marcam o seu território.
Chegamos ao estádio de San Paolo, e num estádio fechado mas imponente por fora, respira-se essência ultra, enormes pinturas preenchem todas as paredes por detrás do topo norte. Impressionante!
Assim como o ultra Emmanuelle da Roma apelidava mais tarde “ in Napoli, tutto criminali”, sente-se o clima bastante pesado numa cidade escura.
Regressamos a Roma, onde chegaríamos pelas 00h.
Acordamos cedo, pelas 08h, com a triste noticia de que a série B tinha sido cancelada, devido ao terramoto. Que frustração! Tínhamos como planos ir assistir ao Pisa – Modana. Mas essa triste notícia não nos desmotivou, compramos um mapa de Itália e fazemo-nos a estrada. Destino Pisa. Fazemos 1200km neste dia, conhecemos Pisa, Firenze ( mas que belas mulheres "nheca") , Bolonha " Muitos arábes e muita droga nas ruas" e San Marino "espectacular". Chegamos a Roma as 05h.
Sábado, chegou o grande dia!
No berço da mentalidade ultra, iria assistir em pleno Olímpico a um dos Derby´s mais míticos do mundo. Depois de mais de 15 anos, saciando a minha admiração através de revistas e da net, vejo-me na eminência de concretizar um dos meus sonhos de vida, e deixem-me que lhes diga, é tudo o que vocês possam imaginar e melhor ainda!
Seguimos de metro até Lepanto, onde esperamos pelo bus 280. Enquanto esperamos metemos conversa com 2 adeptos da Lazio sem ter chegado a conclusão se seriam Ultras, desconfiados perguntam-nos se iríamos ao Olimpico e para que curva, fazendo-nos de turistas desentendidos mostramos o ticket… “Roma?” interrogam-se em voz alta, a conversa ficaria por ali. O Olímpico começa-se a avistar, os passeios mostram-se cada vez mais entupidos a medida que nos aproximamos cada vez mais. Ultras mais agitados, adeptos com a indumentaria completa dos seus clubes misturam-se, Cotas a segurar o filho numa mão e a faixa noutra… Esqueçam o nosso perfil de” cota”, os cotas lá são como nós, no máximo estão sentados na bancada agarrados ao seu estandarte ou agitando persistentemente a bandeira soltando com o calor do jogo algumas cânticos acompanhando a curva.
Faltam 30 min para o jogo, resolvemos ir beber uma antes de entrar como que prevendo a lei seca dentro do estádio. Até que descobrimos umas poções mágicas vendidas a entrada do recinto que os Italianos bebem compulsivamente antes do jogo “shot´s de cafeína com 20% volume de álcool”, são uma verdadeira bomba!
Dirigimo-nos para a entrada, torniquetes automáticos…e ”estupefacção nº1” não existe revista!?? Como é possível que num derby destes, não exista revista a entrada, num país com o historial de violência que Itália tem? Saberia mais tarde que não era que a policia não tivesse tentado, mas o movimento ultra lá é de tal maneira grande, forte e unido que simplesmente não entram na curva. Misturamo-nos na multidão e passando pelo bar a caminho da curva, “estupefacção nº2 “, existe cerveja a venda no Bar! Melhor ainda…andam marroquinos a vende-las na bancada! Isto não poderia começar melhor, faltando poucos minutos para o jogo, precipitamo-nos para a bancada, numa imagem típica do filme “assalto ao estádio”, a parte em que eles pela primeira vez entram na curva durante o filme, acaba o mesmo…sinto-me prestes a quebrar o grande enigma que estaria por detrás da confusão de ultras, fumo e bandeiras com que o mesmo acaba. Subo a enorme escadaria, o barulho vai-se tornando ensurdecedor, a entrada na curva esta entupida e só vislumbro a silhueta dos ultras, entro no estádio e simplesmente fantástico!!! Para onde quer que me vira-se era só ultras, que loucura! Com uma paixão futebolística enorme, vivendo os jogos como poucos, o orgulho da bandeira que agitavam, ou estandarte que seguravam, não dava para enganar…ali não existem pseudo-ultras, vivem os 90min com paixão! O estádio encontrava-se a meio, se calhar com um pouco mais de adeptos da Lazio por jogar em casa, nas curvas era um mar de bandeiras dos dois lados, o barulho no estádio era ensurdecedor até ao minuto de silêncio em memória das vítimas do terramoto, um silêncio de arrepiar. Começa o jogo com 5 minutos de silêncio da curva Romana, os Lazialle mandam…em 5min marcam 2 golos, mas como que um grito vindo da curva terminado o protesto, a Roma marca, o Caos instala-se. Numa curva que mais parecia uma Red Light District “ Estupefacção nº3”, viamo-nos rodeados de ultras desconfiados, tínhamos que quebrar o gelo… e com um “puxa do cigarrinho”, travamos conhecimento com Emmanuelle e um amigo que desesperava por não poder ver o jogo até ao fim…tinha que ir trabalhar. Uns porreiros, que fizeram com que nada nos faltasse até ao final do encontro! As frases sucediam-se quer de um lado quer de outro. Na tribunaTevere, os confrontos duram o jogo todo, com bombas a serem projectadas de um lado para o outro, assim como sucessivas investidas dos dois grupos, da única vez que a polícia tenta entrar na bancada, faltavam perto de 15 min para o final e foram prontamente expulsos. Sendo tónico para, a saída desse grupo para a rua tentando a entrada na curva Lazialle onde os confrontos se prolongariam.
O jogo acaba com 4-2 para a lazio, e os dialogos são difíceis com com quem quer que seja da parte da Roma, despedimo-nos do Emmanuele e vamos até a zona dos ultras da Lazio beber umas na zona onde se encontram as relotes mesmo atrás do topo Norte de onde vemos algumas correrias com uma policia sempre impavida e serena tentendo prolongar ao máximo os conflitos com os ultras e quando tal acontecia apenas os afastavam para uma zona mais discreta onde se podessem confrontar à vontade longe dos olhares das camaras .Metemo-nos no Bus onde adormecemos por uns 20min indo dar a um sitio bem mais distante de onde se encontrava o Olimpico!! Mas se não fosse estas aventuras as viagens nem seriam as mesmas.
Terá sido o jogo que estive presente, que mais rápido passou e que mais saudades terão deixado…
Os restantes dias foram passados conhecendo Roma e sua história.
Roma… uma experiência a repetir!


Dia 2-Pompeia, Nápoles




















DIA 3 - Pisa, Florença, Bolonha, San Marino































4 Dia - Lazio-Roma



























Juventude Évora 0-2 FARENSE

19-04-09… o meu Farense desloca-se a Évora para defrontar o Juventude.
Encontramo-nos a 4 pontos do Cova da Piedade e do Reguengos, que se defrontam entre si, e o Juventude encontra-se com os mesmos pontos que nós.
Um jogo de capital importância, assim como qualquer outras das 7 finais que temos pela frente, das 10 que a 2ªfase nos reserva.
Com as habituais esperas, por os habituais demorados…arrancam de Faro pelas 10h, perto de 40 ultras. Num ambiente de festa, surgem dois cânticos novos. E numa das muitas paragens até Évora…não é que surge o Ultra “Tibas” do grupo Penha, embora tenha acordado a más horas, ao ponto de ter perdido o BuSS, recupera os km´s que o separavam dos ultras de carro e junta-se a festa do BuSS. Isto sim é o ESPIRITO!
Chegados a Évora pelas 14h, deslocamo-nos para o estádio, ocupando as tasquinhas se encontram em seu redor. O tempo de espera é longo até a hora do jogo e pouco mais há para fazer, senão…beber! E beber…e beber…e beber…Chega a secção Lisboa! Cuja devoção tem surpreendido os mais cépticos.
A festa faz-se em conjunto, os ânimos já estão bem quentinhos e chega a hora do jogo.
Já dentro do estádio e a expectativa da reaparição da chefe “Floribela”, que nem Don Sebastião…a policia começa a arranjar algo por onde implicar…faixas aqui não! Mas elas lá ficaram…
Num jogo dominado pelo nosso Farense, ganhamos por 2-0. Sem que no entanto mais dois jogadores nossos fossem expulsos, numa actuação de condenar do sujeito que se passeava de preto no meio do campo e punha os nossos nervos em franja! Revolta na bancada e o fiscal de linha ia levando com a ira dos SS e sócios do Farense. Tudo valia! E o que valeu é que o “chapa” tem má pontaria…
Acaba o jogo e voltou-se a sentir o verdadeiro FARENSE! Os jogadores vêem festejar efusivamente connosco e restantes sócios, sendo eles próprios a dar a noticia do empate do Cova da Piedade e Reguengos. “ESTAMOS A UM PONTO!! ESTAMOS A UM PONTO!!”, gritavam eles a plenos pulmões!! São uns Bravos…
Fim de jogo, um tranquilo regresso a nossa capital, Faro.
EU ACREDITO!!!

























FARENSE 3-1 Cova da Piedade















sábado, 18 de abril de 2009

A tal carta...

Em consequência da transferta á Costa da Caparica, surgiu no Blog Leões de Faro uma carta de uma senhora daquela mesma região dos pais, carta esta dirigida ao sr. Presidente da C.M.F-
Nesta mesma carta, essa senhora vem mostrar a sua indignação sobre um grupo de adeptos que terão vandalizado uma estação de serviço.
Pondo-me na pele dessa mesma senhora, portadora de um enorme stress traumático de quem vive nessa mesma zona, com uma revolta interior enorme e sem nenhuma ocupação pessoal que a distraia dessas mesmas frustrações e ajude a descarregar essa raiva contida.
Dai que ao escrever esse texto transporte tudo isso para escrita.
Compreendo que a entrada de 50 elementos em festa vindos de um jogo de futebol seja de se fazer notar em qualquer estabelecimento que seja, compreendo que certas situações possam ter interpretações e julgamentos diferentes, esperava também que uma senhora com a experiência de vida que tem soubesse distinguir tais situações, mas lamento que tenha descido tão baixo na tentativa de denegrir o meu grupo num texto rodeado de falsidades.
Cansado de ver tamanha lavagem de roupa suja entre Farenses, que essa mesma carta veio provocar, no Blog Leões de Faro ao qual muito devemos nós Farenses como adeptos quer Farense como clube, aqui deixo um vídeo para que vejam o que realmente se passou.
Habituado a estes comentários difamatórios, entristece-me o facto, de que os Farenses não nos aceitem como somos e porque o somos depois dos nossos 15 anos de história, pois se tal acontecesse esta pequena carta portadora de mentiras não teria tido a ênfase que teve, sobrepondo-se a outros temas mais sensíveis com a actualidade do nosso clube e que por tantos problemas passa a todos os níveis.
Espero também que o mesmo Blog Leões de Faro nos acompanhe por muito tempo mais e que o caro JoãoC continue a ser o que sempre foi, um devoto Farense a quem muito devemos!
Continuaremos a ser como sempre o somos!
Somos Ultras Farense!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Silves 0-2 FARENSE

23-03-09…última jornada do campeonato e o nosso Farense deslocava-se ao reduto do Silves com a esperança de poder recuperar mais algum espaço de manobra aos restantes adversários da segunda fase, procurando alcançar a vitória e esperando que os restantes perdessem pontos.
De Faro deslocam-se perto de 80 ultras que se deslocam de carro. Saído directamente do trabalho para a cidade de Silves na companhia de mais 3 ultras, André, Bruno,carrega e João “ Tou muita maluc”, chegado lá reparo que somos dos primeiros a chegar… sentamo-nos numa esplanada a beber umas e não demora muito até que os primeiros grupos comecem a fazer-se sentir perto do estádio.
O preço dos bilhetes…o do costume, visto o nosso Farense ser o dos que mais adeptos arrastam, estes pequenos clubes tenta fazer com que a receita lhes salve a época, pior para eles pois os ultras não compactuam nestes roubos, entrada gratuita!
Já dentro do estádio a festa do costume, os ultras premiaram a equipa aquando da sua entrada com uma cascata de rolos “oferta da secção Lisboa SS”,
Ao longo do jogo, a animação constante do costume, 90min sem parar!
Numa vitória por 2-0 com alguns momentos mais quentes, em que alguns ultras mostraram a sua insatisfação com o arremesso de alguns objectos para o relvado em direcção ao árbitro.
Estas situações são de evitar, todos sabemos as dificuldades que o nosso clube enfrenta e estes comportamentos que podem-se traduzir em pesadas multas para o nosso clube são de evitar, nós temos outras maneiras de exercer essa mesma pressão.
Para quem vive os jogos intensamente como nós o fazemos é normal que certos excessos aconteçam com o calor dos jogos, dentro da pressão que nós exercermos de fora para dentro das quatro linhas defendendo sempre e só os interesses do nosso Farense, mas são de evitar pois saem apenas em prejuízo de nós próprios.
Mas é também certo que não reunimos simpatias de todas as facções farenses que estão sempre à espera destes pequenos acontecimentos sempre condenáveis e evitáveis para generalizar e nos tornar naquilo que tão falsamente nos apregoam de ser, como se não tivessem outra forma de estar ou outra razão de viver.
Não lhes daremos hipóteses! E com a mesma maneira de estar de sempre, mostraremos as verdadeiras razões da nossa existência, a verdadeira causa da nossa luta, o verdadeiro motivo de sermos ULTRAS…simplesmente o S.C.FARENSE!
Terminado o encontro, desloco-me com o grupo Penha até ao café mais próximo para saciar a sede de cerveja e celebrar mais uma vitória.
Daqui para a frente serão mais 10 finais!
NÓS ACREDITAMOS!
Desde sempre…FARENSE…para sempre!



quinta-feira, 16 de abril de 2009

Farense - Lusitano

Aqui ficam 2 videos do que foi a prestação dos South Side Boys no jogo contra o Lusitano de Évora.



Caros ultras

Caros ulras!
Antes de mais resta-me pedir uma vez mais desculpas pelo longo período em que não mantive o Blog actualizado mas o estive numa pequena viagem à Meca do mundo ultra.
Numa pequena viagem de 6 dias por Itália onde tive o prazer de presenciar ao Lazio-roma e de conhecer muitos outros estádios, coleccionei histórias e experiencias que brevemente partilharei com todos vós.
Posso dizer que volto com outra motivação e devoção para continuar a defender os mesmos ideais que defendo desde sempre, nesta maneira distinta de estar no futebol, com uma mentalidade distinta que é a Ultra, no apoio ao clube da minha cidade…o S.C.FARENSE!

quarta-feira, 18 de março de 2009

TODOS A SILVES!

Viagem no tempo...

Um clip produzido por o ultra "F" sobre as coreografias dos 2primeiros anos dos SS, sempre digno de ser publicitado e que nos faz viajar no tempo.

terça-feira, 17 de março de 2009

Resumindo...

Antes de mais, resta-me pedir desculpas mais uma vez, pelo prolongado período em que tive o Blog desactualizado, mas por motivos aos quais estou alheio não me foi possível.

Resumindo… o nosso Farense deslocou-se ao Barreiro para defrontar o Fabril no Domingo, dia 8 de Março. Grandes expectativas estavam criadas em torno deste jogo, pois faltando apenas 3 jornadas para o termo do campeonato, existe entre os ultras a esperança da subida, pois….NÓS ACREDITAMOS!
A concentração esta marcada para as 09h de maneira a estarmos em marcha pelas 0930.Como sempre não saímos a horas e como sempre graças aos atrasados do costume. Na viagem o mesmo de sempre…muita animação, muito álcool, as aventuras do costume e Barreiro a vista!
Chegados ao estádio, somos recebidos por um grupo de indivíduos que nos fazem uma visita guiada pela sala de troféus do clube, como o tempo até a hora do jogo era curto teve de ser em passo de corrida.
Até a hora do jogo, montamos acampamento nas imediações do estádio bebendo os últimos litros visto que seria mais que certo não haver cerveja com álcool no recinto.
Em cortejo deslocamo-nos para o estádio onde somos recebidos por uma autoridade demasiado autoritária, que nos cumprimenta com um “ os bêbados não entram!”
Irónico da situação…observando a entrada dos ultras com tamanho aparato policial, vislumbro pacotes de sangria e cerveja a entrarem nas mãos dos ultras. Na bancada perto de 50 ultras ensaiavam cânticos e a entrada dos jogadores é esticada a frase “ Venha quem vier!”.
Começa o jogo, um jogo morto com alguma supremacia do Fabril nos momentos iniciais mas conseguiríamos mudar a tendência do mesmo, embora o nulo fosse inevitável.
Começa a 2parte, começamos a perder…mas por intermédio de Pintassialgo restabeleciam a igualdade no marcador, mantendo a esperança num desfecho positivo “ Vitória”. Mas…tudo mudou. Sofremos 3 golos até final do desafio, fechando o marcador nos 4-1 e ainda vemos C.Neves ser expulso.
Enfim…uma exibição sem garra do nosso Farense e apesar do apoio ser de 90min, uma prestação mediana dos South Side.



PAINTBALL

Sábado, 14 Março

Mas que belo sábado… paintball e churrasco reunindo a família SS.
Num evento que teve a colaboração do grupo Penha e dos Phantom na organização, não faltou nada… cerveja, carne, um grande dia de sol, e muitos ultras para a Velha Guarda pintar da cabeça aos pés!
Pelas 09h os ultras já equipados a rigor concentram-se no sítio do costume e seguem caminho para o campo de batalha. Presentes estão a Velha Guarda, Grupo Porno, Nova Guarda e Grupo Abuissa.
Num campeonato a duas voltas o grupo Porno ainda conseguiu aspirar a algo mais que o segundo lugar, mas as suas esperanças seriam defraudadas por uma prestação arrasadora da Velha Guarda que se classificaria em primeiro lugar, seguidos do Grupo Porno, Grupo Abuissa e da “ainda verdinhos para estes teatros de guerra” Nova Guarda.















Os Vencedores



FARENSE 3-1 Lusitano de Évora

Domingo, 15 Março

Numa ansiada partida " sinto-me a tornar repetitivo...mas pelos vistos todas as semanas temos uma razão por ansiar pelo próximo Domingo", neste regresso ao NOSSO S.Luis, na recepção aos Alentejanos, os South Side souberam apadrinhar mais este regresso com uma presença massiva de perto de 150ultras.
MAS QUE PRESENÇA, MAS QUE JOGO, MAS QUE VITÓRIA!!
Pelas 12h os ultras começam-se a juntar na sede para um churrasco " Carne e vinho", e preparação da corografia, num convivio de salutar em mais uma reunião da familia SS.
Dentro do campo, nosso Farense numa exibição exemplar guiados pelo inspiradissimo Norberto " Um dos nossos", bateu os Alentejanos por 3-1.
Na Bancada os ultras não ficaram atrás e deram show! Na entrada dos jogadores variás bandeiras pretas e brancas são desfraldadas na bancada, acompanhadas pela faixa " Á Vitória".
Numa fantástica tarde de futebol, uma tarde quente "típica de verão", a curva repleta, uma exibição de louvar do Farense e uns 90 min que cada vez mais parecem curtos para os ultras... o Cova da Piedade perdeu fora, reduzindo a diferença pontual para o segundo classificado para 15pontos.
Ansiosamente espero pela transferta do próximo domingo a Silves...
EU ACREDITO!!!