terça-feira, 8 de setembro de 2009

Comunicado

Em virtude da polémica levantada em torno do patrocínio dos South Side Boys a equipa de infantis do Sporting Clube Farense vejo-me obrigado a sair em defesa do bom nome da minha Associação que foi alvo de difamação, comentários preconceituosos e mesquinhice, esclarecendo sobre alguns pontos que contornaram este assunto.
Os South Side Boys existem desde 4 Maio de 1994, são a claque do Sporting Clube Farense e estão constituídos como Associação Juvenil desde o ano de 2002, registados e legalizados assim como o seu símbolo, alvo de tanta polémica.
A constituição Portuguesa é bastante esclarecedora no que toca a exibição e ostentação de simbologia de carácter “nazi”, estando o nosso símbolo registado em notário, restam apenas as mentes mais preconceituosas e retrógradas conseguir fazer tal associação entre o nosso símbolo e movimentos de extrema-direita.
Assim como se encontra nos nossos estatutos, os South Side Boys teem como objecto social, o apoio a equipa de futebol sénior do Sporting clube Farense para além de participarem em colaboração com várias Associações Farenses e não só, em acções sociais na cidade de todos nós, tais como, colectas de brinquedos para a Associação Caritas, organização de concertos para colecta de fundos com o M.A.F. “ Movimento Animal de Faro, apoio a várias bandas Farenses e organização de concertos e eventos de lazer.
Os South Side Boys , a semelhança de uma micro sociedade, são constituídos por 203 sócios de todas as idades, estratos sociais e cores políticas, dos 4 aos 50 anos, do simples mariscador ao desempregado, empresário ou advogado, do apolítico ao militante de PSD, Bloco de Esquerda ou PNR, assim como em qualquer grande instituição, com o único objectivo de apoiar o Sporting Clube Farense.
No que toca ao tema, alvo de tanta polémica, os South Side Boys á semelhança das últimas duas épocas tentaram a aproximação á direcção do nosso Sporting Clube Farense para o patrocínio de uma das equipas de formação do nosso clube, com alguns fundos que conseguimos reunir. Se na anterior não obtivemos qualquer resposta, esta época houve reciprocidade da parte da direcção do nosso clube.
Foi efectuada uma reunião em que se abordou entre outros assuntos, o referido patrocínio, sendo acordado em primeira instância a colocação do mesmo símbolo, sendo feito em virtude deste acordo um comunicado de imprensa.
Nos dias seguintes, levantaram-se algumas vozes discordantes de tal, sendo sugerido algumas alterações no mesmo, ao qual a Associação South Side não acedeu, pois o referido símbolo este legalizado e a nossa Associação sendo tradicionalista e bairrista como é, jamais se envergonhara dele ou cedera a pressões de mentes preconceituosas. Consciente de tais acusações estarem relacionadas com a opção política de um respeitoso elemento nosso, generalizando para todo o nosso grupo, a direcção e restantes associados mostram solidariedade para com o nosso sócio e repugnância por tais infundadas difamações, não aceitando a alteração do referido logótipo. Não compreendendo mas aceitando a decisão da direcção do nosso clube, legitimada pelos associados do nosso grande Farense, mantendo as portas abertas para o futuro.
Os South Side são apolíticos e existem com o único propósito de apoiar o Sporting Clube Farense e quaisquer acusações infundadas e difamatórias feitas no futuro em torno deste tema que não sejam feitas na base do anonimato, daremos ordem ao nosso departamento jurídico para seguir todos os transites para a acusação de difamação dos mesmos.
Por Faro, pelo Farense, pelos Farenses!


O presidente
João Galrito

1 comentário:

Anónimo disse...

Eles que se preocupem com os criminosos que estão nas ruas e deixem os ultras em paz.

Libertá per gli Ultras