quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Não consigo deixar de ser Farense

Na época passada quando o nosso Farense passava por uma situação desportiva parecida por a que esta a passar neste momento, criou-se um ambiente de descredito a volta da equipa dada a sequencia negativa de resultados. Ambiente esse que passou um pouco ao lado dos South Side que depois de tantas épocas de amargura em que lutamos quer com as descidas consecutivas, quer com a ausência de uma equipa por apoiar, tiveram a oportunidade de provar do que são feitos e transmitir isso para a equipa de todos nós e para a própria massa associativa. Fomos ao treino do Farense e quando todos pensavam que íamos pressionar e criticar surpreendemos tudo e simplesmente apoiamos como se de um jogo tratasse…os jogadores “habituados as andanças do distrital e capazes de tratar alguns de nós por tu, visto serem filhos de Faro” e equipa técnica comandada nessa altura pelo nosso eterno capitão Carlos Costa ficaram surpresos e para mostrarem que estavam no mesmo barco que nos para o sucesso do nosso Farense deslocaram-se para a outra metade do campo e liderados pelo Carlos Costa fizeram um topo para topo connosco “FARENSE FARENSE”!!
Ironia do destino, essa mesma equipa que mostrava não mostrar capacidades de levar o Farense ao sucesso e criticados pelas “formigas brancas”…mas em quem nós sempre acreditamos iniciou uma campanha de sucesso que pararia no nacional, “desde já deixo um obrigado a todos eles”.



Só mostramos que juntos, com o sentimento de querer e a união podemos ultrapassar os obstáculos inultrapassáveis e chegar ao sucesso!
Sai desse treino emocionado e escrevi este texto que vos vou lembrar, penso que se adeque aos dias de hoje, pois as dificuldades que o nosso Farense esta a passar desportivamente esta a lançar algum descredito na nossa massa associativa que mesmo assim continua a seguir fielmente o nosso grande Farense!


"Algures na época de 94/95…o meu pai numa altura em que o nosso farense atravessava um dos seus melhores momentos desportivos da sua historia, diz-me como que prevendo o nosso triste futuro, “estão a destruir o nosso Farense, se descermos e o nosso fim” ao que eu ripostei “estas louco? Estamos na taça UEFA!”, apesar de ter deixado de frequentar as bancadas do nosso S.Luis a sua preocupação não esmorece,domingo após domingo ansiosamente aguardava pela minha chegada,“ganhamos? Perdemos?”Ao que o seu estado de espírito variava de acordo com a minha resposta…um punho cerrado de alegria ou um cerrar de dentes de raiva, não escondendo a sua paixão Farense ou uma magoa pela ausência do estádio, mas outros valores levavam ele a fazer este sacrifício não querendo pactuar com as pessoas que lideravam e lideram o nosso grande clube numa horrível gestão que empurravam o nosso grande Farense para o buraco em que estamos hoje ofuscada pelo sucesso desportivo que atravessava o Farense na altura.
Sempre o critiquei pela sua postura, pois o nosso clube não poderia pagar pelos erros de certas pessoas…não o poderíamos abandonar!
Eu não o abandonei…
Várias épocas passaram, o nosso Farense caracterizava-se como um sobrevivente na Liga, várias épocas salvas na última jornada garantindo a permanência, uma massa adepta cada vez mais afastada, bancadas despidas tornando o inferno do S.Luis irreconhecível, até que chegava a derradeira época 2001/2002…descemos de divisão.
Largos minutos depois do derradeiro apito do arbitro, sentado na mítica bancada do topo sul, observo as bancadas despidas, encho-me de nostalgia e não evito as lágrimas, sou assolado por grandes memorias num misto de sentimentos…mas olhando para o lado vejo que não estou sozinho e nesses mesmos ultras ganho forças para enxaguar as lágrimas que momentos antes me assolavam.
Tempos difíceis se seguiram, de repente estamos na II Liga, surgem milhões de dividas impedindo o Farense de inscrever-se na IILiga e descemos na secretaria, sem possibilidade de inscrever jogadores os juniores eram sacrificados fazendo dois jogos por fim-de-semana defendendo o símbolo do nosso Farense, mas não impedindo que viéssemos a cair no distrital.
Dez anos passaram…e o meu pai dirige-se a mim…”eu não te disse?” ao que eu retorqui“sim…mas erraste! O Farense não acabou e não vai acabar!” Nesta árdua travessia o orgulho Farense foi crescendo assim como esta paixão cega que existe dentro dos South Side Boys e que nos ampara nos momentos mais difíceis…tornamo-nos mais fortes, capazes de derrotar quem ou o que quer que seja na defesa deste clube quase centenário, património e referencia da nossa cidade capital do Algarve, que é Faro!

O FARENSE SÓ TOMBARÁ QUANDO O ULTIMO ULTRA TOMBAR!

Moral da Historia…em 6 anos conseguimos passar da ILiga para a 1distrital, as dividas continuam “mas por pouco tempo mais…” mas jogo após jogo, seja em casa seja fora o nosso clube arrasta milhares no seu apoio numa autêntica devoção impar.
Temos a velha tradição de nos desdenharmos a nós próprios, valorizando sempre os feitos dos outros “ como Guimarães e que devia ser…blá blá blá” sem nunca termos consciencializado o verdadeiro valor que temos e aquilo que somos.
mmm
PERCAM A VERGONHA E ASSUMAM-SE!

Não recalcam esse sentimento…massa adepta mais sofredora e apaixonada que nós não há! Ser muitos a sombra do sucesso desportivo e fácil mas ser muitos sujeitos ao que nos fomos…e único!!! Sem nunca ter optado pelo caminho fácil que seria…acabar.
O valor de uma derrota aos nossos olhos e nulo depois do mar de trevas que navegamos…Na longa historia do nosso clube muitos foram os nomes que sacrifícios fizeram para que fossemos o que somos hoje, a historia de amanha sera escrita graças a nos!

P.S.- o meu pai voltou a ser sócio…ele também não abandonou o Farense, NÃO O ABANDONES TU!!!

DESDE SEMPRE…FARENSE…PARA SEMPRE!!! "

Sem comentários: