terça-feira, 28 de outubro de 2008

FARENSE 0- Louletano 1




Neste fim-de-semana voltamos a perder em casa…demorei algum tempo até que conseguisse fazer a análise deste jogo.
Num jogo em que estiveram perto de 3000 espectadores e 90 ultras num apoio de louvar o nosso Farense não soube levar por vencido o nosso vizinho Louletano, mas pior que o resultado só mesmo a exibição.
Não vou fazer criticas pessoais nem análises tácticas, vou simplesmente dizer o que me preocupa.
Desde que me lembro de ir a bola que existe algo que me marcou em todos os jogos do meu Farense, algo que se transmitia do relvado para a bancada e da bancada para o relvado, quer estivéssemos a ganhar quer estivéssemos a perder, algo ao que nos chamamos de mística Farense.
Vou falar apenas até onde a minha memória chega pois outros mais poderiam dar muitos exemplos mais… quem não se lembra do Fernando Cruz ”Rambo”? Aquela raça na frente de ataque que se tornaria no melhor marcador do Farense e do campeonato da 2divisão, ou mesmo do Pítico que cada vez que agarrava a bola corria como se não houvesse amanhã pela ala direita empolgando todo o estádio numa onda que se levantava a sua passagem, do Limajic com a sua imponente presença ou mesmo do Rufai com o seu instinto felino, do Marinesco que viva cada lance como se fosse o mais decisivo no último minuto de uma final, do Rei Hassan que sem técnica alguma mas com raça e querer levava as bolas para dentro da rede adversaria… pois eu olho para o meu Farense de hoje e pouco vejo, quase nada sinto…
Vejo jogadores a ficarem por terra quando perdem uma bola, vejo jogadores a ficarem nervosos como que sem saberem o que fazer a ela quando a recebem, vejo jogadores demasiado individualistas sem primarem pelo jogo de equipa…
Não estou por aqui a dizer que os vamos deixar de apoiar, pelo contrário, vamos continuar a apoiar como apoiávamos quando fomos a UEFA, quando descemos até ao distrital, ou mesmo quando fomos campeões…somos farenses e orgulhamo-nos disso e só queremos que os nossos jogadores sintam o mesmo cada vez que perdem uma bola “vão atrás dela!”, cada vez que vão ao chão “ levantem-se de imediato!”, cada vez que sofrem um golo “ que agarrem a bola e tentem marcar de volta”…ou seja queremos ver que deram o impossível e que não cheguem ao fim do jogo e pensem que poderiam ter feito melhor...

Sem comentários: