quarta-feira, 22 de abril de 2009

Uma Viagem a Meca do mundo ultra


Sempre que possível, tento conciliar o meu tempo disponível e algum buraco no calendário de jogos do meu Farense para acompanhar outros grupos e no mínimo 1 viagem por ano a outro país, onde tento enriquecer a minha cultura ultra.
Este ano já tinha tido o privilégio de acompanhar a Juve Leo na sua transferta à Luz, os Super Dragões ao Vincent Calderon, a curva benfiquista no estádio Algarve na final da taça da Liga e agora tive a minha experiência de vida. Numa viagem de 6 dias a Itália, onde tive a oportunidade de conhecer a sua rica história, consegui realizar um dos meus sonhos, assitir in loco, ao derby Lazio-Roma. Uma verdadeira viagem à Meca do mundo ultra!
Abalo de Portugal dia 6 na companhia do “puto” Nuno, à nossa espera está em Roma, Bagaço e Adão. Mas nós temos que fazer escala em Madrid, e aproveitando essa espera de 3 horas até ao voo para Roma, apanhamos o metro e deslocamo-nos ao Santiago Bernabeu para no mínimo o conhecermos por fora ,pois o tempo escasseava. Chegados lá, as fotos da praxe e uma volta em redor do estádio em busca de um bar, uma loja ou de algo onde absorver um pouco do espírito ultra. Não necessitamos de procurar muito, numa rua por detrás do topo sul, vários graffitis marcavam o território, em várias associações aos ultras Sur, mas também com muitas conotações politicas como já seria de esperar…descubro o bar dos Ultras Sur, devidamente barricado e fechado, pois só se encontra aberto em dias de jogo.
Nessa mesma rua almoçamos, e de estômagos cheios regressamos ao aeroporto para entrarmos directos para o voo.








Chegados a Roma, os ultras Bagaço e Adão já se encontravam a nossa espera no magnifico Fiat Panda que nos levaria a conhecer um pouco de toda a Itália, percorrendo 2000km em 2 dias!! E assim começa uma verdadeira aventura…
O dia começa bem cedo pelas 0730.Temos como destino Nápoles, mas antes queremos assegurar a nossa presença no derby de sábado. Tinhamos um contacto a nossa espera em Roma, o Andrea. O grupo dele costuma colocar-se no topo Norte, onde os confrontos com os ultras visitantes são mais fáceis, mas nesse jogo colocaram-se na central, visto o topo Norte ser da Lázio. Dadas as condicionantes e importância deste derby só conseguiríamos estar com ele mais tarde.
Vamos a um ticket Office onde supostamente teriam os bilhetes a venda, mas visto tratar-se de um jogo de alto risco, os pontos de venda estavam resumidos as lojas oficiais da lázio e Roma. A ansiedade começasse a apoderar-se de nós. Vamos á loja mais próxima, á da Roma na Piazza Collunna . BINGO! Bilhetes adquiridos para a Distinti sud, embora procurássemos para a Bancada Tevere, onde supostamente se iria desenrolar toda a acção, damo-nos por contentes pois estaríamos mesmo no meio da curva da Roma.




Na loja da Roma em Piazza Collunna

Missão cumprida, próxima paragem Nápoles! Vamos pela nacional, que durante quase todo o percurso é feito pela costa num passeio bastante agradável, parando apenas para abastecer de cerveja. Alias, seria aqui o grande prejuízo, com cerveja a 3e, aconselhamos a “Peroni”. Um passeio por pompeia “ tão persistentemente apelidada de Pamplona por Bagaço” chegamos a Nápoles já de noite, percebendo agora por que razão é apelidada por lixeira de Itália. É impressionante a quantidade de lixo espalhado pela cidade.
Com o estádio de San Paolo como destino, somos apanhados pela hora de ponta o que nos atrasa bastante. Uma cidade caótica a nível de transito, onde se sente um clima bastante pesado nas ruas, talvez traduzida pela pobreza desta mesma zona. Através de graffitis sente-se sempre a presença dos ultras, que por toda a cidade marcam o seu território.
Chegamos ao estádio de San Paolo, e num estádio fechado mas imponente por fora, respira-se essência ultra, enormes pinturas preenchem todas as paredes por detrás do topo norte. Impressionante!
Assim como o ultra Emmanuelle da Roma apelidava mais tarde “ in Napoli, tutto criminali”, sente-se o clima bastante pesado numa cidade escura.
Regressamos a Roma, onde chegaríamos pelas 00h.
Acordamos cedo, pelas 08h, com a triste noticia de que a série B tinha sido cancelada, devido ao terramoto. Que frustração! Tínhamos como planos ir assistir ao Pisa – Modana. Mas essa triste notícia não nos desmotivou, compramos um mapa de Itália e fazemo-nos a estrada. Destino Pisa. Fazemos 1200km neste dia, conhecemos Pisa, Firenze ( mas que belas mulheres "nheca") , Bolonha " Muitos arábes e muita droga nas ruas" e San Marino "espectacular". Chegamos a Roma as 05h.
Sábado, chegou o grande dia!
No berço da mentalidade ultra, iria assistir em pleno Olímpico a um dos Derby´s mais míticos do mundo. Depois de mais de 15 anos, saciando a minha admiração através de revistas e da net, vejo-me na eminência de concretizar um dos meus sonhos de vida, e deixem-me que lhes diga, é tudo o que vocês possam imaginar e melhor ainda!
Seguimos de metro até Lepanto, onde esperamos pelo bus 280. Enquanto esperamos metemos conversa com 2 adeptos da Lazio sem ter chegado a conclusão se seriam Ultras, desconfiados perguntam-nos se iríamos ao Olimpico e para que curva, fazendo-nos de turistas desentendidos mostramos o ticket… “Roma?” interrogam-se em voz alta, a conversa ficaria por ali. O Olímpico começa-se a avistar, os passeios mostram-se cada vez mais entupidos a medida que nos aproximamos cada vez mais. Ultras mais agitados, adeptos com a indumentaria completa dos seus clubes misturam-se, Cotas a segurar o filho numa mão e a faixa noutra… Esqueçam o nosso perfil de” cota”, os cotas lá são como nós, no máximo estão sentados na bancada agarrados ao seu estandarte ou agitando persistentemente a bandeira soltando com o calor do jogo algumas cânticos acompanhando a curva.
Faltam 30 min para o jogo, resolvemos ir beber uma antes de entrar como que prevendo a lei seca dentro do estádio. Até que descobrimos umas poções mágicas vendidas a entrada do recinto que os Italianos bebem compulsivamente antes do jogo “shot´s de cafeína com 20% volume de álcool”, são uma verdadeira bomba!
Dirigimo-nos para a entrada, torniquetes automáticos…e ”estupefacção nº1” não existe revista!?? Como é possível que num derby destes, não exista revista a entrada, num país com o historial de violência que Itália tem? Saberia mais tarde que não era que a policia não tivesse tentado, mas o movimento ultra lá é de tal maneira grande, forte e unido que simplesmente não entram na curva. Misturamo-nos na multidão e passando pelo bar a caminho da curva, “estupefacção nº2 “, existe cerveja a venda no Bar! Melhor ainda…andam marroquinos a vende-las na bancada! Isto não poderia começar melhor, faltando poucos minutos para o jogo, precipitamo-nos para a bancada, numa imagem típica do filme “assalto ao estádio”, a parte em que eles pela primeira vez entram na curva durante o filme, acaba o mesmo…sinto-me prestes a quebrar o grande enigma que estaria por detrás da confusão de ultras, fumo e bandeiras com que o mesmo acaba. Subo a enorme escadaria, o barulho vai-se tornando ensurdecedor, a entrada na curva esta entupida e só vislumbro a silhueta dos ultras, entro no estádio e simplesmente fantástico!!! Para onde quer que me vira-se era só ultras, que loucura! Com uma paixão futebolística enorme, vivendo os jogos como poucos, o orgulho da bandeira que agitavam, ou estandarte que seguravam, não dava para enganar…ali não existem pseudo-ultras, vivem os 90min com paixão! O estádio encontrava-se a meio, se calhar com um pouco mais de adeptos da Lazio por jogar em casa, nas curvas era um mar de bandeiras dos dois lados, o barulho no estádio era ensurdecedor até ao minuto de silêncio em memória das vítimas do terramoto, um silêncio de arrepiar. Começa o jogo com 5 minutos de silêncio da curva Romana, os Lazialle mandam…em 5min marcam 2 golos, mas como que um grito vindo da curva terminado o protesto, a Roma marca, o Caos instala-se. Numa curva que mais parecia uma Red Light District “ Estupefacção nº3”, viamo-nos rodeados de ultras desconfiados, tínhamos que quebrar o gelo… e com um “puxa do cigarrinho”, travamos conhecimento com Emmanuelle e um amigo que desesperava por não poder ver o jogo até ao fim…tinha que ir trabalhar. Uns porreiros, que fizeram com que nada nos faltasse até ao final do encontro! As frases sucediam-se quer de um lado quer de outro. Na tribunaTevere, os confrontos duram o jogo todo, com bombas a serem projectadas de um lado para o outro, assim como sucessivas investidas dos dois grupos, da única vez que a polícia tenta entrar na bancada, faltavam perto de 15 min para o final e foram prontamente expulsos. Sendo tónico para, a saída desse grupo para a rua tentando a entrada na curva Lazialle onde os confrontos se prolongariam.
O jogo acaba com 4-2 para a lazio, e os dialogos são difíceis com com quem quer que seja da parte da Roma, despedimo-nos do Emmanuele e vamos até a zona dos ultras da Lazio beber umas na zona onde se encontram as relotes mesmo atrás do topo Norte de onde vemos algumas correrias com uma policia sempre impavida e serena tentendo prolongar ao máximo os conflitos com os ultras e quando tal acontecia apenas os afastavam para uma zona mais discreta onde se podessem confrontar à vontade longe dos olhares das camaras .Metemo-nos no Bus onde adormecemos por uns 20min indo dar a um sitio bem mais distante de onde se encontrava o Olimpico!! Mas se não fosse estas aventuras as viagens nem seriam as mesmas.
Terá sido o jogo que estive presente, que mais rápido passou e que mais saudades terão deixado…
Os restantes dias foram passados conhecendo Roma e sua história.
Roma… uma experiência a repetir!


Dia 2-Pompeia, Nápoles




















DIA 3 - Pisa, Florença, Bolonha, San Marino































4 Dia - Lazio-Roma



























8 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom! Penso que é o sonho de muitos ultras uma visita a um derby desses. Até fizeram inveja a um gajo... Ahahah

Um do centro.

007 disse...

Muito bom mesmo boy!!! Só tenho uma pergunta, os encarregados de educação do "puto" assinaram a autorização para viajar? Looool - Akele Abraço!!!

Tó budens disse...

Quem me dera...

Anónimo disse...

Muito bom! Boa descrição dos acontecimentos.
Orgulho em ser ultra

Portugal SSempre

Anónimo disse...

muito forte!
vecchia mentalitá!

SS94

Yan.

spoon.05 disse...

Foi bom...
Mas prefiro ir a outro do que repetir...
a bebida magnifica que vendiam a entrada do estadio era Borgetti (café com cheirinho)...
Em Napoles apanhamos a hora de ponta, mas n ficamos a ve-la , apanhamos logo de seguida a tal "boleia" mirabolante da ambulância e em 15min estavamos ao pe do estadio...tudo marcado de "Ultra" nas paredes da cidade e estadio...
Fomos a Pizza tambem e esse estadio e o do Bologna foram os unicos 2 que entramos pralem do do derbie...
por mim Turquia ver um Fenerbahçe-Galatasaray para uma proxima vez...levamos umas camisolas anti-Graeme Souness e ainda ficamos amigos do facadas la do topo...;)

spoon.05 disse...

A bebida a porta do estadio era Borgetti...um licor de café com cheirinho...
e chegamos e ir ao estadio do pizza e do bologna , mesmo la dentro...o do Bologna estava todo escrito por dentro...
e por mim a proxima era uma Fenerbahçe-Galatasaray com umas camisolas anti-Graeme Souness e ficavamos amigos do facadas la da zona...;)

authentico disse...

grande viagem alucinate sempre a esticar...