quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Entrevista aos South Side Boys

O Blog Ultras Life, efectuou uma entrevista aos South Side Boys, a qual passo a transcrever:

"Dado a neste momento o presidente rui Roque ser demissionário, a resposta as perguntas ficam a cargo de João Galrito e João André, vice-presidente dos South Side Boys.

1- Como estão organizados?
Os South Side Boys estão constituídos como associação desde o ano de 2002.
A nível estrutural estão organizados em vários departamentos que em diferentes áreas mantêm o recrutamento, organização de jogos e eventos com a dinâmica necessária para o bom funcionamento e evolução do grupo.
Neste momento temos 150 elementos, fanaticamente Farenses e uma sede.

2- Quais são as vossas amizades e inimizades?
Os South Side Boys não teem quaisquer amizades ou inimizades, apenas relações de respeito com alguns grupos. Respeitamos quem nos respeita.

3- Como foi para vocês, “sobreviver” estes anos todos nos escalões inferiores?
Penso que o termo “sobreviver” não se adequa ao nosso passado recente. Desde o momento em que o Farense iniciou a sua fase descendente, que só teve fim na 2ªdistrital, que os South Side assolados com a possibilidade de o nosso clube ter um fim a beira dos 100 anos, iniciaram uma verdadeira cruzada que se julgava como impossível a partida. Aqui começou-se a traçar a verdadeira identidade do grupo, que incutido pelo espírito de missão levou a cabo, manifestações, invasões pacíficas de campo interrompendo jogos em protesto, intervenção constante em assembleias, candidatura a direcção do S.C.Farense, tudo de maneira a que soluções aparecessem. Contrariando o termo “sobreviver “ utilizado na pergunta, os South Side aprenderam a viver os 90 minutos de jogo, o mais intensamente possível, seja na I Liga, distrital ou amigável. Esta nossa postura tornou-se atractiva aos olhos de muitos Farenses servindo como principal cartaz na recruta de novos elementos e na propaganda da nossa máxima “ Se és de Faro…és Farense!” Os South Side tiveram 2 anos intensos de vivências bastante enriquecedoras aquando da sua passagem no distrital que deixaram bastantes saudades, sentindo um cheirinho do verdadeiro futebol tradicional…tornando-nos naquilo que somos hoje, orgulhosos Farenses! Existe uma frase do livro “ Viagem ao Mundo Ultra” que em tudo exprime as emoções vividas nos escalões secundários, “sexo, dinheiro, sucesso…tudo se reduz a pó perante a emoção, a partilha das bancadas!”

4- Qual é a vossa relação com o clube?
Os South Side não teem quailquer relações com a direcção do S.C.Farense, pois esta não tem quaisquer legitimidade visto o seu mandato ter terminado a 3 épocas.

5- Como vês a futura venda do São Luís?
Como um mal necessário para a sobrevivência do nosso Clube, para pagar pela gestão danosa das pessoas que são do conhecimento de todos os Farenses. É com grande tristeza que vemos a nossa cidade perder uma referência como é o mítico estádio de S.luis, que tantas alegrias proporcionou aos Farenses e com grande preocupação visto nos últimos anos Faro, assim como o nosso clube passa por uma grande falta de identidade com a perda de muitas das suas referências.

6- Para ti, o que significa ser um verdadeiro Ultra?
Ser Ultra é um estilo de vida… é um resultado de anos de vivência, de modas que passam, de alegrias vividas, de tristezas ultrapassadas, de amizades reforçadas, de devoção ilimitada. Apercebemo-nos que o somos, no momento em que deixamos de dizer que o somos, no momento em que os sacrifico passam a prazer, no momento em que nos falta a alma por não poder estar presente…

7- Com que estilo se identificam?
Não nos identificamos com estilo nenhum, temos a nossa própria identidade.
Somos um grupo bastante tradicionalista e bairrista.

8- Quais são os vossos pontos fortes e as vossas fraquezas?
Limitamo-nos a ser nós próprios, sejamos 10 ou 100. A apreciação dos pontos fortes e fracos fica para a critica…

9- Como vês a legalização das claques em Portugal? Já sofreram na pele algumas consequências?
É um tema sensível e que ainda não teve consequências no nosso grupo, visto o nosso Farense ainda se encontrar na 3ª divisão. A luta contra a “ilegal “ legalização perdeu imensa força com a legalização de alguns grupos mais históricos e numerosos de Portugal, cujas opções não crítico pois cada qual sabe de si, mas que podem ter sido nocivas para o movimento ultra Português. Em Países estrangeiros com índices de violência bem maiores que no nosso, tal não aconteceu…são unidos, são fortes! Aprendi na vida a nunca dizer nunca… qualquer decisão será tomada em grupo pelo grupo.

10- Como tem sido a vossa luta contra o futebol moderno?
Não temos nenhuma guerra contra o futebol moderno, mas temos imensa pena ao ver para o que caminha, daremos a vida para ver o nosso Farense… já por diversas situações nas ultimas temporadas em que nos eram cobrados preços exorbitantes para o escalão onde nos encontrávamos e resolvemos apoiar o grande Farense do exterior do estádio “escusado será dizer que se não desse para ver o jogo pagaríamos o bilhete!”. Lutamos contra as injustiças, mas temos um ponto fraco…submetemo-nos a quase tudo para conseguir saciar o nosso vício, ver o nosso Farense.

11- Podes-me falar de projectos futuros?
Os projectos futuros para curto, médio e longo prazo… continuar a apoiar o Grande Farense, dar condições para que outros o façam também, e continuar a dura tarefa de combater a clubite na nossa cidade capital do Algarve, Faro!

12- O vosso grupo foi considerado o melhor dos escalões inferiores, para o nosso blog, deixa-nos um comentário final sobre algo que achas que ainda não foi dito, mas que é importante referir.
Sem dúvida que é uma honra receber tal nomeação e dá força para quem tantas horas dispende para levar a fim os nossos projectos. Olhando ao panorama ultra nacional qualidade e número não falta, mas a mentalidade está um pouco distorcida, se calhar por se preocuparem demais com pormenores fúteis paralelos à nossa existência, em vez do apoio ao clube de cada um. A nova guarda que agora nos chega absorve esta falsa ideologia, e cabe-nos a nós, velha guarda, saber transmitir a verdadeira mentalidade ultra, olhando para a realidade nacional só me resta concluir que estamos a falhar… De momento na 3ªdivisão, mas brevemente no I Ligal, envergando a bandeira do sul, sem que durante este período tenha deixado de ser o verdadeiro orgulho do Algarve."

Apoiem o clube da vossa terra!
Dos Fracos não reza a História!
Desde sempre…FARENSE…para sempre!


3 comentários:

1922 disse...

EXCELENTE ENTREVISTA!

Grande abraço ao actual melhor grupo de PT

Abraço de Guimarães

Anónimo disse...

Impekavel!!!

ultras-life disse...

Muito obrigado pela entrevista pessoal, fico-vos a dever uma. Continuem o vosso bom trabalho.