quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Uma maneira de estar...

Na vida existem várias maneiras de estar, várias crenças, vários ideais…no futebol é igual.
Muitas vezes levamos para o futebol essa maneira de estar, muitas vezes temos uma maneira completamente distinta servindo o futebol para isso mesmo….um escape para a nossa realidade nos restantes 6dias da semana, mas também existe o caso em que o futebol é a nossa vida e toda a restante viva em consonância desta maneira de estar.
O meu caso é esse mesmo…desde bem cedo apaixonado pelo futebol e não muito depois fascinado pelo mundo ultra, numa altura em que se deu o Boom em Portugal, mais precisamente na década de 90.
Fascinado por uma palavra que traduzia uma maneira de estar “ Ultra” e que nos chegava da Meca do mundo ultra “ Itália” , absorvíamos tudo o que de lá viesse a adoptávamos a nossa realidade.
Faixas, nomes de grupo, coreografias, expressões, cânticos…tudo era copiada até ao seu mais ínfimo pormenor. Uma época em que não existia a Net, resumíamo-nos as revistas ultras e ao intercâmbio de material com membros de outros grupos da Europa, as fotomontagens fazíamos manualmente “fotografando outras fotos, resultando assim a fotomontagem final”, hoje temos os computadores…as Zines escrevíamo-las com máquina de escrever, hoje temos os computadores…as faixas principais fazíamo-las a mão, hoje pagam para as fazerem “saem mais perfeitas”, enfim…tudo era mais difícil, tudo era mais puro.
Olhava para as fotos e fascinava-me com as coreografias e idealizava novas, até que esse fascínio despoletou curiosidade. Curiosidade de como se fazia, mas nos South Side com pouca gente me dava…era aquele puto curioso que estava sempre presente, tímido e observador, transportava ideias para o meu grupo “Ultra Boys”.
Quase tudo me fascinava, bandeiras, fumos, faixas, estandartes, coreografias, simplesmente ADORO!!
NA época o Barão era o Picasso do grupo e aos poucos ia-me disponibilizando para ajudar, na idealização, na elaboração, na pintura, no que fosse necessário. Aquilo fascinava-me!
A antiga sede “ Debaixo do peão” estava sempre repleta de pessoal, como sempre muitos a beber e poucos os trabalhar “ foi, é e será sempre assim…mas antes existia respeito por esse trabalho” escusado será dizer que eu era um desses, mas não estava sozinho havia outros mais, pois nesse tempo éramos “Bué”. A certa altura o Barão sai dos SS e naturalmente fico eu o Picasso do grupo, sem ninguém ter nomeado…foi algo natural.
Idealizar coreografias utópicas, fazer bandeiras, pintar frases em consonância com a actualidade do grupo, do clube, uma menção, um protesto, um louvor, uma força…tudo é razão para expressar na bancada, no jogo, no nosso ambiente natural.
Com sede ou sem sede, com condições ou não, o que é certo é que nada nos parava…dias de chuva a procura de uma garagem aberta para pintar e bazar no mais curto espaço de tempo, com projector ou a régua, em plástico, ráfia ou pano, faltava dinheiro dividíamos a despesa sem olhar a custos…nada nos parava.
Tempos difíceis e tempos de bonança, fossemos muitos ou os irredutíveis de sempre, sempre a mesma postura, sempre a mesma coerência e mentalidade…a mentalidade ultra.
Com 32 anos e passados 16 de South side, contínuo a idealizar, a elaborar, a pintar…a levar a palavra a bancada “ o nosso ambiente natural” Frases, faixas, bandeiras, estandartes, fumos… caprichos para uns, folclores para outros…mas não será esta a verdadeira essência ultra?
Despender imensas horas de muitos dias da semana, para fazer chegar uma mensagem, que não fica mais que 3minutos na bancada…mas os momentos passados com os meus durante esse processo são impagáveis, e o resultado final apaga todo o cansaço….mas não será isto que nos distingue dos restantes adeptos do futebol?
O espírito de sacrifício unia-nos, existia respeito. Os tempos mudam, as mentalidades e posturas também…a minha continuam iguais.
O que é certo é que aquilo que somos, é graças ao que ao que fizemos e aquilo que seremos é graças ao que transmitimos hoje…a isto chama-se identidade.
E essa identidade tem as suas bases neste passado de sacrifico, respeito, união e paixão!
E será sempre olhando para esse passado que construiremos as bases de um futuro mais forte que o nosso presente!

COERÊNCIA E MENTALDADE!
















































11 comentários:

Anónimo disse...

uma mentalidade enorme, uma postura fantástica, uma coerência e dedicação brutais...continuem assim, por vós, pelo clube, pelo movimento...
sempre ultras, em torno de um ideal...
cumprimentos "Desnorteados"

Anónimo disse...

um exemplo para todos os ultras portugueses...
apeser de estarem numa divisao com pouca visibilidade dao sempre espetaculo...


abraços trofa

Terrace disse...

Grande texto, do mais puro... Embora de cores diferentes revi-me na essencia do texto, eu como todos os que se dizem ULTRAS tem de se rever no texto, senão o sentem então não o são.

Cumprimentos de um Ultra do Belenenses

Anónimo disse...

Para não variar um comentário de alguém das divisões (muito) inferiores...

Grande texto, grande mentalidade, um abraço dos ultras ermesinde.

Assim se vive ultrá...

G1922 disse...

È essa a verdadeira maneira de estar e o espirito ultra. Grande texto cumprimentos da cidade de berço..

ultras guimarães disse...

Lindo texto, e a realidade de um verdadeiro ULTRA.
Parabéns, e continuação de um magnífico trabalho!!!

Cumprimentos
TIFOSI V.S.C

Anónimo disse...

Muito bom!
grande espirito muita honra e fidelidade
Parabéns ULTRAS SS

Anónimo disse...

Respeito!

Braga

1922 disse...

Espectacular companheiro!
Revejo-me totalmente nessas palavras. Isto é a essência de um ultra.

Um abraço de Guimarães!

Ultra desde 92 disse...

Muito bom texto, só é pena as célticas das fotos o racismo não tem lugar num desporto que é multirracial.
Cumps ultras

Anónimo disse...

Muito bom texto, só é pena as célticas das fotos o racismo não tem lugar num desporto que é multirracial.
Cumps ultras

_________

só é pena é tu existires, o futebol é futebol português (!) e se é PORTUGUÊS e nós estamos na nossa terra é identidade (a celta é identidade). Não gostas botas na beirinha do prato traídor

abraços aos verdadeiros