quarta-feira, 22 de julho de 2009

Contra o Futebol moderno!

Muito se apregoa nos dias de hoje contra o futebol moderno, o futebol dos milhões ( não dos espectadores mas dos €uros), das televisões, dos jogos sem alma, de patrocinadores a escolherem equipas, dos lugares sentados e marcados dentro do estádio, das ligas que vendem o seu nome, da censura da linguagem, da proibição da cerveja com álcool nos estádios, da violência policial cega, dos preços exorbitantes dos bilhetes, da censura de frases de apoio ou provocação ( que desde sempre imperaram nas curvas fomentando o bairrismo, o clubismo), tanta coisa que mudou em tão pouco tempo.
Lembro-me da década de 90, em que o futebol pertencia ao povo…em que havia calor, paixão, emoção nas bancadas, em quem os jogadores podiam exprimir a vontade a emoção dos golos e comemorar com os seus adeptos (sem que seja castigado), dos bilhetes acessíveis, em que o campeonato de chamava de campeonato nacional, do porteiro que fechava os olhos a algumas crianças que depois de horas de persistência para entrar , lá o conseguiam…do sr. Lei que sentia inveja de não poder estar na bancada e apenas metia a mão no ombro do adepto mais exaltado, em que podíamos levar bandeiras para os estádios, em que havia cerveja no estádio, em que podias estar de pé e junto dos teus amigos…enfim, do futebol na sua mais pura essência e pelo futebol que eu me apaixonei.
Na última década o nosso clube passou do protagonismo de uma liga que passou a ter nome de cerveja para os distritais num período de apenas 4anos…sentimos medo na altura, medo do amadorismo, de cair no esquecimento, medo de não conseguir levantar, medo de acabar depois de tamanha queda. Mas a verdade é que fomos encontrar aquilo que sempre tínhamos defendido, idolatrado e tão hipocritamente desprezado…o futebol tradicional!QUE SAUDADES!!!
Não digo que queria lá ficar, nem digo que anseio um regresso rápido a I Liga, quero o maior sucesso para o meu FARENSE, mas esta passagem pelo distrital fez-nos mudar como pessoas, como ultras…e ajudou a cimentar a nossa mentalidade dentro da nova guarda que nos chegou e a dar valor ao que verdadeiramente tem valor e criticar o que verdadeiramente merece ser criticado, não anseio pelas principais ligas, apenas quero estar junto dos meus a apoiar o meu clube independentemente da divisão, da importância do jogo, do adversário ou do local do encontro...sinto-me diferente, sinto-me melhor!! .
Poderia ficar aqui horas a escrever páginas sobre este tema… mas deixo-vos um vídeo que encontrei ao navegar pela net.



Sem comentários: