quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Paco Fortes...

Fortes, de dormir numa furgoneta a trabalhar no porto de Barcelona

A ajuda do Agrupamento de veteranos do Barcelona terá sido a chave para que o ex-futebolista, que vestiu a camisola blaugrana junto a Cruyff, Rexach e Asensi, entre outros, possa refazer a sua vida.
Após dedicar-se a treinador, as coisas nao correram bem a nível pessoal , mas agora voltam a sorrir.
Paco Fortes foi futebolista desde 1975, quando despontou com a camisola do Barça, até 1988, quando se retirou no Farense. Pelo caminho, também vestiu as camisolas do Málaga, Espanyol e do Valladolid.
Após pendurar as botas, dedicou-se a aos bancos de suplentes. Sobretudo, em Portugal, até que também teve uma aventura no conjunto marroquino do Raja de Casablanca. As coisas começaram-se a complicar pouco depois. Os problemas económicos apareceram e Fortes, agora com 54 anos, viu-se, pouco a pouco, sem recursos.
Quando regressou a Barcelona fê-lo numa situação muito precária. Tanto que se viu obrigado a dormir numa furgoneta, onde era visto em L’Hospitalet. A acção de um dos seus familiares foi a chave para que o ex-futebolista, que chegou a jogar um jogo pela selecção espanhola, pudesse começar a refazer a sua vida.
Após entrar em contacto com o Agrupamento de veteranos do Barcelona, Paco Fortes começou a refazer de novo a sua vida. A associação blaugrana tem por norma não destinar recursos económicos de forma directa a ex-jogadores menores de 65 anos, sendo que, a partir de essa idade, se entende que termina o período laboral e se atinge a reforma. Em troca, ajudam a procurar emprego. Isto é, precisamente, o que fizeram com Paco Fortes.
O agrupamento informou que o ex-jogador, começara a trabalhar no porto de Barcelona como controlador. Fortes não terá desaproveitado esta segunda oportunidade que a vida lhe há dado e agora volta a sorrir. Ele que foi futebolista profissional superou o amargo gosto do seu novo emprego . Levou-o tão a sério que logrou uma pequena promoção, o que lhe dá mais força para seguir em frente e esquecer pelo que teve de passar durante muito tempo.

in " Sport.es"

Já a algum tempo que nos interrogávamos do paradeiro do grande Paco Fortes, boatos eram muitos, certas quase nenhumas...e é com tristeza que constato com a triste realidade dele, mas com alegria que sei que ajudado começa a recuperar a alegria de viver depois de tantas alegrias ter proporcionado a todos nós Farenses.
Dizia-se muito, que apostava pouco nos jovens, que era um treinador defensivo...mas Paco era Paco e até aos dias de hoje inigualável!
Dos tempos de jogador, ainda eu era bastante jovem mas para além da sua garra, e valor inquestionável que tinha, algo me marcou nos meus primeiros tempos como adepto do nosso Farense, aquando de um jogo em Olhão, estava eu as cavalitas do meu pai, quando Paco protegendo a bola na linha lateral enquanto era fustigado por os defesas com constantes porradas, perde a cabeça e virando-se pontapeia o jogador do Olhanense deixando-o por terra e provocando a ira do público de Olhão que invadiria o campo atrás de Paco que se trancaria sozinho no balneário deixando restante equipa no relvado. Como treinador, das constantes correrias ao longo da linha, da sua voz rouca que se ouvia em todo o estádio motivando os jogadores no espanholes “Vamo miúdo”, que acabava por contagiar o estádio todo, tornando-o num verdadeiro inferno, no pedaço de terreno em frente ao banco de suplentes onde nunca crescia relva pois o Paco fumava compulsivamente, ou da humilde atitude de Paco, que numa deslocação a Braga viria a disponibilizar alguns escudos a cerca de 8 S.S. que se deslocaram em mais uma aventura sem dinheiro para regressar a Faro… sem nos esquecermos da Final, finalíssima e taça UEFA, em que Paco uniu para além de todo o Algarve, todo o Sul de Portugal no apoio ao nosso FARENSE!
Por tudo isto… FORÇA PACO!!


1 comentário:

Anónimo disse...

FORÇA PACO, DEVERIA VOLTAR AO FARENSE, É O QUE É!

O MELHOR TREINADOR QUE PASSOU EM FARO, OU MELHOR O QUE MAIS DEU AO CLUBE.

CARREGA