terça-feira, 8 de setembro de 2009

Comunicado

Em virtude da polémica levantada em torno do patrocínio dos South Side Boys a equipa de infantis do Sporting Clube Farense vejo-me obrigado a sair em defesa do bom nome da minha Associação que foi alvo de difamação, comentários preconceituosos e mesquinhice, esclarecendo sobre alguns pontos que contornaram este assunto.
Os South Side Boys existem desde 4 Maio de 1994, são a claque do Sporting Clube Farense e estão constituídos como Associação Juvenil desde o ano de 2002, registados e legalizados assim como o seu símbolo, alvo de tanta polémica.
A constituição Portuguesa é bastante esclarecedora no que toca a exibição e ostentação de simbologia de carácter “nazi”, estando o nosso símbolo registado em notário, restam apenas as mentes mais preconceituosas e retrógradas conseguir fazer tal associação entre o nosso símbolo e movimentos de extrema-direita.
Assim como se encontra nos nossos estatutos, os South Side Boys teem como objecto social, o apoio a equipa de futebol sénior do Sporting clube Farense para além de participarem em colaboração com várias Associações Farenses e não só, em acções sociais na cidade de todos nós, tais como, colectas de brinquedos para a Associação Caritas, organização de concertos para colecta de fundos com o M.A.F. “ Movimento Animal de Faro, apoio a várias bandas Farenses e organização de concertos e eventos de lazer.
Os South Side Boys , a semelhança de uma micro sociedade, são constituídos por 203 sócios de todas as idades, estratos sociais e cores políticas, dos 4 aos 50 anos, do simples mariscador ao desempregado, empresário ou advogado, do apolítico ao militante de PSD, Bloco de Esquerda ou PNR, assim como em qualquer grande instituição, com o único objectivo de apoiar o Sporting Clube Farense.
No que toca ao tema, alvo de tanta polémica, os South Side Boys á semelhança das últimas duas épocas tentaram a aproximação á direcção do nosso Sporting Clube Farense para o patrocínio de uma das equipas de formação do nosso clube, com alguns fundos que conseguimos reunir. Se na anterior não obtivemos qualquer resposta, esta época houve reciprocidade da parte da direcção do nosso clube.
Foi efectuada uma reunião em que se abordou entre outros assuntos, o referido patrocínio, sendo acordado em primeira instância a colocação do mesmo símbolo, sendo feito em virtude deste acordo um comunicado de imprensa.
Nos dias seguintes, levantaram-se algumas vozes discordantes de tal, sendo sugerido algumas alterações no mesmo, ao qual a Associação South Side não acedeu, pois o referido símbolo este legalizado e a nossa Associação sendo tradicionalista e bairrista como é, jamais se envergonhara dele ou cedera a pressões de mentes preconceituosas. Consciente de tais acusações estarem relacionadas com a opção política de um respeitoso elemento nosso, generalizando para todo o nosso grupo, a direcção e restantes associados mostram solidariedade para com o nosso sócio e repugnância por tais infundadas difamações, não aceitando a alteração do referido logótipo. Não compreendendo mas aceitando a decisão da direcção do nosso clube, legitimada pelos associados do nosso grande Farense, mantendo as portas abertas para o futuro.
Os South Side são apolíticos e existem com o único propósito de apoiar o Sporting Clube Farense e quaisquer acusações infundadas e difamatórias feitas no futuro em torno deste tema que não sejam feitas na base do anonimato, daremos ordem ao nosso departamento jurídico para seguir todos os transites para a acusação de difamação dos mesmos.
Por Faro, pelo Farense, pelos Farenses!


O presidente
João Galrito

Taça de Portugal

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Relax...

FARENSE 3-0 Castrense

TEMOS EQUIPA!
Pois é meus amigos...vejo o nosso Farense jogar como ha muito tempo não via!! E não me refiro e ganhar jogos somente...mas estamos a jogar a bola!!
Fantástico...Cannigia continua a surpreender-me, idalecio a comandar imperialmente a defesa, Quadros...uma verdadeira carraça cujas pilhas parecem não ter fim, justo a entrar sempre com a 5ª a fundo, Norberto a entrar e a mostrar a usa característica garra e velocidade, o "grande" Bruno a entrar e a marcar, mostrando que para além de uma excelente equipa temos excelentes alternativas no banco e claro...Salve Álvaro " Kiwi para nós", qual Ronaldo, qual Messi...nós temos o KIWI!!! Que jogão que o miúdo fez "mais um", nem parece que veio dos juniores, corpo franzino, mas com garra, técnica, velocidade, objectividade...enfim, TEMOS HOMEM!!
Na bancada os S.S. marcaram presença com cerca de 45elementos..." o verão teima em não acabar", e devo dizer que a prestação foi muito abaixo do que nos habituamos...cantamos os 90min, mas a questão não é só cantar, temos que sentir aquilo que cantamos e não existe rouquidão ou ressaca que nos impeça de puxarmos como bem sabemos e como o nosso Farense bem merece!! Apoio foi continuo com poucos bons momentos.

sábado, 5 de setembro de 2009

Novidade!

Pois é pessoal, temos no universo cibernético Farense dois novos blogs!
o "ultras core", pertencente aos F.U.C. , Farense Ultras Core e o segundo "diario de um farense" pertencente a um sócio S.S.
Para ambos desejo o maior sucesso!
FARENSE SEMPRE!

Saidas do Baú















sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Outra Curiosidade... "Fighting Fans"

Vagueando pela net...coloco Farense no Google, selecciono livros a espera de nada encontrar e dou caras com isto... "Fighitng Fans", um livro de Eric Dunnig que aborda o tema do Hooliganismo, e que na pagina 165, faz a seguinte referência " Página 165
When the referee showed a yellow card to a Farense player, ... The tension
reached a climax at the end of the game when, outside the ground, the Farense
..." .
Deixa-me curioso, assim como deixará a muitos de vós,de saber o contexto em si deste pequeno excerto, mas de momento esta esgotado...



Para quem quiser procurar mais a fundo, aqu fica o link: Figthing Fans

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Curiosidades...



Ele ja não defende as cores do nosso clube, tem mais cabelos brancos e para sempre lhe estaremos agradecidos pela sua atitude na bancada aquando da deslocação do nosso Farense a Lamas...ele é Jorge Jesus o actual treinador dos lampiões.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Relax...

1ªJornada : FARENSE - Castrense

S.S. patrocinam...

S.S. patrocinam os infantis

Sporting Clube Farense com patrocinadores para todos os escalões de futebol
O Farense completou hoje o lote de patrocinadores que irão apoiar as diferentes equipas de futebol.
Assim para os Seniores o patrocínio principal e na frente das camisolas será do Fórum Algarve. O Moto Clube de Faro constará também no equipamento dos atletas.
A Messinagro é o principal patrocinador dos Juniores, e nos Juvenis será a Gascan.
Para os Iniciados o clube tem o apoio da Óptica Graça e no equipamento dos Infantis irá figurar o nome da claque do Farense, South Side Boys.
No equipamento das Escolas de Competição o patrocinador a figurar será a Saniferro.
O Sporting Clube Farense, agradece desde já a disponibilidade demonstrada por estas empresas e associações no apoio ao clube.
Continuamos a tentar encontrar outros patrocínios, nomeadamente para as equipas de Basquetebol, uma vez que este ano o clube conta participar no Campeonato de Seniores da modalidade.

SCF – Gabinete de Imprensa

Entrevista ao Barão

domingo, 30 de agosto de 2009

Taça de portugal: FARENSE 2-1 Vitória

O nosso Farense defrontou e derrotou esta tarde para a 1ªeliminatória da Taça de Portugal, o Vitória do Pico por 2-1.
O nosso Farense sem estar a ser demasiado exigente, teve uma boa exibição tendo em conta, este ser o 1ºjogo oficial desta época e o adversário ser da 2ªdivisão.
Os Açorianos meteram-se em vantagem as 22m numa das poucas ocasiões que tiveram durante todo o encontro, pois os defesas tiveram uma exibição personalizada com o Grande Idalécio que ergueu a braçadeira de capitão a tapar todos os caminhos da nossa baliza " é tramado Sérgio..., mas ele até rende", agradou-me imenso também a exibição do Álvaro "Kiwi" que repôs a igualdade, que chegou a pertencer á nova guarda e agora defende o nosso clube dentro das 4linhas, do Bravo Cannigia, do Justo a entrar e resolver o jogo, do Quadros...uma verdadeira carraça. Enfim... gostei imenso!!
Na bancada os ultras não ficaram atrás, tinha uma certa ansiedade para ver a resposta dos mesmos para este inicio de época...se em outras épocas começamos e meio gás, esta entrámos a todo o gás!!
Boa presença, com cerca de 50ultras na bancada, tendo em conta o final do mês de Agosto "recheado de inúmeros eventos", e as quentes tardes de Verão, as ressacas dos eventos da noite anterior e o preço do bilhete por ser para a Taça. Boa presença e boa prestação, apoiando sempre a equipa ao longo dos 90 min, com alguns grandes momentos a dar a "tesanita" para a época que se avizinha.

DOMINGO FARENSE- Castrense as 17h no Estádio Algarve!







quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Paco Fortes...

Fortes, de dormir numa furgoneta a trabalhar no porto de Barcelona

A ajuda do Agrupamento de veteranos do Barcelona terá sido a chave para que o ex-futebolista, que vestiu a camisola blaugrana junto a Cruyff, Rexach e Asensi, entre outros, possa refazer a sua vida.
Após dedicar-se a treinador, as coisas nao correram bem a nível pessoal , mas agora voltam a sorrir.
Paco Fortes foi futebolista desde 1975, quando despontou com a camisola do Barça, até 1988, quando se retirou no Farense. Pelo caminho, também vestiu as camisolas do Málaga, Espanyol e do Valladolid.
Após pendurar as botas, dedicou-se a aos bancos de suplentes. Sobretudo, em Portugal, até que também teve uma aventura no conjunto marroquino do Raja de Casablanca. As coisas começaram-se a complicar pouco depois. Os problemas económicos apareceram e Fortes, agora com 54 anos, viu-se, pouco a pouco, sem recursos.
Quando regressou a Barcelona fê-lo numa situação muito precária. Tanto que se viu obrigado a dormir numa furgoneta, onde era visto em L’Hospitalet. A acção de um dos seus familiares foi a chave para que o ex-futebolista, que chegou a jogar um jogo pela selecção espanhola, pudesse começar a refazer a sua vida.
Após entrar em contacto com o Agrupamento de veteranos do Barcelona, Paco Fortes começou a refazer de novo a sua vida. A associação blaugrana tem por norma não destinar recursos económicos de forma directa a ex-jogadores menores de 65 anos, sendo que, a partir de essa idade, se entende que termina o período laboral e se atinge a reforma. Em troca, ajudam a procurar emprego. Isto é, precisamente, o que fizeram com Paco Fortes.
O agrupamento informou que o ex-jogador, começara a trabalhar no porto de Barcelona como controlador. Fortes não terá desaproveitado esta segunda oportunidade que a vida lhe há dado e agora volta a sorrir. Ele que foi futebolista profissional superou o amargo gosto do seu novo emprego . Levou-o tão a sério que logrou uma pequena promoção, o que lhe dá mais força para seguir em frente e esquecer pelo que teve de passar durante muito tempo.

in " Sport.es"

Já a algum tempo que nos interrogávamos do paradeiro do grande Paco Fortes, boatos eram muitos, certas quase nenhumas...e é com tristeza que constato com a triste realidade dele, mas com alegria que sei que ajudado começa a recuperar a alegria de viver depois de tantas alegrias ter proporcionado a todos nós Farenses.
Dizia-se muito, que apostava pouco nos jovens, que era um treinador defensivo...mas Paco era Paco e até aos dias de hoje inigualável!
Dos tempos de jogador, ainda eu era bastante jovem mas para além da sua garra, e valor inquestionável que tinha, algo me marcou nos meus primeiros tempos como adepto do nosso Farense, aquando de um jogo em Olhão, estava eu as cavalitas do meu pai, quando Paco protegendo a bola na linha lateral enquanto era fustigado por os defesas com constantes porradas, perde a cabeça e virando-se pontapeia o jogador do Olhanense deixando-o por terra e provocando a ira do público de Olhão que invadiria o campo atrás de Paco que se trancaria sozinho no balneário deixando restante equipa no relvado. Como treinador, das constantes correrias ao longo da linha, da sua voz rouca que se ouvia em todo o estádio motivando os jogadores no espanholes “Vamo miúdo”, que acabava por contagiar o estádio todo, tornando-o num verdadeiro inferno, no pedaço de terreno em frente ao banco de suplentes onde nunca crescia relva pois o Paco fumava compulsivamente, ou da humilde atitude de Paco, que numa deslocação a Braga viria a disponibilizar alguns escudos a cerca de 8 S.S. que se deslocaram em mais uma aventura sem dinheiro para regressar a Faro… sem nos esquecermos da Final, finalíssima e taça UEFA, em que Paco uniu para além de todo o Algarve, todo o Sul de Portugal no apoio ao nosso FARENSE!
Por tudo isto… FORÇA PACO!!


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Relax...

Carta aos Sócios

Caros Sócios!
Venho por este meio comunicar a abertura da nova época 2009/2010.
Depois de 5 épocas de uma amargosa luta para a realização de eleições no nosso Farense, na tentativa de recuperar a credibilidade, respeito e legitimidade no nosso clube, eis que temos uma direcção legítima.
Todos os South Side estão de parabéns pelo apoio, postura, atitude e militância na constante luta dos interesses do nosso clube e do futuro não espero menos de todos vós.
Uma nova fase se avizinha, e os South Side uma vez recuperada a legitimidade da direcção do nosso Farense, irão voltar a dar a sua contribuição como Farenses que somos e voltarão a pagar a respectiva cota mensal do nosso clube.
Porém, a nova direcção do S.C.F. em sinal de reconhecimento pelos South Side enquanto força activa e importante do clube de todos nós, estabeleceram 3modalidades de pagamento que ficaram ao critério dos ultras decidir qual será a mais indicada:
A- Pagamento de 6€mensais, garantindo assim os mesmos direitos que qualquer sócio do S.C.F. e entrada gratuita nos jogos do S.C.F.
B- Pagamento de 2€ mensais garantindo somente a entrada nos jogos do S.C.F.
C- Pagamento de 1€ em qualquer jogo do S.C.F. mediante a apresentação do cartão de sócio South Side
Assim sendo, nesta nova época todos os ultras South Side para além dos 10€ anuais, contribuirão com uma mensalidade para o nosso S.C.F., ficando ao critério de cada um a quantia a pagar e os direitos a preservar, garantindo assim a presença nos jogos em casa e no apoio ao clube de todos nós, agora e sempre Sporting Clube Farense.
Numa época que se espera de celebração pelo centenário do nosso Sporting Clube Farense, e pelos 16anos dos South Side Boys, não manteremos mas aumentaremos a nossa influência na cidade de todos nós, Faro, capital do Algarve, espalhando os ideais que nos motivam a defender como defendemos, apoiar como apoiamos, e a sofrer como sofremos pelo clube que todos nós honramos e a cidade que todos nós defendemos.
Na base da ideologia ultra que durante muitos anos sonhámos, defendemos e que agora difundimos junto dos nossos, apelando ao orgulho de ser de Faro e valorizando o que é de Faro, manteremos a nossa maneira de estar que cada vez menos é estranha ao olhos de muitos e cada vez mais o ideal aos olhos de todos!
Unidos seremos mais fortes!
Por Faro, pelo Farense, pelos Farenses!

O Presidente
João Galrito