segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Policiamento dos jogos no S.Luis

Numa altura em que a nível nacional se vai debatendo a lei de policiamento nos estádios, dado os acontecimentos das ultimas semanas, aproveito para tocar no assunto, pois o meu clube vem sendo prejudicado a este nível.Antes de começar, devo dizer que sou a favor da policia nos jogos, mas quanto baste.somos um povo latino, de sangue quente e duvido que na nossa cultura de para implementar isso, nos países nórdicos talvez...culturas diferentes.Mas, no Norte ou no Sul da Europa, sendo uma sociedade democrática, existem leis e existe quem faça por cumprir as leis e punir quem não as cumpre e eu interrogo-me, quem fiscaliza quem supostamente deve fazer cumprir as leis? Passo a explicar: segundo o decreto-lei 216/2012:
Artigo 8.º 


"Número de efetivos policiais

1 — Para efeitos do cálculo do efetivo policial neces- sário para policiamento de espetáculos realizados em recinto desportivo, e para além do disposto na lei geral, devem ter -se em consideração os seguintes critérios de orientação:

a) Relativamente a espetáculos que envolvam a categoria sénior, a relação policial/espectadores deve, em jogos de risco elevado, ser na ordem de 1/200 e, em jogos de risco normal, na ordem de 1/500 ou 1/600, não podendo, em caso algum, o número de agentes a destacar ser inferior a três;"


Atendendo a realidade do meu clube, em que temos uma média de assistência no S.Luis a rondar os 2000(mais coisa menos coisa), supostamente deveriam estar 4policias, visto que nunca existem adeptos adversários presumo que sejam de risco norma, pagando os 75€ que cobram por efetivo( um absurdo!) em cada jogo, teríamos uma despesa de 300€. Interrogo-me eu por que razão estarão sempre na ordem dos 30 efetivos no S.Luis? Levando o meu clube a ter uma despesa de policiamento na ordem dos 2250€, mais 1950€ do que a nossa lei estipula!!! Olho para a realidade do meu clube e vejo que dificilmente a bilheteira cobra a despesa de cada jogo em casa e depois não querem que fiquemos revoltados, vendo o meu clube a ser dividido em duo-décimos para pagar aos A.C.A.B.??!!!
Para isto acontecer existe 3possibilidades:
"Quando, atendendo a fatores excecionais e invocando fundamentação adequada, o comando territorialmente competente o considere necessário, pode ser por este proposta ao Comando-Geral da Guarda Nacional Republicana ou à Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública, consoante o caso, que decidem, a atribuição de um número de efetivos superior ao determinado no número anterior.

3 — A decisão a que se refere o número anterior é adotada pelo comando territorialmente competente quando:

a) O promotor apresente a respetiva requisição em prazo inferior a oito dias úteis a contar da data do espetáculo; ou

b) O promotor dê a sua concordância ao projeto de proposta de atribuição de um número de efetivos superior ao estabelecido no n.º 1"


Ora, se o meu clube esta a entregar a requesição dentro do prazo e se o nosso presidente não esta a concordar com esta situação, so me resta um 3ºponto que não aocmpaha esse artigo...ESTAMOS A SER COMIDOS!!!

FARENSE SEMPRE 


 

2 comentários:

Anónimo disse...

O que dizer comparativamente com o que se tem passado em Braga e Guimarães?
Como o país, vários pesos e várias medidas.
Como sabem TODOS, vivemos num país desigual.

Unknown disse...

Não conhecendo a Lei, concordo com a análise aqui feita.
Parece-me absurdo tantos policias para proteger 3 árbitros, uma vez que não existem adeptos visitantes e nem há histórico de invasões de campo (a não ser para festejar subida).
A direção deverá rever este ponto...