segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

In "Barlavento"

Segunda-feira, Fevereiro 16
João Galrito é o novo presidente da associação juvenil que acolhe no seu seio a claque do Sporting Clube Farense, sucedendo a Rui Roque.

João Galrito foi eleito como o novo presidente dos South Side Boys, a claque do Sporting Clube Farense. A associação juvenil foi a votos no passado sábado, no primeiro acto eleitoral com duas listas nos 15 anos de história desta instituição.

João Galrito liderava a lista A e ganhou as eleições com uma vantagem expressiva sobre Rui Roque, primeiro elemento da lista B, que era até agora o presidente da associação.

Algo que, como frisou o vencedor, não significa uma cisão dentro dos South Side, mas sim a escolha «por uma forma diferente de chegar aos mesmos objectivos».

A nova direcção é ainda constituída por João André, Pedro Roque e Pedro Carrega. «Os South Side sempre foram uma grande família. A prová-lo está que na minha lista concorreu o irmão do líder da lista adversária», ilustrou João Galrito.

A nova direcção, que tomou posse na passada terça-feira, compromete-se, assim, a dar continuidade ao trabalho que tem sido feito até agora e manter os objectivos traçados há muito pela associação juvenil.

«O nosso grande objecto é o apoio incondicional ao Sporting Clube Farense. Mas também tentámos sempre exercer alguma influência, nomeadamente junto das camadas mais jovens, para que as pessoas da cidade apoiem o clube. Isso vai continuar a ser feito», disse.

Este trabalho, com a crise económica e consequente crise desportiva que assolou o principal clube de Faro «não tem sido fácil», confessou João Galrito.

Esta situação motivou «um divórcio entre o clube e a cidade» que leva a que alguns dos farenses mais novos «nem sequer tenham conhecimento de que o clube ainda existe».

Ainda assim, os South Side já começaram a conseguir dar a volta por cima, tendo «triplicado o número de associados nos últimos três anos». «Desde que descemos aos distritais, como os jogos são mais caseiros, temos conseguido atrair mais pessoas», explicou.

Até porque, diz abertamente João Galrito, a claque do Farense defende a existência «de um certo bairrismo e tradicionalismo», em prol do clube da cidade.

«Sempre o fomos e vamos continuar a sê-lo. Estes são os nossos valores e queremos que as pessoas voltem a sentir este espírito. Mas sabemos que são valores difíceis de preservar na sociedade em que vivemos», considerou.

Uma vez que esta foi a primeira vez que houve dois candidatos à direcção da associação, o método de votação foi alterado. «Optámos pelo voto secreto. Antes, como só havia uma lista, o voto era por braço no ar», revelou Paulo Castilho, o presidente da Mesa da Assembleia-Geral da associação e responsável pelo acto eleitoral.

«Só houve eleições para a direcção. A Mesa da Assembleia e o Conselho Fiscal mantém-se», acrescentou.

As novidades na eleição da direcção dos South Side não se ficaram pela introdução do voto secreto. Para permitir que todos os interessados tivessem oportunidade de exercer o seu direito, a comissão eleitoral usou a figura do voto por correspondência.

«Houve oito pessoas a votar desta forma», revelou Paulo Castilho. Os South Side contam, actualmente, com «cerca de 160 sócios», dos quais «votaram 74». Destes, 56 votaram em João Galrito e 18 em Rui Roque.

A nova direcção foi eleita por um período de três anos. Segundo o seu presidente, o objectivo de trazer novos sócios para a associação e voltar a criar laços entre a cidade e o Sporting Clube Farense também irá passar pela promoção de alguns eventos e por acções de promoção do clube.

in "Barlavento"

Sem comentários: