segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

FARENSE 5-0 Esperança de Lagos

8 de Janeiro, Farense-Lagos...um jogo muito aguardado por todos, quer fosse pelo interregno do campeonato por duas semanas, quer fosse por ser contra o 2ºclassificado podendo assim ampliar a diferença pontual ou quer fosse pela magistral coreografia preparada pelos S.S. para este jogo. Para alguns este jogo terá mesmo começado assim que terminou o jogo em Quarteira, a 18 de Dezembro! Desde o projecto inicial que consistiria numa estandarte de 20m, até ao resultado final de um pano de 60m por 9m,bastou 20minutos de esplanada com o Valter...e para a concretização do mesmo, levou 2 semanas! Com as festividades pelo meio e as 9 horas laborais obrigatórias, restava-nos grandes noitadas de colagens, projecções, medições, improvisações, pinturas...e uma enorme dor de pernas! Mas tal como li a pouco tempo atrás numa Zine nossa..."o ultra sonha...a obra nasce!" , e posso dizer que a enorme dor de pernas passou num ápice, assim que o pano se ergueu no topo norte do S.Luis! Dia de jogo, para variar entro de madrugada para estar fora de serviço antes do jogo, pelas 1330 já estava de cachecol ao pescoço. Na sede o ambiente estava muito bom, alguns ultras tinham ido apoiar os miúdos de manha e tinham feito uma almoçarada, a coreografia já estava preparada na bancada...tudo perfeito! É esta luta que tinha a tanto tempo, que o pessoal viesse para o jogo com antecedência e não com os habituais 5m de atraso dadas as ressacas...pessoalmente aguardo o Domingo com grande ansiedade e desloco-me para o S.luis com bastante antecedência "sempre que me é possível"para beber as primeiras, confraternizar com os ultras, criar o ambiente de bancada fora da mesma...e graças a deus nestes últimos jogos não me tenho sentido sozinho, devendo acrescentar que este será apenas um dentro das enormes diferenças a nível de postura e mentalidade do meu grupo, os South Side Boys do qual, cada vez me orgulho mais! Depois da curta passagem pela sede, cedo me desloco para o S.Luis. Já dentro do estádio, depois de as equipas recolherem aos balneários, chega o momento e o pano é aberto no topo...GRANDIOSO! O sorriso estampa-se na cara, o cansaço desaparece num ápice e todos os presentes enchem-se de orgulho! LINDO!!!Na bancada, o habitual...festival durante 90minutos, no relvado, o normal...o nosso Farense superiorizava-se perante o Lagos e goleia por 5-0, enfim, uma bela tarde de futebol!! Ou assim poderia ter sido...não fosse um factor inesperado ( ou talvez não)externo a tudo isto...a Policia de "in"Segurança Publica.
Resumindo...ao se entrar no estádio toda a gente se interrogava sobre o enorme aparato policial para este jogo, 2 comissários e perto de 20 elementos do C.I. ,  num jogo sem adeptos adversários, impedindo adeptos Farenses de se colocar nos últimos dois degraus do topo Norte ( alegando razões de segurança) e colocando dois elementos atrás dos S.S., causando um mau estar e um ambiente bastante tenso desde o inicio do jogo. Perto do final do jogo, num protesto pacifico contra esta postura provocatória e arrogante, os ultras passam a fazer a festa que faziam até ao momento nos últimos dois degraus, entoando cânticos, "S.Luis é nosso e há-de ser!", levando a que os elementos do C.I. colocados na Bancada Nova, atravessam o campo com o jogo a decorrer, interrompendo o mesmo, sobem o topo e fazem uma carga policial completamente despropositada e desproporcionada sobre todo o topo...agredindo indiscriminadamente, ultras, mulheres, crianças com bastões virados e gás pimenta, lançando o caos sobre todos os presentes...mulheres assustadas, crianças a chorar depois de levarem com Gás Pimenta, UMA VERGONHA!!!!! Depois da acção...a reacção! Os ultras e adeptos insurgem-se contra tamanha vergonha e voltam a ocupar o sector! O que dizer sobre tudo isto? Pessoalmente, fui agredido com Gás Pimenta duas vezes, uma delas a levar duas crianças de 7anos para fora do caos, quando um agente da Policia de Segurança Publica nos atacou com o Gás...a minha namorada (grávida) foi empurrada a pontapé bancada abaixo...logo as minhas palavras só serão de raiva, ódio e repudio sobre aqueles que supostamente deveriam zelar pela ordem, logo...fico calado!
As curiosidades são muitas...numa semana em que foi noticia os cortes nos ordenados na P.S.P. e que os gratificados teriam um peso enorme para colmatar tais perdas, aumenta o policiamento para o dobro nos nossos jogos, num jogo em que decorria em festa, colocam policias entre os adeptos numa atitude provocatória e desencadeiam uma carga policial ( se calhar para terem mais policias gratificados no próximo jogo) num jogo contra o Esperança de Lagos, um dos comissários era de Lagos e tinha feito o policiamento aquando a nossa ida a Lagos...enfim, muitas curiosidades! E as consequências? Detidos...0!! Para além da carga de porrada, da humilhação, da ausência de comunicado por parte da P.S.P sobre tais acontecimentos, o nosso clube ainda foi multado por 1500€!!
Para concluir...JAMAIS NOS DEMOVERÃO!!








"S.LUIS É NOSSO,  S.LUIS É NOSSO,  S.LUIS É NOSSO E HÁ-DE SER... S.LUIS É NOSSO E HÁ-DE SER,  S.LUIS É NOSSO ATÉ MORRER!!!"


Fotos retiradas de : www.southsideboysfotos.blogspot.com

Sem comentários: