sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Palavras que nos tocam!

Por vezes deparo-me com alguns casos que me enchem de orgulho e mostram que estamos no caminho certo! Neste caso em concreto, são palavras de um jovem ultra que nos acompanha a pouco tempo, mas cujas palavras me emocionaram ao mostrar-me o outro lado...o lado de quem cai na doença da clubite, mas que por ela própria encontra o caminho certo. Esta nossa batalha começou a quase 20anos e nunca mais terá termo...ter uma bancada cheia pode ser fácil, mas uma bancada cheia de ultras com mentalidade não é fácil. O crescimento tem sempre o "senão" se não for sustentado, mas exemplos como este só nos mostram que estamos no caminho certo. Partilho com vocês este texto de um jovem ultra. Bravo "Knox"!

"GRAÇAS A "DEUS" SOU FARENSE!
Nasci no Hospital de Faro no exacto momento que o Farense marcava um golo e ouvia-se o São Luís ao rubro na sala de parto.O médico convenceu os meus pais a fazerem-me sócio,e fui durante muitos anos sem entrar uma vez no estádio. Numa familia que não vai muito com o futebol,sem ser os derbies,os pais são do Sporting mas não ligam ao futebol,então o meu avô sportinguista (que saudades avô!) e a minha avó benfiquista doente entraram numa guerra para me tornarem verde,ou vermelho respectivamente.. os subornos de uma avó no natal fazem milagres! De repente sou benfiquista ferrenho.
Clubite instalada. Vejo-me a gritar golo,a sofrer, festejar títulos (não muitos felizmente) de um clube que não é o meu.
Ser de um clube grande é FÁCIL! Tema de conversa segunda-feira com quase toda a gente,ir ao café com os amigos despachar minis e ver o 'nosso' clube na televisão.. e assim foi durante largos anos,uma falsa fé, de apoiar cegamente pessoas que nada por mim fazem,que em nada me representam nem à minha cidade. Houve pessoas que me tentavam levar a ver o Farense,mas eu já estava demasiado toldado e arranjava sempre as mesmas desculpas, "os gajos não jogam nada" , "pagar para ver esses
coxos? e os bilhetes caríssimos!", sem nunca ter lá posto os pés. Ignorante. Graças a "Deus" (com aspas,porque o nosso caminho
somos nós que o fazemos) um dia já embriagado,perante uma proposta de ir a uma deslocação, aceitei. Tudo fez sentido.
Caiu-me a máscara.. mais de 100 Farenses a fazerem quilómetros para irem defender a sua cidade contra tudo e contra todos!
Senti-me estúpido,o que é que eu andei a fazer estes anos todos! O que pensava que era uma paixão,desapareceu dando lugar a um amor eterno! Pensei que fosse da emoção do momento,mas não, ligo a televisão para ver o Benfica e penso"mas quem são estes gajos e o que é que eu tenho a ver com eles?"... NADA! Agora passado uns tempos vejo-me a fazer quilómetros e a gritar não só por um clube mas por uma cidade, pela NOSSA cidade! A ganhar, a perder,na distrital ou na primeira,
o que é que isso interessa,estamos lá e cantamos alto e defendemos o que é nosso. Nasci Farense mas ensinaram-me a não sê-lo.
Tive o privilégio de me reencontrar,de ser algo que sempre fui e nunca me 'deixaram' ser.. Nasci Farense e vou morrer Farense!
Que todos os Farenses se reencontrem com a sua cidade e o seu clube,como eu, que tive a sorte que isso me acontecesse,e contagiem todos os outros para que o caminho de todos nós seja o mesmo!
DEFENDE O TEU CLUBE,HONRA A TUA CIDADE!
ÉS DE FARO,ÉS FARENSE!"


1 comentário:

knox disse...

Obrigado Galrito! tudo o que disse foi sentido.. e foi com exemplos como o teu que me 'curei' da clubite! sempre te vi como alguem com os valores que quero seguir e continuarei a ver, obrigado e um GRANDE ABRAÇO!